Terapia contra a Depressão


                

 Terapia contra a Depressão


1-) Introdução :

   O SALMO 143 é dedicado a cura da depressão pois foi nele que Davi ao passar por um momento de profunda tristeza e medo, venho a suplicar a Deus, e como bem diz a oração só é verdadeira quando se é feita pela força do coração. Davi usou toda a força e dor que seu coração sentia naquele momento para escrever  o salmo 143.
  Esse salmo é de máxima importância principalmente para aqueles que sofrem de depressão e todos os problemas tanto emocionais quanto psicológicos, quais juntos fazem com que tenhamos doenças psicossomáticas afinal quando algum setor em nossa vida está em desequilíbrio isso afeta em nossa saúde  e  em nossa vida de forma geral
  Faça a leitura diariamente do salmo 143, abaixo tem 9 pequenos artigos quais lhe ajudaram na compreensão do salmo visando assim a libertação da sua vida e a cura da depressão.


2-) Identifique a causa e natureza  do problema:

   No salmo 143 em seu versículo 3 Davi diz que se sente como se estivesse morando “nas trevas, como os que há muito morreram”,isso é uma característica de quem está verdadeiramente deprimido.
   As causas da depressão são diversas desde a perca de algo ou a tristeza por  não ter realizado algo que tanto se almeja, nascendo assim o sentimento de frustração qual irá desencadear futuramente o que chamamos de depressão qual é um mix de tristeza, decepção e frustração. Por isso que a bíblia nos manda o tempo todo estarmos fortes com a nossa fé seja por meio da oração ou da escritura sagrada, pois os inimigos ocultos está o tempo todo nos vigiando,  e o objetivo principal do mal é que, quanto mais estivermos tristes melhor será para o inimigo.
  O verdadeiro cristão não importa seu credo mas todo aquele que ama a Deus sobre todas as coisas tem por obrigação estar feliz,temos que nos esforçarmos para conquistar a felicidade pois Deus não quer ver seus filhos tristes. Deus fez um mundo lindo, cheio de perfeições e bênçãos para que possamos viver felizes. A evolução não é fácil, em nenhum momento Deus diz que iria ser fácil mas temos que dedicar a seguir verdadeiramente a Deus pois ele quer, que sejamos alegres e felizes portanto toda vez que você estiver triste, não se permita a tristeza pois isso não é obra de Deus e sim, do inimigo que quer ver você triste pois o mal se ‘alimenta’ do sofrimento dos outros.
  Busque na leitura bíblica motivos para a felicidade, se você sofre outros também sofreram a exemplo de Davi, Saul, Salomão, Jeremias, Moisés e o próprio Jesus .O sofrimento não é característica própria de apenas um ser humano mas permanecer no sofrimento é uma escolha. Honrar a Deus também é buscar e viver na felicidade e não dando vazão a melancolia e lágrimas.
   Se for chorar, que chore mais de emoção e felicidade, jamais de tristeza pois Deus está ao seu lado para te curar e libertar de toda tristeza e dor, basta confiar e entregar a sua vida a Deus pois para ele nada é impossível.


3-) Reconheça que a depressão rouba a vida:



   A depressão nos tira a liberdade pois aprisiona o nosso espírito ao sofrimento, se curar da depressão é se libertar do sofrimento.
   A única maneira de se libertar desse sofrimento é com o auxílio divino pois ele encoraja o nosso espírito pois a nossa fé, nos dar extrema confiança para que nos libertemos das prisões da tristeza e da dor emocional.
   Ore a Deus, peça a ele libertação de seu espírito, para que você possa se ver livre da prisão e tortura emocional, que essa prisão é feita pelos inimigos ocultos por isso, quanto mais triste você ficar mais irá estar contribuindo para que o mal trabalhe contra a sua vida, lhe destruindo psicologicamente e muitas vezes materialmente.
   É essencial que se resista ao sentimento da depressão, a partir do momento que você percebe que se aproxima um instante de dor, angústia ou tristeza então foque sua mente para alguma atividade, seja a leitura da escritura, de um livro, uma oração, uma conversa com um amigo ou seja ocupe sua mente pois a ‘tranqüilidade’ no caso da depressão muitas vezes se torna inimiga pois é, no silêncio mental que os sentimentos negativos se aproximam para atacar. Por isso é muito importante ter uma mente dinâmica para que não se der vazão a sensações negativas. Você já deve ter ouvido falar na frase “corte o mal pela raiz” pois é, não se permita derramar uma lágrima que seja pois, Deus te fez a imagem e perfeição dele, ele não te quer chorando e sim sorrindo.
  Se você ama a Deus então, alegre-o seja feliz pois assim como todo pai Deus quer ver cada um de seus filhos em extrema felicidade.

