Entrevista com Renato Prieto / Ator que protagonizou o personagem André Luiz no filme Nosso Lar





Entrevista com
 
Renato Prieto

Escrito por Administração   


Como foi a preparação para
 interpretar o André Luiz?

Eu fui submetido a todo o tipo de experimentação 
para apresentar um resultado plausível do que 
eles queriam dizer através do personagem André 
Luiz. Eu cheguei a emagrecer quase 17 quilos e 
ao mesmo tempo eu fazia um trabalho de 6 a 8
 horas por dia de experimentação de textos, 
comportamento. O Wagner sempre assistia, 
dava opiniões, não foi fácil, eu tive que passar
 por uma série de perdas, sofrimentos,
 modificações. Eu tive que mudar a minha 
visão interna para ver o mundo através dos 
olhos dele. Então eu fiquei mais quieto e
 observador. Foi um período que eu não quis
 ter muito contato com o externo, com 
pessoas que me trariam todos os
 comportamentos do cotidiano,
 mas sempre muito feliz. Eu estava 
onde a vida tinha me levado, ao lado de
 pessoas que estavam me ajudando a
 chegar no meu objetivo, com todos 
incentivando e colaborando, mas eu sabia 
que a maior parte desse sacrifício 
dependia de mim.”

Você já tinha pensado em 
interpretar o André Luiz?

Eu já tenho um projeto de vida, de
 gostar do assunto. Eu acredito em 
tudo o que é abordado dentro da
 temática. Das coisas que eu fiz em
 teatro, esse foi o único personagem 
que eu nunca quis fazer. E podia fazer. 
Em muitos casos eu tive o direito da 
escolha e com a exceção de uma cena
 que é psicografada pelo Chico Xavier,
 nunca foi um personagem que eu
 quisesse fazer e hoje eu acho que eu
 entendo melhor isso. Se eu tivesse feito
 o personagem André Luiz em algum 
outro trabalho, em teatro, vídeo, talvez
 eu tivesse me impregnado de
 informações que eu teria que me 
descasar delas. Eu achei ótimo que 
tenha sido eu o escolhido, mas eu tive 
que ralar para isso, ralei muito.”

Como foi a construção do 
personagem junto à equipe?

Eu acho que essa construção partiu de
 todas as conversas que eu tinha com o 
Wagner de Assis e o que ele queria dizer
 e conversar com os treinadores.
Eu acho que a construção do personagem
partiu do meu corpo que foi modelado a
 imagem e semelhança de um personagem
 que não tem nada a ver comigo e que cada
 um, desde o próprio André Luiz que contou 
essa história através da mediunidade de
 Chico Xavier até o Wagner junto com a 
Vivian Perl que foram modificando o texto
 e fazendo novos tratamentos, mas 
principalmente ao Wagner, com quem 
eu mantinha contato o tempo todo.
Eu deixei que meu corpo pudesse ser 
modelado para chegar àquela imagem, 
que depois, junto com o Vavá Torres que
 fez todo o trabalho de transformação, 
chegasse àquele resultado físico e artístico
 que eles queriam. Se a gente conseguiu isso,
 então conseguimos chegar em algum lugar.“

Quem é o André Luiz e como 
ele foi para o Nosso Lar?

O André Luiz é pseudônimo de um médico que,
 nos anos 20 e 30, foi famoso no Rio de Janeiro. 
Respeitado, ele tinha todos os conhecimentos 
de medicina, se preparou. De repente, ele, 
médico, casado, feliz, descobre que está com
 uma doença incurável e morre. Quando ele
 morre, exatamente por esse descompromisso 
de não observar o que acontecia à volta dele
 acaba perdido numa zona que, na 
espiritualidade, a gente chama de Umbral 
- uma região onde os espíritos de uma 
certa ignorância moral ficam para resgatar
 esses erros. Até um momento em que ele
 não suporta mais o que está passando e
 pede ajuda. Quando o trabalhador está 
pronto, o trabalho aparece: ele pediu 
ajuda e a ajuda veio.
O livre arbítrio é respeitado em qualque
circunstância; desta forma, o dele foi 
respeitado. Enquanto ele preferiu ficar 
na escuridão, ficou. Então ele é 
resgatado e levado para uma colônia
 espiritual chamada Nosso Lar, onde 
fica um período no hospital em
 tratamento, se recuperando. Mesmo
 voltando à sua imagem e semelhança,
 ele não deixa de ser um pouco arrogante,
 questiona, não quer falar com enfermeiros,
 quer falar com superiores. Até que ele
 percebe que, ou bota a mão na massa e
 vai aprender ou vai ficar estagnado, este
 é o livre arbítrio dele. Ele decide por a 
mão na massa.”

Como foi a jornada de 
aprendizado do 
personagem?

Uma vez recuperado no Nosso Lar, 
ele começa a buscar caminhos de
 aprendizado. Como medicina é o 
que ele conhece, vai buscar trabalhos 
com a enfermeira Narcisa, interpretada 
pela Inez Viana, que mostra que a 
medicina ali é diferente.
Ele começa a observar e a colocar 
em prática uma mistura dos 
conhecimentos que tinha na Terra com
 os espirituais. A partir daí, começa a 
crescer, até poder estar com a família.
 Ele reencontra a família e vê que a 
mulher está com outro, e isso o deixa
 muito revoltado. Ele quase tem uma 
retomada ao umbral, tal estado de 
energia que ele se coloca. Mas, ele 
exerce o perdão e começa a crescer 
espiritualmente, pois coloca os 
conhecimentos dele a serviço dos outros, 
passa a olhar para todos os lados, 
e isso faz com que o André Luiz esteja
 hoje em uma condição espiritual 
muito grande.
A trajetória dele é mais ou menos essa:
 a morte, a incapacidade de se curar, 
a vida na espiritualidade, o resgate de
 si próprio, o crescimento espiritual e 
até fazer sua caminhada em busca da 
luz e colocar seu conhecimento a 
serviço de todos.”



Qual é a sua relação com 
a história de Nosso Lar?

Este filme é a resposta de tudo que
 eu acredito. Eu nasci acreditando em
 tudo aquilo que está ali. Eu cresci
 sem que tivesse nenhuma informação
 a respeito disso, no entanto, aquilo
 ali para mim sempre foi muito real, 
sem que alguém me dissesse ou eu lesse.
Nosso Lar, a colônia, ou as histórias 
parecidas à do Nosso Lar, são o
 resultado de tudo o que eu sempre 
acreditei, hoje acredito muito mais e 
assim vou continuar por toda a eternidade.”

E como você acha que o
 público vai entender 
esse filme?

Cada um de nós fez o trabalho para que 
o público possa ter essa certeza de que
 é possível fazer de sua vida melhor,
 que a dor só chega se o amor não 
chega antes. São muitos os 
ensinamentos que vão ajudar
 a cada um de nós a dar um 
salto adiante.
Espero que, quando alguém 
quiser colaborar de alguma 
forma para o crescimento de 
um próximo, dê de presente 
o filme Nosso Lar, com a intenção
 que este outro faça de sua vida melhor.”

FONTE: REVISTA CRISTÃ DE ESPIRITISMO

PARA VIZULIZAR ESSA POSTAGEM EM
 MELHOR DEFINIÇÃO ACESSE:

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!