DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS



DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS


8 –A DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS É UM DESSES PROBLEMAS QUE SE PROCURA RESOLVER EM VÃO, DESDE QUE SE CONSIDERE APENAS A VIDA ATUAL. A PRINCIPAL QUESTÃO QUE SE APRESENTA É ESTA: POR QUE TODOS OS HOMENS NÃO SÃO IGUALMENTE RICOS? ELES NÃO O SÃO POR UMA RAZÃO MUITO SIMPLES: PORQUE NÃO SÃO IGUALMENTE INTELIGENTES, ATIVOS E LABORIOSOS PARA ADQUIRIR, NEM MODERADOS E PREVIDENTES PARA CONSERVAR. ESTÁ MATEMATICAMENTE DEMONSTRADO QUE, SE A RIQUEZA FOSSE IGUALMENTE REPARTIDA, DARIA A CADA QUAL UMA PARTE MÍNIMA E INSUFICIENTE; SUPONDO-SE  QUE ESSA DIVERSÃO FOSSE FEITA, O EQUILÍBRIO SERIA ROMPIDO EM POUCO TEMPO, PELAS DIFERENÇAS DE QUALIDADE E DE APTIDÕES DE CADA UM; QUE, SE ISSO FOSSE POSSÍVEL E DURÁVEL, CADA UM TENDO SOMENTE O NECESSÁRIO PARA VIVER, RESULTARIA NA DESTRUIÇÃO DE TODOS OS GRANDES TRABALHOS QUE CONTRIBUEM PARA O PROGRESSO E BEM-ESTAR DA HUMANIDADE; QUE, AO SUPOR QUE ELA DARIA A CADA UM O NECESSÁRIO, NÃO HAVERIA MAIS O ESTÍMULO QUE  IMPULSIONA O HOMEM ÀS GRANDES DESCOBERTAS E AOS EMPREENDIMENTOS ÚTEIS. SE DEUS A CONCENTRA EM CERTOS PONTOS, É PARA QUE DALI ELA SE EXPANDA EM QUANTIDADE SUFICIENTE, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES.
ADMITINDO-SE ISTO, PERGUNTA-SE: POR QUE DEUS A DÁ A PESSOAS INCAPAZES DE FAZÊ-LA FRUTIFICAR PARA O BEM DE TODOS? É NOVAMENTE UMA PROVA DA SABEDORIA E DA BONDADE DE DEUS. DANDO AO HOMEM O LIVRE-ARBÍTRIO, QUIS QUE ELE CHEGASSE, POR SUA PRÓPRIA AÇÃO, A ESTABELECER A  DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL, DE TAL FORMA QUE A PRÁTICA DO BEM FOSSE O RESULTADO DE SEUS ESFORÇOS E DE SUA PRÓPRIA VONTADE. O HOMEM NÃO DEVE SER CONDUZIDO FATALMENTE NEM AO BEM, NEM AO MAL, PORQUE SERIA APENAS UM SER PASSIVO E IRRESPONSÁVEL, COMO OS ANIMAIS. A RIQUEZA É  UM MEIO DE COLOCÁ-LO À PROVA MORALMENTE; MAS, COMO ELA É, AO MESMO TEMPO, UM PODEROSO MEIO DE AÇÃO PARA O PROGRESSO, DEUS NÃO QUER QUE ELA FIQUE POR MUITO TEMPO IMPRODUTIVA, E EIS POR QUE A TRANSFERE INCESSANTEMENTE. CADA QUAL DEVE POSSUÍ-LA PARA APRENDER A UTILIZÁ-LA E  DEMONSTRAR QUE USO DELA SABERÁ FAZER. MAS HÁ UMA IMPOSSIBILIDADE MATERIAL DE QUE TODOS A POSSUAM AO MESMO TEMPO . SE TODAS AS PESSOAS A POSSUÍSSEM, NINGUÉM TRABALHARIA, E O MELHORAMENTO DA TERRA SOFRERIA COM ISSO. ESSA É A RAZÃO DE CADA UM A POSSUIR POR SUA VEZ. DESTA MANEIRA AQUELE QUE HOJE NÃO A TEM, JÁ A TEVE OU A TERÁ EM UMA OUTRA EXISTÊNCIA,  E OUTRO QUE A TEM AGORA PODERÁ NÃO TER MAIS AMANHA. HÁ RICOS E POBRES, PORQUE DEUS, SENDO JUSTO COMO É, DETERMINA A CADA UM TRABALHAR POR SUA VEZ. A POBREZA É PARA UNS A PROVA DE PACIÊNCIA E RESIGNAÇÃ; A RIQUEZA É PARA OUTROS A PROVA DE CARIDADE E ABNEGAÇÃO.
LAMENTA-SE, COM RAZÃO, O PÉSSIMO USO QUE ALGUMAS PESSOAS FAZEM DE SUAS RIQUEZAS, AS VERGONHOSAS PAIXÕES QUE A COBIÇA DESPERTA, E PERGUNTASE: DEUS É JUSTO AO DAR A RIQUEZA A TAIS PESSOAS? É CLARO QUE, SE O HOMEM TIVESSE APENAS UMA EXISTÊNCIA, NADA JUSTIFICARIA TAL REPARTIÇÃO DOS BENS DA TERRA; ENTRETANTO, SE EM VEZ DE LIMITAR SUA VISÃO À VIDA PRESENTE, CONSIDERAR O CONJUNTO DAS  EXISTÊNCIAS, VÊ QUE TUDO SE EQUILIBRA COM JUSTIÇA. ASSIM, O POBRE NÃO TEM  MOTIVOS PARA ACUSAR A PRIVIDÊNCIA, NEM DE INVEJAR OS RICOS, E NEM ESTES TÊM MOTIVOS PARA VANGLORIAR-SE DO QUE POSSUEM. SE ABUSAM DA RIQUEZA, NÃO SERÁ NEM COM DECRETO, NEM COM LEIS QUE LIMITEM O SUPÉRFLUO E O LUXO QUE SE PODERÁ REMEDIAR O MAL. AS LEIS  PODEM MOMENTANEAMENTE MODIFICAR O EXTERIOR, MAS NÃO O CORAÇÃO; EIS POR SEGUIDAS DE UMA REAÇÃO DESENFREADAS. A ORIGEM DO MAL ESTÁ NO EGOÍSMO QUANDO OS HOMENS DEIXAREM-SE REGER PELA LEI DA CARIDADE.


FONTE:  LIVRO O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
CAPITULO 16,
8 - DESIGUALDADE DAS RIQUEZAS
ALLAN KARDEC
EDITORA PETIT

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!