SER CORAJOSO



SER CORAJOSO É,
POR EXEMPLO, ADOTAR PONTOS DE VISTA DIFERENTES DO PADRÃO ACEITO POR TODOS.


“O QUE NOS CAUSA TRISTEZA E INFELICIDADE”, AFIRMA A PSICÓLOGA ROSEMEIRE ZAGO. DE SÃO PAULO.
“ MUITA GENTE LAMENTA QUE NADA DE BOM ACONTECE, MAS ESQUECE QUE NÃO  FAZ NENHUMA TENTATIVA DE SUPERAR OS PADRÕES QUE LIMITAM,DE TÃO ENQUADRADA”, LEMBRA.
  O COTIDIANO ESTÁ REPLETO DE SITUAÇÕES EM QUE PODEMOS VENCER O MEDO DE QUEBRAR OS PADRÕES, A ORDEM ESTABELECIDA PARA MUDAR A DINÂMICA DE TRABALHO COM OS COLEGAS OU A RELAÇÃO COM OS FILHOS, POR EXEMPLO. PARA ISSO, SEGUNDO ELA, É PRECISO ASSUMIR RISCOS, DEIXAR DE LADO O MEDO, A PREGUIÇA, A INÉRCIA.


A OUSADIA DE FICAR PARADO

   LEVANTAR DA CAMA JÁ PODE SER CONSIDERADO UM ATO DE CORAGEM. O QUE DIRÁ ENTÃO CONTRARIAR AS EXPECTATIVAS DE CHEFE, MARIDO, ESPOSA, FILHOS... É FÁCIL AGIR CONTRA A PRÓPRIA VONTADE OU IR ALÉM DE SEUS PRÓPRIOS LIMITES. “ PRECISAMOS TER CORAGEM PARA FICAR QUIETOS OU SIMPLESMENTE NÃO AGIR, QUANDO TUDO E TODOS PARECEM NOS EMPURRAR PARA A AÇÃO”. FRISA O PSICOTERAPEUTA ARNALDO BASSOLI, DE SÃO PAULO.
   SER CORAJOSO NÃO SIGNIFICA AGIR POR IMPULSO SEM MEDIR CONSEQÜÊNCIAS. AVALIAR TODAS AS POSSIBILIDADES, TANTO DE AVANÇO QUANTO DE RECUO, É UMA TÁTICA FUNDAMENTAL DE ESTRATÉGIA MILITAR. FOI O QUE DISSE SUN TZU, GENERAL CHINÊS QUE VIVEU HÁ 2,5 MIL ANOS E ESCREVEU A ARTE DA GUERRA “ ED MARTINS FONTES). LIVRO EM QUE ENSINA TÁTICAS DE COMBATE E TEORIA MILITAR E QUE HOJE É CONSIDERADO UM MANUAL DE AUTO-AJUDA. “ HÁ ALGUMAS ESTRADAS QUE NÃO DEVEM SER PERCORRIDAS E INIMIGOS QUE NÃO DEVEM SER ATACADOS. HÁ CIDADES QUE NÃO DEVEM SER  CAPTURADOS, TERRITÓRIOS QUE NÃO DEVEM SER CONTESTADOS E ORDENS DO SOBERANO QUE NÃO PRECISAM SER OBEDECIDAS”,  DIZ SUN TZU.


