O HOMEM ENCONTRA DEUS ATRAVÉS DE SEU PRÓPRIO COMPORTAMENTO DIVINO



O HOMEM ENCONTRA DEUS ATRAVÉS DE SEU PRÓPRIO
                       COMPORTAMENTO DIVINO

QUANDO EU SOUBER QUEM SOU, COMO MADRE TERESA, NÃO VOU TER PROBLEMA DE SABER O QUE FAZER.
                                          - CHARLOTTE JOKO BECK


AS ORAÇÕES SÃO UM ANSEIO DE ENCONTRAR DEUS, MAS FREQÜENTEMENTE DEGENERAM DE UMA CUMUNHÃO SILENCIOSA A UMA BUSCA EGOÍSTA DOS FAVORES DE DEUS E TRANSFORMAM MEDITAÇÃO EM INVOCAÇÃO A ELE POR MOTIVOS PESSOAIS E INTERESSEIROS. DEUS SEMPRE RESPONDE ÀS NOSSAS PRECES, MAS QUANDO AS USAMOS DESSA MANEIRA SUA RESPOSTA É GERALMENTE NÃO!
QUANDO REZAMOS, NÃO DEVEMOS BUSCAR GANHO MATERIAL, MAS SIM ESPIRITUAL – A DESCOBERTA DE NOSSA DIVINDADE. TEMOS QUE CONTEMPLAR E SABER O QUE NOS DEVEMOS TORNAR PARA CONSEGUIR ISSO, NÃO DESEJAR QUE NOS SEJA ENTREGUE. JESUS PODE SER VISTO COMO ALGUÉM QUE, PELA AUSTERIDADE E MEDITAÇÃO, ALCANÇOU SABEDORIA OU COMO A PERSONIFICAÇÃO DE DEUS. A PRIMEIRA HIPÓTESE LEVARÁ A PESSOA A IMITAR LITERALMENTE O MESTRE, A ENCONTRAR A EXPERIÊNCIA TRANSCENDENTE E REDENTORA. A SEGUNDA PROVÊ UM SÍMBOLO DO HERÓI A SER CONTEMPLADO EM VEZ DE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO.
JÁ QUE O SER DIVINO É UMA REVELAÇÃO DO EGO DEFINITIVO QUE MORA EM TODOS NÓS, A COMUNHÃO COM DEUS DEVE SER EMPREENDIDA COMO UMA MEDITAÇÃO SOBRE NOSSA PRÓPRIA DIVINDADE IMANENTE, NÃO COMO IMITAÇÃO LITERAL. SE DEUS O ENCONTRA APENAS POR FORA E NÃO INTERNAMENTE, VOCÊ TERÁ DEUS EXTERNAMENTE E NÃO EM SUA ALMA. ALGUMAS VEZES DEUS FOI IMITADO SEM QUE O IMITADOR TIVESSE CHEGADO PERTO DO IDEAL OU DE SEU SIGNIFICADO; CRENTES SUPERFICIAIS E FALSOS TRANSFORMARAM DEUS EM UM OBJETO DE CULTO EXTERNO.MAS É ESSA PRÓPRIA VENERAÇÃO DO OBJETO QUE NOS IMPEDE DE ALCANÇAR O FUNDO DE NOSSA ALMA E TRANSFORMAR ISSO EM UMA PROFUNDA INTEGRIDADE ESPIRITUAL. SE DEUS PERMANECE UMA IMAGEM EXTERNA, CONTINUAMOS A NÃO SER TOCADOS DENTRO DO MAIS FUNDO DE NÓS MESMOS. FELIZ, DIZ LOUIS PASTEUR, É AQUELE QUE CARREGA DEUS DENTRO DE SI.
ATÉ MESMO UMA IMITAÇÃO DE DEUS FEITA DE BOA-FÉ MUDA UM HOMEM E PODE PREPARÁ-LO LENTAMENTE PARA A VERDADEIRA INTEGRIDADE. EM QUALQUER DOS CASOS, A EXPERIÊNCIA GENUÍNA DE DEUS É SEMPRE UM PROCESSO LENTO. COMO DIZ O MESTRE ZEN SHUNRYU SUZUKI:

APESAR DE VOCÊ TENTAR COM TODAS AS FORÇAS, O PROGRESSO SEMPRE CHEGA AOS POUCOS.
NÃO É COMO TOMAR UMA CHUVEIRADA, NA QUAL VOCÊ SABE QUANDO FICA MOLHADA. É MAIS PARECIDO COM FICAR NO MEIO DA NEBLINA; VOCÊ NÃO SABE QUE ESTÁ SE MOLHANDO, MAS ENQUANTO CAMINHA VAI SE MOLHANDO AOS POUCOS.

QUANDO SE PROCURA DEUS COM TAL PERSEVERANÇA DESPRENDIDA, SUA RESPOSTA É SEMPRE SIM!


FONTE: LIVRO A ARTE DA SERENIDADE
T. BYRAM KARASU
EDITORA:ARX

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!