4-) Lembre-se dos bons tempos:

   Davi no versículo 5, sabe que seus pensamentos afetarão seus sentimentos, portanto ele ocupa  sua mente pensando sobre o que ajudarão com que ele vença os ataques sobre a sua mente.Ele pensa em Deus e tudo que é bom e positivo.
   Nos momentos que os sentimentos negativos invadirem sua mente com pensamentos tristes  e negativos, não permita isso, transforme esses pensamentos negativos em pensamentos positivos, através das lembranças. Busque se lembrar dos momentos felizes,veja como você é feliz em determinada lembrança e traga essa felicidade para o momento atual.
   Curar-se da depressão requer fé, confiança em si mesmo e ter abstração de reverter pensamentos negativos em pensamentos positivos através das lembranças. Se você perdeu algo ou alguém que você gostava ou amava muito, é natural que ficamos tristes afinal, estamos com saudades mas substitua esse sentimento melancólico, relembre através da lembranças positivas como você era feliz ao lado dessa pessoa ou desse algo e cultive essas lembranças positivas.
  Não se permita viver na tristeza, todo ser humano tem momentos de tristezas mas permanecer nesses momentos é muito prejudicial a vida de forma geral. O saudável é que tenhamos momentos permanentes de felicidades mas para isso temos que nos esforçar, abandone os pensamentos negativos e melancólicos, observe como a vida é bela, sua dor pode ate ser grande mas ela não é maior que a beleza e perfeição da natureza.
  Observe o mar, os cantos do pássaros, o lindo sol, a beleza da lua mas observe detalhadamente depois disso, eu te pergunto tem certeza que vale a pena cultivar a tristeza ? A natureza é tão linda, a vida também pois fazemos parte da natureza, a nossa vida é uma mútua interação entre seres humanos e a natureza por isso não podemos nos permitir que fiquemos tristes.

5-) Louve ao senhor em meio aos problemas

   Davi nos momentos de maiores dores ele parava tudo e se ocupava apenas a louvar a Deus portanto devemos fazer isso.
   Se o mundo é cruel, injusto, sentimos saudades, não agüentamos mais viver, dói ate para respirar e a dor a cada dia se multiplica como se estive em progressão geométrica temos que louvar a Deus,  pois o que está ruim poderia estar bem pior. Reclamamos de uma dor mas poderíamos estar agonizando em um leito de hospital, se estamos doentes reclamamos mas poderíamos estar mortos, se estamos preocupados reclamamos mas esquecemos que somos ingratos pois nos frustramos e nos preocupamos com tão pouco, olhe ao seu redor. O mundo é grande demais e nós somos minúsculos por isso, não faça que sua dor ou sua preocupação não seja maior que o mundo.
  Quando tudo parece difícil lembre-se, para Deus nada é impossível, louve a Deus nem que seja no simples ate de dizer EU TE AMO. Muitas vezes falamos EU TE AMO ate para o peixinho que está dentro do aquário mas você já disse hoje, EU TE AMO,a Deus ? Se ainda não disse, aprenda de uma vez por todas assim que acordar diga “DEUS EU TE AMO, OBRIGADA POR TUDO PAI !”.
  Temos que parar de sermos ingratos, Deus nos dar tantas bênçãos mas se quer somos humildes e capazes de dizer uma simples, pequena e de completo significado que é a frase: “ EU TE AMO DEUS” .
  O mundo nos faz chorar, nos decepciona, nos entristece e ate nos tira  a esperança de viver mas o único que nos diz “siga em frente,eu estou contigo e eu te amo”, é Deus. Só ele é capaz de nos amar quando menos precisamos e quando menos merecemos.

6-) Peça ajuda de Deus.

