Os inspiradores de sonhos e os construtores de conhecimento


   
Os inspiradores de sonhos e os construtores de conhecimento


  Esse é um assunto que eu não queria comentar mas terei pois vejo que é essencial. Bom estava no Facebook (esse é meu perfil pessoal se quiser me adicionar clique AQUI) e vi um compartilhamento de link que dizia que o deputado Jean Wyllys humilhava os seus alunos e como a única coisa que fui a minha vida toda, foi ser aluna quero abordar esse tema.
  Bom antes de falar o que penso, logo (não sei qual o dia certo) postarei aqui no blog um relatório que fiz qual era para analisar um livro que a professora havia passado porém eu comentei sobre de fato o que é ser professor e a diferença entre o professor tradicional (professauro) e o professor amigo mas isso é coisa para os próximos capítulos já que estou esperando ela enviar a nota do relatório, quero muito tirar pelo menos um 9 mas penso que o que a gente escreve muitas vezes é igual a filho teimoso só a gente compreende e gosta.

  Quanto ao Deputado Jean, bom eu não tenho nada a dizer dele nem gosto e nem desgosto. Discordo dele perante questões políticas afinal eu discordo de todos os políticos porém respeito, afinal querendo ou não ele é um ser humano e nossos políticos mesmo nos tirando do sério temos que respeitar. O que chama atenção é o fato dele ter humilhado os alunos(não sei se a notícia é verdadeira ou se é apenas mais uma calúnia midiática) convenhamos quem nunca foi humilhado por um professor? Essa atitude é errada, porém percebo que a maioria das pessoas já presenciou alguma atitude errada dos profissionais, sejam os da educação, saúde ou outros setores, porém nesse caso quero abordar sobre especificamente a educação.
  O que eu acho engraçado é que nós sempre fazemos a analogia que o sistema público não presta, eu mesma sou uma dessas mas já estou pagando pela língua pois hoje vejo que tem muita empresa privada que é muito pior que a pública. Quer um exemplo, já fiquei 2 horas esperando por uma consulta e detalhe isso porque era plano de saúde e dos melhores ao menos de minha região. Enquanto hoje eu soube que dependendo do órgão público você não espera nem 40 minutos, ou seja me senti uma palhaça pois você paga um serviço caro e ainda tem que ficar “criando raízes”.  Outra vez quando bem mais jovem nessa época eu tinha uns 13 anos, eu levei uma queda que simplesmente fez um “rombo monstro” nos meus 2 joelhos então tive que fazer 15 curativos, eu ia todos os dias para o hospital ate que um belo dia a enfermeira confundiu os vidros e colocou éter no meu joelho que estava em estado deplorável... Lógico que eu gritei, e gritei muito nunca senti algo terrível pois é Éter aquele líquido fedorento que faz qualquer pessoa desmaiar. Então imagine aquilo em um ferimento em plena carne viva e detalhe isso foi em uma hospital particular? Já no público o que eu usei foi só para tomar vacina e mesmo assim eu vi como as coisas mudaram pois o posto de saúde era um exemplo em limpeza e organização.
  O mesmo ocorreu na educação, estudei a vida inteira em educação particular e já tive cada professor que me ensinaram coisas boas e outros me deram um verdadeiro curso do que eu não devo ser. Eu estudava em um dos melhores colégios, só porque eu perguntei três vezes a mesma pergunta ao meu professor, ele me mandou pesquisar no Google sem falar do outro professor que eu tive que as aulas dele faziam você rir, pois além dele escrever tudo errado no quadro ele passava a aula toda conversando.
  No Ensino Médio você faz tudo menos seminário, durante três anos de Ensino Médio se eu fiz 2 seminários foi muito já que a intenção mesmo é que você passe no vestibular. Então eu estava acostumada com fazer provas objetivas e nada de trabalho de pesquisas ate que quando você entra na universidade o susto foi imenso já que as provas são subjetivas (aquela que você cansa de tanto escrever) e o que mais tem são muitos trabalhos.
  Todo mundo gosta de dizer que em universidade pública você vai no dia que quer e assiste a aula na hora que bem quer, total mentira eu mesma fiz prova doente pois não pude faltar nenhuma aula e o pior de tudo dizem que professores de universidade pouco se importa com os alunos, mentira também, ao menos meus professores não tenho que reclamar pois foram ótimos tanto em termos de qualidade em ensino como também como ser humano, já que você tem livre acesso para poder conversar com seus professores coisa que eu não tive no meu Ensino Médio, dos 32 professores que eu tive por ano no Ensino Médio,fiz amizades com poucos e esse ano na universidade dos 6 professores que eu tive posso dizer que foi incrível conviver com eles.
