Arrogância na liderança



    Arrogância na liderança


   Um dos efeitos da hierarquia é a arrogância, de fato existe vários efeitos mas a arrogância é o mais visível a “olho nu”. Não sou contra a hierarquia ate porque obedecer a hierarquia é algo  que não só estamos condicionados desde crianças, mas algo que devemos ter plena consciência afinal, a própria palavra manda  que venhamos seguir as leis impostas não só pelo nosso Deus mas pela nossa sociedade, afinal infligir leis não sé só pecado mas crime também.

   O problema que a hierarquia gera em muitos é a arrogância, não sabe lidar com o fator de serem líderes, esquecem que liderar nada mais é que uma atividade qualquer qual pode diferenciar apenas na remuneração. De fato muitos passam a vida toda sofrendo e sendo humilhados e quando chegam em “algum lugar” se acham no direito de sair reproduzindo os erros alheios, é como se isso lhe desse o título de “superioridade social”, porém esquece que lida com pessoas e não com animais e mesmo que fossem animais, os próprios animais quais nós dizemos que eles são desprovidos de racionalidade, mas eles conseguem compreender e sentem muito bem o que uma palavra ofensiva ou uma atitude com teor de superiorismo pode lhes fazer mal.
   Um bom líder é aquele que segue as normas sociais, mas aquele que sabe que liderar é apenas um cargo comum, é o que sabe que na vida liderar não é uma superioridade profissional afinal como muitos dizem “quem é líder no trabalho, é liderado em casa!”.
    A liderança tem que ser humilde, um compartilhamento não apenas de trabalhos ou afazeres mas de também aprendizados. Me lembro bem do filme o diabo veste Prada, onde a protagonista chega com sua bela bolsa de grife e joga na mesa de sua secretária, como se ela fosse a escrava que tinha como obrigação ser ultrajada diariamente. Esse tipo de líder se quer aprendeu o que é liderança, e muito menos consegue liderar a sua própria vida, pois se dizem que somos o reflexo dos outros, então quando vemos alguém como “ser inferior” também estamos a nós ver como “seres inferiores”, ou seja o defeito do outro também é o seu defeito.
   Se você é líder, use a sua liderança para ensinar aos outros mas faça com que os outros sintam prazer de aprender diariamente com você, não queira ser um déspota mas queira ser um amigo, obviamente respeitando as regras constitucionais de nossa sociedade e também de cada respectiva profissão.
   Liderar não é reinar e sim ensinar mas também ter plena consciência que só quem ensina bem, é quem também tem a humildade de aprender.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!