   Eu quero te fazer uma pergunta, VOCÊ TEM PEITO DE AÇO ? Eu não tenho, creio que você também não tenha. Então porque nós, seres humanos agimos como se tivéssemos peito de aço ?
   Temos Deus ao nosso lado que nos ama mais do que tudo na Terra e no Universo, e ele quer nos ajudar portanto quando tudo parecer impossível e quando tudo doer peça ajuda a Deus. Davi disse no versículo 7 “Apressa-te, Deus, porque não vou conseguir suportar muito tempo sem ti”. É isso que devemos fazer, pedir a DEUS QUE NOS AJUDE, NOS CURE, NOS LIBERTE, NOS AMPARE, NOS DER FORÇA, NOS DER PAZ, E NOS RESTAURE.
  Isso jamais conseguiremos sozinhos, só Deus é capaz de nos abençoar. Quando tudo parecer difícil não exite diga a Deus “PAI TENS MISERICÓRDIA DE MIM, EU TE SUPLICO !”.
  Deus nos escuta o tempo todo, ele nos dará forças para que possamos vencer cada obstáculo e para que possamos nos curar de cada dor, não queira vencer tudo  sozinho. Saiba que você tem Deus ao seu lado, peça auxílio a ele e com toda certeza ele te amparará.

7-) Ouça o Senhor

   Deus o tempo todo fala conosco mas, muitas vezes estamos tão perturbados que não temos a sensibilidade suficiente para ouvir  e compreender a mensagem transmitida por Deus.
  Deus fala conosco através de pessoas desconhecidas na rua, mensagens de pára-choque de caminhão, adesivos de carros, outdoors pela cidade, aconselhamentos dos amigos ou familiares, cenas de algum filme, refrão de alguma música ou no simples ato de um abraço seja de um amigo, filho ou qualquer pessoa. Deus é a representação de tudo de bom que há na Terra. Se um amigo te manda flores ou diz que te ama, assim literalmente do nada saiba que Deus usou esse seu amigo para te mostrar o quanto Deus te ama.
   Preste atenção ao seu redor muitas vezes ficamos confusos em busca de respostas mas se repararmos, Deus está o tempo todo respondendo as nossas dúvidas. Comece a reparar mais os detalhes da vida, olhe o mundo de maneira detalhada, observando os pequenos detalhes pois isso é ter sensibilidade e amor não só a Deus mais a vida também.
    Nunca diga que Deus não te escuta, ele escuta tudo e fala o tempo todo conosco cabe apenas que comecemos a observar esse diálogo com Deus.
    Muitas vezes estamos no trânsito e nesse momento ficamos pensando várias coisas ao mesmo tempo principalmente buscando soluções para os nossos problemas, um dia desses, eu estava assim querendo uma solução e quando eu olhei para o carro que estava a minha frente tinha um adesivo com uma frase bíblica, não me recordo qual era a frase mas quando eu li aquela pequena frase eu percebi que tudo posso naquele me fortalece e me ama, Deus.
  Os nosso problemas são grandes mas são minúsculos perto da grandiosidade do que é Deus.Comece a prestar atenção ate nos diálogos das crianças pois de uma ‘pérola’ dita por uma criança pode haver um grande aprendizado, tudo depende da sensibilidade de quem escuta pois esse é o diálogo com Deus.
  Deus fala conosco por meio das escrituras e por meio de nosso dia-a-dia, por isso nunca diga que Deus não fala contigo pois ele está ao seu lado basta apenas você perceber.

8-) Ore por livramento.

