Espiritualidade está ali, na esquina!




 Espiritualidade está ali, na esquina!   


  Estava lendo uma pesquisa qual constata que apenas 1% de todos os blogs brasileiros são sobre religião, cristianismo ou ate mesmo espiritualidade e realmente eu acho muito pouco pois o Brasil é um país extremamente religioso e voltados para questões espirituais. Sou a favor da laicidade na política e também na justiça, afinal ambas devem preservar a isonomia, que é igualdade para todos.
  Indo a livrarias vejo o quão aumentou o número de livros voltados para religião, espiritualidade e também o que podemos chamar de auto-ajuda espiritual, fico muito feliz pois vejo que mais pessoas estão interessadas. Noto que muitos tem uma barreira de falar sobre esse assunto, uns associam espiritualidade como se fosse o mesmo que dizer que é religião, aqui no Espiritualidade e Mensagens, o tema principal é espiritualidade não importa qual sua religião e como você se comporta em sua vida pois Espiritualidade é para todos, sem nenhuma distinção e nem preconceitos.

   Lembro bem de que, quando fiz a página do Espiritualidade e Mensagens alguns amigos me indagavam se eu iria falar de religião, e a resposta foi não pois religião é ate discutível mas nunca podemos comparar uma religião, ela não é partido qual nos reunimos para discutir a ideologias e decidir qual iremos seguir ou fazer parte. Ter uma religião pode ser que seja algo educacional, e exemplo de ate meus 12 anos fui católica devido a educação que tive pois tinha estímulos para fazer parte de uma religião católica, e amo essa religião pois ate hoje eu ainda cultivo o hábito de orar o terço, depois do meus 13 anos ate os meus 17 anos fui espírita, com 18 fui agnóstica, 19 resolvi não ter religião e fazer de Deus minha maior crença e atualmente com meus 20 frequento igreja evangélica   a exemplo do projeto Cidade Viva, qual é um centro de convenções pelo qual segui a ideologia de calvinista e também, segui a ideologia que o empreendedorismo secular pode sim ter como aliado o empreendedorismo cristão, tornando-o mais humano. De fato o único lugar que eu me senti mais feliz, sem ter oscilações emocionais foi na Cidade Viva, não sei o dia de amanhã mas o hoje uma coisa é fato, eu amo esse projeto.
  Não importa qual religião ou filosofia, uma coisa é certa, você tem que se sentir bem, acolhida e ate abraçada, você tem que ir porque ama e não por uma obrigação meramente social. Religião abrange vários fatores mas uma coisa é certa, se você ama sua religião, não importa qual seja, e se ela prega o bem, tenha certeza essa é a melhor se é para os outros não sei, mas se trás felicidades para você então é a melhor, não importa por quanto tempo seja pois o que importa é a intensidade como os fatos ocorrem, como nós vivemos e aprendemos.
  Espiritualidade é um fator comum, está em todas as religiões e filosofias, meu conceito próprio de espiritualidade séria uma comunhão de seu espírito ou ser interior com Deus, ou uma força superior, não sei como você chama essa força superior, eu chamo de Deus mas se você tem comunhão com esse Deus, automaticamente se sentirá muito bem, e esse bem estar é proposto pela Espiritualidade, por isso que ela é fundamental em nossas vidas afinal quem não quer bem estar?
  Muitos distorcem o sentido da espiritualidade, ela é para todos não importa idade, porém eu mesma enfrentei esse desafio, a exemplo de quando o Espiritualidade e Mensagens surgiu recebi críticas de muitos amigos, que mandavam eu falar de temas mais habituais para a faixa etária qual eu me encontrava, a exemplo da falar sobre música, cinema ou moda mas eu não queria falar sobre isso, e sim sobre espiritualidade. Muitos pensadores defendem a idéia de que para falar de um tema como espiritualidade deve-se ter acima dos 40 anos  já que é a fase qual se tem experiências de vida, mas espiritualidade não é algo que se adquiri com o tempo mas algo que se vivi no hoje, que se senti. Já basta o mercado de trabalho que é cruel com os jovens quando pedem experiência e ate para falar de algo que simplesmente amo, tenho que ter experiência?
  O mundo infelizmente associa espiritualidade com religião e idade, pois quando me perguntam de quê é o blog qual possuo? Eu digo espiritualidade e as pessoas dizem “que legal é muito importante falar de religião”, não falo de religião pois ao meu ver não existe religião mal o que existe são pessoas más e com  muita maldade em seu coração e mente, e outra frase freqüente que escuto é “você tem tal idade, pensei que tivesse mais pois é muito raro ver um jovem falar desse tema”, de fato eu pareço ter 4 anos a mais do que eu tenho já que uso óculos, e como bem diz meu irmão, quando eu estou com óculos não pareço ter a idade qual possuo, mas ate compreendo o espanto, pois quando se pensa em espiritualidade muitos associam ao naturalismo, terapias como meditação e todo um estilo que é contra dinamização e urbanização. Então tomam um susto pois ao  invés de encontrar alguém que goste de meditar encontram alguém que ama vídeo game e tecnologia, alguém que preferi a cidade invés da tranqüilidade de um retiro espiritual, alguém que invés de estar meditando fica jogando conversa fora sobre economia e política, que invés de fazer tai chi chuan preferi dormir, que invés de soja preferi pizza, que invés de ouvir mantras preferi os acústicos de bandas pop/rocks. Eu compreendo isso, já que associamos um tema com um estilo de vida, de fato queria ter um estilo de vida que gostasse mais de soja do que de pizza, que odiasse pop e vídeo game.
  Toda essa diferença mostra que espiritualidade é para todos, espiritualidade não é só para quem vive no Tibet mas para quem também ama a vida urbana, é algo que se senti e que não se acha, para se ter espiritualidade não precisa ir no Himalaia  mas em seu lar e em seu trabalho ela também se faz presente já que é algo intrínseca, algo do nosso interior que levamos a onde estivermos.
   É uma pena ver que poucos blogs abordam um tema tão importante para todos nós mas uma coisa é certa temos que fazer o que gostamos, não importa se você não se enquadra no estereótipo, você pode falar de moda e não seguir as tendências da moda, você pode falar de política sem precisar estar dentro de uma câmara seja dos deputados ou vereadores, ou ate mesmo você pode falar de espiritualidade mas sem estar no Himalaia, basta fazer o que está de acordo com a sua vontade.
   E para finalizar, quem pensava que eu só me alimentava de folhas e vegetais, decepcionou-se pois prefiro um mil skake!

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!