A ORAÇÃO DO VIANDANTE


     

 A  ORAÇÃO DO VIANDANTE


ALMA CANSADA, ABATIDA À MARGEM DA ESTRADA, PÁRA UM INSTANTE NA ETERNA TRAJETÓRIA DA VIDA, LARGA O FARDO DE TUAS EXPIAÇÕES E REPOUSA.
OUVE COMO ESTÁ PLENA DE HARMONIAS A OBRA DE DEUS! O RITMO DOS  FENÔMENOS IRRADIA DOCE E GRANDIOSA MÚSICA. POR MEIO DAS FORMAS EXTERIORES, OS DOIS MISTÉRIOS, DA ALMA E DAS COISAS, OBSERVAM-SE  E SE SENTEM. DAS PROFUNDEZAS, O TEU ESPÍRITO OUVE E COMPREENDE. A VISÃO DAS OBRAS DE DEUS PRODUZ PAZ E ESQUECIMENTO; DIANTE DA DIVINA BELEZA DA CRIAÇÃO,AQUIETA-SE A TEMPESTADE DO CORAÇÃO; PAIXÃO E DOR ADORMECEM EM LENTO E  DOCE CANTO SEM FIM. PARECE QUE A MÃO DE DEUS, ATRAVÉS DAS HARMONIAS DO UNIVERSO, ACALENTA, QUAL BRISA CONFORTADORA, TUA FRONTE PROSTRADA PELA FADIGA AÍ SE DETÉM COMO UMA CARÍCIA. BELEZA, REPOUSO DA ALMA, CONTATO COM O DIVINO! ENTÃO O VIANDANTE DEPRIMIDO SE REANIMA, COM RENOVADO PRESSENTIMENTO DE SUA META. NÃO PARECE MAIS TÃO LONGA A JORNADA, TÃO COMPRIDA, QUANDO SE PÁRA UM INSTANTE PARA DESSEDENTAR-SE NUMA FONTE. ENTÃO A ALMA CONTEMPLA, ANTECIPA E SE ALIVIA NA CAMINHADA. COM O OLHAR FIXO PARA O ALTO, É MAIS FÁCIL RETOMAR EM SEGUIDA O CAMINHO CANSATIVO.
NA ESTRADA DOLOROSA, PÁRA, ENXUGA TUA LÁGRIMA E OUVE. O CANTO É IMENSO, AS HARMONIAS CHEGAM DO INFINITO PARA BEIJAR-TE A FRONTE, Ó CANSADO VIANDANTE DE VIDA. AO LADO DO TROVÃO DAS VOZES  TITÂNICAS DO UNIVERSO, MURMURAM NUM SUSSURRO DE BELEZA AS DELICADAS VOZES DAS HUMILDES CRIATURAS IRMÃS:”TAMBÉM EU, EU TAMBÉM SOU FILHA DE DEUS, LUTO  E SOFRO, CARREGO O MEU PESO E BUSCO MINHA VITÓRIA. TAMBÉM EU SOU VIDA, NA GRANDE  VIDA DO TODO”. E TUDO, DESDE O FRAGOR DA TEMPESTADE, ATÉ O CANTO MATUTINO DO SOL, DO SORRISO DO RECÉM NASCIDO  AO GRITO DILACERANTE DA ALMA, TUDO, COM SUA VOZ, REVELA-SE A SI MESMO E SINTONIZA COM AS VOZES IRMÃS; TUDO EXPRIME SEU MISTÉRIO ÍNTIMO; CADA SER MANIFESTA O PENSAMENTO DE DEUS. QUANDO A DOR ATINGE AS MAIS ÍNTIMAS FIBRAS DE TEU CORAÇÃO, OUVE UMA VOZ QUE TE DIZ: DEUS; QUANDO A CARÍCIA DO CREPÚSCULO TE ADORMECE NO SONO SILENCIOSO DAS COISAS, UMA VOZ TE DIZ: DEUS. QUANDO RUGE A TEMPESTADE E A TERRA TREME, UMA VOZ TE DIZ DEUS! ESSA ESTUPENDA VISÃO SUPERA QUALQUER DOR.
PÁRA, ESCUTA E ORA. ABRE OS BRAÇOS À CRIAÇÃO E REPETE COM ELA: 
“ DEUS, EU TE AMO”!  TUA ORAÇÃO, NÃO MAIS ADMIRAÇÃO AMEDRONTADA PELO PODER DIVINO, AGORA É MAIS ELEVADA: É AMOR. ORAÇÃO DOCE, QUE BROTA COMO UM CANTO QUE A ALMA REPETE, ECOA DE FRAGA EM FRAGA POR TODA A TERRA, DE ONDA EM ONDA PELOS MARES, DE ESTRELA PELOS ESPAÇOS INFINITOS. É A PALAVRA SIBLIME DO AMOR QUE AS UNIDADES COLOSSAIS DOS UNIVERSOS REPETEM CONTIGO, EM UNÍSSONO COM A VOZ PERDIDA DO ÚLTIMO INSETO QUE, TÍMIDO, ESCONDE-SE ENTRE A GRAMA. PARECE PERDIDA; NO ENTANTO, DEUS A CONHECE TAMBÉM, RECOLHE-A E A AMA. NO INFINITO DO ESPAÇO E DO TEMPO, SOMENTE ESTA FORÇA, ESSA IMENSA ONDA DE AMOR, MANTÉM TUDO COMPACTO EM HARMÔNICO DESENVOLVIMENTO DE FORÇAS. A VISÃO SUPREMA DAS ÚLTIMAS COISAS, DA ORDEM EM QUE CAMINHAM TODAS AS CRIATURAS, DAR-TE-Á SOZINHA UM SENTIDO DE PAZ; DE VERDADEIRA PAZ, DE PAZ PROFUNDA, DE ALMA SACIADA PORQUE PERCEBE SUA MAIS ELAVADA META.