DRAGÕES DO DESCONHECIDO

   O ESCRITOR FRANCÊS ANDRE GIDE ( 1869-1915) FRISA UM OUTRO ASPECTO DA CORAGEM:
  “ NÃO SE DESCOBREM NOVAS TERRAS SEM CONCORDAR EM PERDER DE VISTA A PRAIA POR UM LONGO TEMPO”.
NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, POR VOLTA DO SÉCULO 16, OS MAPAS-MÚNDI ASSINALAVAM OS LIMITES DAS TERRAS CONHECIDAS COM DRAGÕES, POLVOS GIGANTES E OUTROS MONSTROS.
ERA UM AVISO SOBRE OS PERIGOS Á ESPREITA DE QUEM SE AVENTURASSE ALÉM DOS LIMITES DO MUNDO. PARA ALGUNS EXPLORADORES, ENTRETANTO, ESSES SÍMBOLOS, EM VEZ DE AMENDRONTAR, MONSTRAVAM POSSIBILIDADES INFINITAS DE DESCOBRIR TERRAS FANTÁSTICAS E ENRIQUECER COM TESOUROS INIMAGINÁVEIS. “ NOSSOS MAPAS CRIADOS PELA MENTE TAMBÉM PODEM EXIBIR DRAGÕES REPRESENTANDO ÁREAS QUE ESTÃO FORA DE NOSSOS LIMITES. ELES NOS PRESERVAM DO PERIGO, MAS TAMBÉM NOS IMPEDEM DE ALCANÇAR ALGUMAS DAS MAIORES RIQUEZAS QUE A VIDA TEM A OFERECER”, AFIRMA  MICHEL LYNBERG.


ENFRENTAR O MEDO


   CORAGEM E MEDO NÃO SÃO FACES POSTAS DA MESMA MOEDA. O MEDO, BÁSICO E INSTINTIVO, PODE SER UM SENTIMENTO ALTAMENTE POSITIVO AO NOS PROTEGER DA EXPOSIÇÃO A PERIGOS DESNECESSÁRIOS. JÁ A CORAGEM NOS DESAFIA A SUPERAR OBSTÁCULOS E VENCER OS DESAFIOS, NÃO COM AUSÊNCIA DE MEDO, MAS COM CLAREZA, LUCIDEZ, CAUTELA E NOÇÃO DE CAPACIDADE E LIMITES.
   “ O MEDO NÃO É APENAS UMA  INFLUÊNCIA IMOBILIZANTE”, DIZ ARNALDO BASSOLI. “ QUANDO DECIDIMOS ENFRENTÁ-LO, ELE SE TRANSFORMA NUMA ENERGIA QUE NOS MOVIMENTA, NOS IMPULSIONA EM DIREÇÃO AO QUE QUEREMOS”.É IMPORTANTE DEFINIR O PONTO DE EQUILÍBRIO QUE EXISTE ENTRE NOS SENTIMOS SEGUROS E CORRERMOS ATRÁS DE NOSSOS SONHOS E DESEJOS. “ EMBORA SEJA PRECISO CUIDADO PARA NÃO COLOCARMOS NÓS MESMOS E AQUELES QUE AMAMOS EM PERIGO DESNECESSÁRIO, DEVEMOS DEIXAR O PONTO E SINGRAR ÁGUAS DESCONHECIDAS PARA O DESTINO DE NOSSOS SONHOS MAIS CAROS”,  CONTINUA O ESCRITOR MICHEL LYNBERG.


EXPANSÃO PLANEJADA

  DESCOBRIR QUAIS SÃO E ONDE ESTÃO AS MURALHAS QUE NOS DÃO A ILUSÃO DE SEGURANÇA É O PONTO DE PARTIDA PARA NOS LIBERTAR DOS MEDOS QUE LIMITAM NOSSA EXPANSÃO EM TODAS AS ÁREAS E COMEÇAR A ASSUMIR RISCOS MUITO BEM PLANEJADOS. “ CONHECER A SI MESMO DESENVOLVE A AUTOCONFIANÇA E A CERTEZA DO QUE SE QUER. OS OBSTÁCULOS PODEM SURGIR, PORÉM É PRECISO ENCARÁ-LOS COMO DESAFIOS QUE NOS FORTALECEM AINDA MAIS. E, SE ALGO NÃO DER CERTO, TENTE QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO. AFINAL, VIVER É UM ETERNO RECOMEÇAR”, FINALIZA A PSICÓLOGA ROSEMEIRE ZAGO.


FONTE: REVISTA BONS FLUIDOS
WILSON F.D.WEIGL
EDITORA ADRIL


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!