  Eu não defendo o nosso governo já que tem muita coisa para melhorar, mas o que eu vejo é que muitas pessoas olham para a privatização como se fossem “a salvação”, mas na verdade não é porque o serviço é particular que ele é de qualidade. Basta analisar a saúde e a educação no sistema privado, ter que lidar com professores arrogantes e mal humorados onde tecnicamente não era para ser assim, afinal você paga em dobro por esse serviço pois você paga ao estado e paga a determinada empresa.
  Penso que o que ocorre é que muitos profissionais não gostam do que fazem, vejo isso direto ao ver fóruns sobre concurso público. O pessoal se quer sabe o que determinado cargo exerce mas querem apenas pelo salário assim como tem muitos que escolhem uma profissão só por causa da porcaria do salário.
  Você tem que gostar do que você faz, emprego é igual a casamento e trabalhar por interesse é igual a casar sem amor e por interesse. Desculpa dizer mas quem se casa por interesse para mim é o mesmo que está vendendo o corpo a única diferença é que você não tem uma certa rotatividade, pois você casa com apenas uma pessoa e não com  5 ao mesmo tempo.
    Penso que para mudar a sociedade, deve-se ter um amplo engajamento. Inclusive os próprios professores pois se um professor vai trabalhar mal humorado ele é está dando praticamente prova que ele não valoriza a educação. Professor é tão importante quanto pai e mãe, eu digo isso pois parte do que eu sou meus professores tem influencia, tanto é que meu interesse pelo feminismo surgiu justamente porque eu tive uma professora que justamente na época ela  cursava um mestrado que estudava o feminismo e ao conversar com ela informalmente percebi que eu me identificava muito com o contexto, o mesmo ocorreu a primeira vez que eu comecei a me interessar por questões políticas foi justamente por um professor. Então se você é um professor você tem como função inspirar seus alunos, o que eles serão amanhã dependi de você.
  A valorização da educação é todo um fator associado desde questões políticas a atuação do professor em sala de aula. Como aluna digo que não existe coisa melhor do que você ter um professor que te inspire, um professor que você não só possa aprender com ele em sala de aula mas fora também, pois em muitas das vezes que conversei com meus professores fora da sala de aula eu aprendi várias lições e me instigaram questionar e buscar o conhecimento. Professor bom é aquele que instiga o aluno a ir além do que os livros trazem, professor tem que debater sobre o assunto e não se deter apenas ao que tal livro cita.
  Não importa se é um professor da rede pública ou da rede privada. Vejo o professor como alguém que constrói sonhos, pois é a partir dele que damos os primeiros passos rumo a caminhos maiores. Esse ano reencontrei um professor de matemática e ele foi meu professor mas atualmente ele é professor de meu irmão, sim ele é  um ótimo professor e quando eu vi ele, antes mesmo de cumprimentá-lo, ele simplesmente me cumprimento e se lembrou de mim após mais de 12 anos. Eu não fui uma aluna ruim pois geralmente os alunos bagunceiros marcam os professores e quando eu contei a ele que já estava na universidade e conversamos sobre educação no Brasil, ele ficou muito feliz, pois ele disse que como é bom saber que querendo ou não ele foi responsável por minha formação tanto quanto educacional mas como pessoa.
  Não podemos olhar para os professores da rede pública e generalizar pois mesmo na rede pública o que mais temos são  professores heróis e que amam o que fazem assim como também na rede particular. Da mesma maneira como tive professores que não gostavam do que faziam tive muitos que não eram apenas professores mas inspiradores de sonhos e construtores de um amplo conhecimento
  É muito bom você olhar para um professor e dizer “um dia quero ser igual ao senhor(a)”. Queira também ser a inspiração de alguém, quando você for trabalhar não pense em apenas no salário do final do mês mas pense que você é um agente transformador e influenciador da sociedade.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!