MIL POSSIBILIDADES


                       

  MIL POSSIBILIDADES


 REPETIR PALAVRAS OU FRASES POSITIVAS, PORTANTO, PROVOCA UM MAR DE IMAGENS E EMOÇÕES POSITIVAS. E UM MAR DE POSSIBILIDADES DE ELAS VIREM A SE CONCRETIZAR. “ O CÉREBRO FUNCIONA COM BASE NUMA  PROGRAMAÇÃO, COMO UM COMPUTADOR. PODEMOS ALTERÁ-LA NUMA DIREÇÃO MAIS BENÉFICA PARA NÓS E PARA OS OUTROS”, ASSEGURA MARIA OLÍVIA DE ALMEIDA, TERAPEUTA NEUROLINGÜÍSTICA, DE  SÃO PAULO.
UMA CARACTERÍSTICA DO FUNCIONAMENTO CEREBRAL FACILITA ESSA REPROGRAMAÇÃO: PARA O CÉREBRO, ALGO IMAGINADO OU SUGERIDO VIVIDAMENTE, COM MUITOS DETALHES, TRANSFORMA-SE EM ALGO BEM REAL E CONCRETO. QUANTO MAIS NÍTIDA É A IMAGINAÇÃO, MAIS A MENTE A TOMA PELA REALIDADE.
ESSA CAPACIDADE PODE SER APROVEITADA CRIATIVAMENTE NA FORMULAÇÃO DO FUTURO.  NAS SESSÕES DE NEUROLINGÜÍSTICA, PEDIMOS PARA A PESSOA SE VER NO  FUTURO, COMO SE JÁ TIVESSE REALIZADO SEU SONHO. ELA O REPRODUZ COM TODOS OS DETALHES, INCLUSIVE COM AS EMOÇÕES QUE SENTIRIA, COMO SE TUDO ESTIVESSE ACONTECENDO NA REALIDADE”, DIZ A TERAPEUTA MARIA OLÍVIA.ESSE EXERCÍCIO, REPETIDO MUITAS VEZES, ABRE POSSIBILIDADES PARA QUE O FATO POSSA ACONTECER.” MAS É PRECISO SEMPRE CUIDADO COM O QUE SE PEDE: DEVEMOS EVITAR INTERFERIR NA VONTADE DOS OUTROS”, ACONSELHA.

                      PALAVRAS MÁGICAS


ALGUMAS EXPRESSÕES CONDICIONAM ESPECIALMENTE O CÉREBRO E INFLUENCIAM AS AÇÕES. VEJA QUAIS VOCÊ DEVE USAR E QUAIS EVITAR, SEGUNDO AS ESPECIALISTAS DE NEUROLINGÜÍTICA DEBORAH EPELMAN E MARIA OLÍVIA DE ALMEIDA:

- AINDA – UMA PALAVRA POSITIVA QUE ABRE MUITAS POSSIBILIDADES. POR EXEMPLO, NA FRASE “ NÃO TENHO NAMORADO AINDA”.ESTÁ A IMPLÍCITA A IDÉIA QUE POSSO NÃO TER ALGUÉM NESTE MOMENTO, MAS QUE ISSO SÓ É QUESTÃO DE TEMPO.

- TENTAR – VERBO DE MÁ VONTADE, ESTE. “ NÃO SEI, VOU TENTAR”, ENTÃO, É AINDA PIOR. É QUASE UMA FRASE DECLARADA DE QUE É POSSÍVEL TENTAR, MAS É DIFÍCIL CONSEGUIR.

- EXPERIMENTAR – ÓTIMO VERBO. EXPERIMANTAR INCLUI AÇÃO, CURIOSIDADE. SUBSTITUA A FRASE “ VOU TENTAR” POR “ VOU EXPERIMENTAR”. A SEGUNDA É MUITO MAIS DINÂMICA.

-É DIFÍCIL – EXPRESSÃO BLOQUEADORA, PARALIZANTE. ELA RETIRA A ENERGIA NECESSÁRIA PARA A AÇÃO. TROQUE PELA EXPRESSÃO “ É DESAFIANTE” OU “ É UM DESAFIO”. ESSA SIMPLES TROCA PODE ABRIR UMA MAIOR POSSIBILIDADE DE SUCESSO.

-GOSTARIA, QUERIA – USAR ESSES VERBOS NO FUTURO DO PRETÉRITO DISTANCIA AINDA O OBJETIVO. ELES DEVEM SER EMPREGADOS SEMPRE NO PRESENTE: “ EU QUERO” OU  “ EU GOSTO”.

 - MAS – “ A GENTE SÓ CONHECE O QUE UMA PESSOA REALMENTE PENSA DA OUTRAS DEPOIS DO   MAS, DIZ UM DITADO AMERICANO. O “ MAS” SUAVISA O QUE FOI DITO ATÉ AQUELE MOMENTO E ENFATIZA O QUE VEM DEPOIS. O IDEAL É DIZER ANTES O QUE DESAPROVAMOS. POR EXEMPLO:” ELA É SUPERFICIAL, MAS É INTELIGENTE E CAPAZ”.

NUNCA, JAMAIS, SEMPRE -  EXPRESSÕES QUE RESTRINGEM A REALIDADE. NINGUÉM PODE DIZER QUE NUNCA FARÁ OU SERÁ TAL COISA – NÃO CONTROLAMOS A VIDA A ESSE PONTO.

NÃO – O CÉREBRO NÃO REGISTRA O NÃO QUANDO ACOMPANHADO DE UMA IMAGEM . POR EXEMPLO, QUANDO SE DIZ “ NÃO PENSE NUM GATINHO”, A PRIMEIRA COISA QUE SE PENSA  É JUSTAMENTE NUM GATINHO – O NÃO É SIMPLESMENTE IGNORADO.POR EXEMPLO, PESSOAS QUE DIZEM “ NÃO QUERO GRITAR IGUAL MINHA MÃE” CADA VEZ QUE DIZEM ISSO TÊM UM FLASH DE MILÉSIMOS DE SEGUNDO DA IMAGEM DA MÃE GRITANDO. O QUE ESTÁ SENDO REFORÇADO É ESSA IMAGEM, E NÃO O CONTRÁRIO.
O NÃO SÓ É REGISTRADO NO CÉREBRO QUANDO É UMA NEGATIVA SIMPLES – O “ NÃO QUERO”  OU O  “ NÃO POSSO”, POR EXEMPLO – E QUANDO VEM DESACOMPANHADO DE UMA IMAGEM.


FONTE: REVISTA  BONS FLUIDOS
LIANE CAMARGO DE ALMEIDA ALVES
EDITORA: ABRIL

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!