   Eu perdi as contas de quantas vezes eu chorei ao conversar com Deus,é impossível não se emocionar.
  Quando tudo estiver caótico, o mundo estiver de cabeça para baixo e a nossa vida estiver as desaveças. PARE TUDO, vá a um lugar bem silencioso, concentre-se em DEUS e ORE. Diga tudo que você senti, pensa e que está acontecendo contigo em sua vida e CHORE BEM MUITO, não tema pois CHORAR LAVA A ALMA E PURIFICA O ESPÍRITO, nesse momento DEUS ESTARÁ TE PURIFICANDO, LIBERTANDO E TE RESTAURANDO. Entregue sua vida  a DEUS pois só ele é,  capaz de te abençoar e fazer milagres em sua vida.
  Tudo que nos acontece compartilhamos com nossos amigos mas você compartilha com DEUS ? Choramos nos ombros de nossos amigos e de nosso familiares,mas você já chorou nos ‘ombros’ de Deus ? Se ainda não, experimente fazer isso e você verá que além de pai ele é o melhor amigo, a pessoa mais indica para que nós desabafarmos, peça a deus amparo e aconselhamento e ele te dará.
  Quando eu estou assim me tranco em meu quarto e choro muito contando tudo a DEUS, depois pego a escritura sagrada e abro em qualquer página, fazendo assim a leitura. Sempre deu certo na minha vida, pois é assim que DEUS me ACONSELHA, através da oração e do desabafo de meu coração. FAÇA ISSO VOCÊ TAMBÉM !
  Compartilhe com DEUS toda a sua vida, tanto os momentos de dores e preocupações, quanto os momentos de alegria. Antigamente quando eu tinha que tomar alguma decisão eu pensava rapidamente e logo dava a resposta final mas hoje eu respiro bem fundo, me isolo com DEUS, leio a escritura sagrada para só então tomar uma atitude.Temos que aprender de uma vez por todas compartilhar nossas vidas com DEUS, tanto as dores quando as bênçãos .
   Deus te ama, e está ao seu lado mas permita que ele faça parte de sua vida. Uma coisa é acreditar em DEUS, outra é confiar e permitir que Deus faça parte de sua vida. As nossas vidas só é abençoada de verdade quando convidamos a Deus para fazer parte de nossas vidas. Diga a Deus: “PAI EU TE INVOCO, CLAMO O TEU NOME, SUPLICO A TUA PRESENÇA, FAZEIS PARTE DE MINHA VIDA. ME CURA DAS DORES, MEDOS, PREOCUPAÇÕES E TRISTEZAS, PAI GOVERNA A MINHA VIDA, FAZEIS QUE EU SIGA DE ACORDO COM A TUA VONTADE, RESPEITANDO OS TEUS PLANOS E CONCRETIZANDO AS TUAS VONTADES. PAI EU TE AMO IMENSAMENTE E ETERNAMENTE, POIS SÓ TU PAI, É CAPAZ DE ME AMPARAR E ME AMAR NOS MOMENTOS MAIS DIFÍCEIS E IMPOSSÍVEIS. OBRIGADO POR TANTO AMOR !”
  Ame a Deus e confie nele pois só ele tudo ampara e reestrutura.


9-) Busque a sabedoria,o conhecimento e a liderança de DEUS.

   Quando nos afastamos da vontade de DEUS estamos propícios para que o mal ataque já que, deixamos as “portas abertas” para que o mal entre em nossas vidas.
  Se mantenha firma na fé, busque fazer a leitura das escrituras sagradas para ter maior compreensão do que é a verdadeira vontade de Deus e procure respeitar e agir conforme a vontade dele pois isso o alegra, além de firmar a presença ativa e constante de Deus em nossas vidas.
  Quando desobedecemos as vontades de Deus estamos alegrando o inimigo pois o mal se alimenta da desobediência de cada filho de nosso Deus, além que entristecemos o nosso Pai, criador do universo.
   Ter Deus em sua vida não é simplesmente acreditar na existência dele mas é seguir as nossas vidas conforme os mandamentos e leis divinas, que é amar o nosso irmão, perdoar, nos arrepender de nossos erros, ser caridosos, honrar a Deus sobre todas as coisas e fazer que Deus seja o objetivo principal de nossas vidas, que a nossa vida tenha como missão a obediência a Deus, que sejamos instrumentos de Deus para levar o amor dele para todos sem olhar a quem.
  Ter Deus é amar a todas as coisas assim como amamos o nosso Pai com essas atitudes seremos definitivamente a imagem e semelhança de Deus,    tendo sabedoria divina, conhecimento, liderança, cura e felicidade.
  Tenha deus em sua vida e faça dela que seja a vontade de Deus, que é o amor a tudo e a todos.


Jéssica S. Cavalcante

2 comentários:

  1. Querida, muito bom seu póster! A melhor terapia para lutar contra a depressão, está na fé, crê que Jesus tem o poder de nos curar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Jéssica, tem um "selinho" para vc no meu blog, está no póster "Ganhei mais uma contemplação, um belíssimo selinho".

    Espero que goste.

    Admiro seu trabalho, querida.

    Tenha um ótimo domingo.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!