ASSIM DEUS SE AFIGURA-TE AINDA MAIOR DO QUE  EM SEU PODER DE CRIADOR, AFIGURA-SE-TE NA POTÊNCIA DE SEU AMOR. EXPLODE, Ó ALMA! NÃO TEMAS! O NOVO DEUS DA BOA-NOVA DO CRISTO É BONDADE. NÃO MAIS OS RAIOS VINGATIVOS DE JÚPITER, MAS A VERDADE QUE CONVENCE, O CARINHO QUE AMA E PERDOA. O ABISMO INFINITO QUE OLHAS ASSUSTADO NÃO ESTÁ PARA ENGOLIR-TE, NAS TREVAS DO MISTÉRIO, ABRE-SE CHEIO DE LUZ E, NO ÂMAGO, CANTA SEM FIM O HINO DA VIDA. LANÇA-TE AFOITO, PORQUE NESSE ABISMO RESIDE O AMOR. NÃO DIGAS:” NÃO SEI”,DIZE ANTES:  “ EU AMO!”
ORA! ORA DIANTE DAS IMENSAS OBRAS DE DEUS, DIANTE DA TERRA, DO MAR, DO CÉU. PEDE-LHES QUE TE FALEM DE DEUS, PEDE AOS EFEITOS A VOZ DA CAUSA, PEDE ÀS FORMAS O PENSAMENTO E O PRINCÍPIO QUE A TODAS ANIMA. E TODAS AS FORMAS SE AGLOMERARÃO EM REDOR DE TI, ESTENDER-TE-ÃO SEUS BRAÇOS FRATERNOS, OLHAR-TE-ÃO COM MIL OLHOS FEITOS DE LUZ E O ETERNO SORRISO DA VIDA TE ENVOLVERÁ COM UMA CARÍCIA. ESSAS MIL VOZES DIRÃO: “ VEM, IRMÃO, SACIA TEU OLHAR INTERIOR, BUSCA FORÇA NA VISÃO SUBLIME. A VIDA É GRANDE E BELA, MESMO NA DOR MAIS ATROZ E TENAZ É SEMPRE DIGNA DE SER VIVIDA”. TOMAR –TE-ÃO PELO BRAÇO, GRITANDO: “ VEM, ATRAVESSA O LIMIAR E OLHA O MISTÉRIO. VÊ:  NÃO PODES MORRER JAMAIS, JAMAIS MORRER. TUA DOR PASSA, COM ELA SOBES E FICA O RESULTADO. NÃO TEMAS A MORTE NEM A DOR: NÃO SÃO O FIM, NEM O MAL, SÃO O RITMO DA RENOVAÇÃO E CAMINHOS DE TUAS ASCENSÕES. A VIDA É UM CANTO SEM FIM. CANTA CONOSCO, CANTA COM TODA A CRIAÇÃO, O CANTO INFINITO DO AMOR”.
ORA ASSIM, Ó ALMA CANSADA: “ SENHOR, BENDITO SEJAS, SOBRETUDO PELA IRMÃ DOR, PORQUE ELA ME APROXIMA DE TI. PROSTRO-ME DIANTE DE TUA IMENSA OBR, MESMO SE NELA MINHA PARTE É ESFORÇO. NADA POSSO PEDIR-TE, PORQUE TUDO JÁ É PERFEITO E JUSTO EM TUA CRIANÇA, MESMO MEU SOFRIMENTO, MESMO MINHA IMPERFEIÇÃO TRANSITÓRIA. AGUARDO NO POSTO DE MEU DEVER A MINHA MATURAÇÃO. REPOUSO EM TUA CONTEMPLAÇÃO”.
RESPONDE, Ó ALMA, AO IMENSO AMPLEXO, VERDADEIRAMENTE SENTIRÁS DEUS. SE A INTELIGÊNCIA DOS GRANDES SE PROSTRA E VENERA, CURVA-SE DIANTE DO PODER DO CONCEITO E DE SUA REALIZAÇÃO, E SE APROXIMA DO DIVINO PELAS  CANSADAS VIAS DA MENTE, O CORAÇÃO DOS HUMILDES ATINGE A DEUS PELOS CAMINHOS DA DOR E DO AMOR. SENTE-O PELAS ESTRADAS DESSA SABEDORIA MAIS PROFUNDA.
ORA ASSIM.Ó ALMA CANSADA. DESCANSA A CABEÇA EM SEU PEITO E REPOUSA.


FONTE: LIVRO A GRANDE SÍNTESE
PIETRO UBALDI
DISTRIBUIDOR: INSTITUTO PIETRO UBALDI-
AV.RUI BARBOSA, 1.O61
CAMPOS DOS GOYTACAZES,RJ – 28.015- 520

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!