O retrocesso dos adultos e do mundo



 O retrocesso dos adultos e do mundo.


    É impressionante, como tem muitas pessoas que ao passar do tempo eles retrocedem, parece que o retrocesso é algo viral, “se pega no ar”. Eu não sei se você é assim, mas sempre pensei que com o passar dos anos, naturalmente ficamos mais velhos e tendemos a nos comportar como tal mas vejo que estou completamente enganada.

     Antigamente na época de minha avó, com 17 anos de idade, você já era quase que um senhor com filho para cuidar, com 17 anos de idade minha avó já era equivalente a uma pessoa de seu 55 anos ou mais, não no fator aparência física mas no quesito compromisso com a sociedade, enquanto hoje parece que quanto mais velhas as pessoas ficam mais elas se comportam e agem como se estivessem mais novas. Tudo bem que temos que cultivar uma criança interior, mas cultivar uma periguete, um bad boy e outras personalidades interior esse é nova!
  Eu compreendo que as pessoas fisicamente estão cada vez mais novas, nisso eu concordo afinal quem não quer está mais bonito? Mas quando assunto é comportamento, a história muda, nossos comportamentos tem que acompanhar a nossa idade, porque se não for assim, como fica? Uma pessoa na casa de seu vinte e poucos, brincando de boneca igual a uma criança?
  Eu sempre ouvi de muitos adultos, dizerem “eu tenho espírito de jovem”, certo que você tem, e valorizo muito isso! Mas ter espírito de jovem é uma coisa e irresponsabilidade é outra totalmente diferente, não é porque você tem espírito de jovem que lhe dar o direito de fazer racha, de dirigir embriagado, de brigar com os outros ... enfim, de sair por aí fazendo o que quer e o que dar vontade, sem respeitar as nossas normas sociais.
  Eu vejo direto, as pessoas falarem “quanta maturidade”, tem que ter mesmo afinal se você não for maduro o suficiente, se prepare para assumir todas as conseqüências de seus atos! Completou 18 anos de idade se considere um adulto, para agir como tal e ser devidamente punido também, se tem capacidade para dizer “eu sou de maior” então tenha também capacidade de assumir todas as conseqüências do “sou de maior”.
  Sou contra a nossa cultura brasileira que trata pessoas de 18 anos ate seus vinte e pouco como pessoas “inexperientes”, não vejo nenhuma criança. Se somos capazes de tirar habilitação com 18 anos somos capazes também, de irmos muito mais além que isso! Vejo muitas vezes nos programas televiso, jornalistas tratarem jovens como se fossem bebês, que grande retrocesso... Porque uma pessoa com 18 anos antigamente já era um chefe do lar e não um “marmanjão melequento”.
 A única fase de nossas vidas que os pais devem se preocupar é na infância, entrou na adolescência tem que encarar a realidade, que o mundo infelizmente não é cor-de-rosa, e completou 18 anos tem que ter responsabilidades tão igual a de um adulto de seus 40 anos, falo isso porque o tempo passa muito rápido, se você pensar com toda certeza se lembrará de quando você tinha 15 anos, então passou rápido e mal conseguimos perceber, a certeza é que cada dia ficamos mais velhos, não importa a aparência pois o que a plástica esconde o RG denúncia.
  Se não mudarmos logo nosso pensamento, as futuras gerações irão sofrer sim, pois fico impressionada o número de pessoas acima de seus 25 anos que se comportam como se estivessem na puberdade, na fase da “descoberta do sexo”, sem nenhuma estrutura moral para se quer passar princípios para uma criança, ensinar uma criança não é ficar dizendo “fulaninho não faça isso, fulaninho faça assim...”, mas é dar um bom exemplo, porque criança aprendi por imitação, e ela será o seu espelho.
  Quando leio notícias, já que mal assisto jornais televisivo devido ao fator tempo, eu fico impressionada com as notícias, e então eu penso tudo isso poderia ser evitado se as pessoas tomassem consciência das condições qual elas se encontram, pena que a cada dia que passa, o ser humano passa a impressão que perdeu a habilidade de refletir e de se auto julgar, não é a toa que o mundo está assim, basta ler as notícias em algum jornal que você automaticamente desenvolve a síndrome do pânico, tendo ate medo de sair de casa.
  Antigamente você saia tranqüilamente, mas hoje basta você entrar na sua rua e se ver um motoqueiro parado, logo começa a rezar e pensar “Meu Deus, é hoje que eu te conheço!”, atualmente temos mais medo de uma moto parada do que de uma assombração, ou “alma penada”. Antigamente quando se perguntava as pessoas, de que elas tinham medo, as respostas que elas davam eram bem variadas, mas hoje creio que a maioria vai dizer, “ser assaltado na porta de casa”, cada dia me sinto como se morasse no velho faroeste, onde as pessoas praticamente se escondiam debaixo da cama, a única diferença é que hoje temos internet para compartilhar com o mundo, os nossos medos e desconfianças.
  Com isso finalizo com o clichê, que hoje definitivamente venho a concordar “ é o final dos tempos...”

Jéssica Cavalcante

1 comentários:

  1. Géssica, obrigada pela visita e comentário, querida.

    Que bom que vc está estagiando! Fico feliz por vc.

    Fica com Deus e boa sorte.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!