Freud e os pensadores explicam... Será?


Freud e os pensadores explicam... Será?


  Quem já leu algum livro de Freud, ou chegou a conhecer um pouco de sua teoria sabe muito bem da importância do inconsciente, concordo em muita coisa que sim, “Freud Explica” mas será que todas as explicações para as nossas paixões, medos, e os mais diversos sentimentos estão guardadinhas no inconsciente assim como as lembranças da vovó que estão guardadas em um baú pequeno de madeira?

   Realmente os nossos medos e desejos pode-se dizer que estão cravados em nosso inconsciente, mas não podemos nos deter ao fato que muitas das coisas que acontecem em nossa vida, Freud explica com a sua teoria da psicanálise.
  Não concordo que se eu errei foi porque meu inconsciente quis, eu fico ate imaginando como essa teoria do inconsciente é ótima, pois se a mulher pega o marido com outra basta ele dizer “amor, eu não tenho culpa, foi meu inconsciente” e por aí segue. Eu falo isso, mas por favor guardem segredo porque se meu professor de psicanálise da educação souber, é capaz de me reprovar pela audácia de discordar de Freud, e alegar também que meu comportamento também “Freud explica”.
   Freud também diz, que é mito isso de opostos se atraírem, que na verdade quem se atraem são seus semelhantes, ou seja Freud quis dizer que para uma relação dar certo, por favor esconda seu dedinho podre, e trata de arranjar alguém igual a você! Nisso eu discordo completamente pois se fomos pensar jamais uma pessoa explosiva dará certo com alguém explosivo, pois a personalidade entrará em conflito, de relacionamento isso se transformará em uma guerra ao terror. Também discordo que pessoa calma deve casar com outra pessoa calma, pois isso ameaça ate a evolução  da espécie pois a casa irá se transformar em um  mosteiro. Jamais iria casar com um homem igual a mim, pois se eu não aturo meus próprios defeitos é notório que não irei aturar outra pessoa que tenha os mesmos defeitos que o meu.
  Se você concorda com o que “Freud explica” ou se discorda, não sei, mas uma coisa é fato pena que igual a  Freud só existiu um, pois com toda certeza podemos dizer que ele contribuiu e muito para revolucionar o mundo. Se tem uma coisa que eu sou literalmente apaixonada, é pelo passado, o antigo, o ontem e eu fico pensando, o por quê que nós, jovens não conseguimos também mudar o mundo? Temos toda a tecnologia que possa existir, acesso irrestrito a informação, mas ainda não conseguimos produzir conteúdos do mais diversos a altura dos pensadores de antigamente, basta ver o segmento musical, como é agradável e inspiradora a MPB de antigamente, ao meu ver MPB só é boa a da época da ditadura, que a repressão foi útil em algo, inspirar as pessoas ( não sou a favor da ditadura, ate porque se hoje existisse ditadura certamente estaria morta pois não abro mão, de meu direito de liberdade de expressão, sou contra a censura)
  O mesmo ocorre com a literatura, eu sinceramente detesto a literatura juvenil de hoje, que fica o tempo todo falando em quando a adolescente de 14 anos vai ter sua primeira relação, e fica mostrando uma jovem com muitas dúvidas coisa que podem ser sanada com apenas uma pesquisa no Google, então para quê escrever um livro falando do primeiro beijo ou o primeiro... sei lá ? O mesmo ocorre com os livros para nós, mulheres, tem tanta coisa para falar sobre as mulheres mas sempre colocam como uma idiota, que estão sempre magoadas, é  ridículo livros que para aumentar o ego das mulheres criam mil e uma frases para prejudicar os homens, ao meu ver não existe isso que “mulher é complicada e homem não presta”, o que existe é falta de diálogo.
  E as músicas então essas são deploráveis, quase um “suicídio auditivo”, a moda também não fica atrás, já que paramos no tempo pois não produzimos mais nada, apenas estamos vivendo no estilo “retrô”, desculpa esfarrapada, resgatamos as roupas do passado pois sabemos que não temos idéias a altura daquelas que literalmente passaram, o que é lindo hoje nossa vovó já usou um dia!
   Todos esses fatos só confirmam uma coisa, para sermos felizes temos que viver com o pensar do passado, por exemplo se o assunto é literatura temos que ressuscitar o nosso passado, como Machado De Assis, Olavo Bilac, Clarice Lispector e muitos outros, se o assunto é quero me inspirar em apenas no ato de ouvir uma música, temos que buscar na MPB pois é lá que existe vida de verdade, sentimento, engajamento e se o assunto é quero ativar meu senso crítico nada como misturar em um diálogo literário - teórico e filosófico Freud e Nietzsche.
  Uma dica que eu dou para buscar motivação e inspiração para viver, é volte ao passado, resgate os pensadores do passado pois mesmo com muitas limitações e falta de recursos eles conseguiram produzir conteúdos, que podemos dizer “é o cérebro do mundo”, são eles que nos ajudam a pensar, a questionar e principalmente a nos questionar, a nos perguntar, a nos descobrir, e ver que pensamentos podem sim construir um mundo!

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!