A salvação de seu filho só dependi de você!


A salvação de seu filho só dependi de você!

  Bom eu pensei muito antes de escrever esse post, pois é um assunto delicado e pessoal também, na verdade o que motivou a escrever sobre esse assunto qual eu não queria, foi a morte de um amigo e conhecido, digo amigo porque fomos amigos e estudamos por um bom tempo juntos e conhecido porque há dois anos não falei mais com essa pessoa, devido ao período de vestibular, qual havia ficado o tempo todo focada nas provas.
   Esse meu amigo, tinha a minha idade, moramos no mesmo bairro, estudamos no mesmo colégio, e também de certa forma tinha uma vínculo com essa pessoa já que meu tio paterno é avô dele. Tivemos a mesma educação a única diferença é que meus pais são rígidos, do tipo que cobram notas boas e chegar cedo em casa, já os pais dele eram mais permissivos.

   Em nossa adolescência tivemos os mesmo amigos, porém comportamentos diferentes, ele entrou para o mundo das drogas e eu não, por isso que eu digo a única forma dos filhos não entrarem nas drogas é que os pais sejam exigentes, eu não entrei pelo simples fato de meus pais cobrarem muito de mim, pois se não fosse isso correria um risco maior.
  Não adianta esconder mas é muito fácil conseguir drogas, ainda mais quando se é jovem e de classe média alta, se os pais forem ausentes esse é um grande passo para o vício, não posso generalizar mas todos os usuários de drogas qual eu pude conhecer apenas se drogavam por pura revolta dos pais, pelo fato dos pais serem materialistas e se preocuparem mais em ostentar bens materiais do que, com o fato de ao menos perguntar a simples frase “tudo bem filho?”. Se você é pai, eu te peço, pois perdi um amigo devido as drogas, seja exigente e der atenção ao seu filho, é a única forma de evitar isso! Se seu filho sair paras as festas cuidado com os amigos, procure saber de todas as formas quem são os amigos de seus filhos, pois amizade influência sim!
   Atualmente mais se encontra usuários de drogas na classe média alta do que na periferia, obviamente tudo é abafado pois se a própria mídia divulgar tudo que sabe, ela própria se prejudicará, infelizmente nosso país é assim, apesar que está mudando pois nós temos que batalhar para isso, para que não aja censura e nem omissão de informações.
  Esse meu amigo, qual não posso divulgar o nome, começou sendo usuários de bebidas em festas, depois drogas ate que entrou no vício, e resolveu trocar o apartamento de luxo dos pais para a vida de um traficante na periferia, ate que matou muitas pessoas por crimes de homofobia, por dívidas de drogas e brigas de gangues rivais, e seu fim não poderia ser outro, alguém o matou, difícil saber quem foi já que adquiriu muitos inimigos.
  Ouvi muitos comentários negativos sobre ele, mas quem o conheceu e teve a oportunidade de conviver sabe que ele apenas se tornou assim devido a amizades erradas, e o pior permissão excessivas dos pais. Não podemos culpar a sociedade por esses crimes, mas cada família tem a responsabilidade de zelar por todos os membros dessa família, eu nunca usei drogas por pura opção já que conseguir é muito fácil, droga não é caro, é barato, o que é caro é a quantidade, nunca usei pois sei que ela mata, e sempre ansiei pela vida e não pela morte.
  O adolescente por mais ajuizado que seja, pois sempre fui “ajuizada”, sempre tirei boas notas, e nunca dei trabalho aos meus pais, mas todos conhecem algum coleguinha que usa drogas, ate porque, antigamente traficante se resumia apenas ao trombadinha de rua, enquanto hoje o traficante são os que estudam com você, o filho de cirurgião plástico, do deputado, do delegado, do empresário. As pessoas continuam suas amigas ate porque durante o contexto escolar todos são sóbrios, mas tudo muda fora dos “muros da escola”.
   É muito difícil cuidar dos jovens de hoje, mas se você que tem filho, puder não permita que seu filho freqüente tantas festas, cuide das amizades dele, cuide dos gastos que ele tem com o dinheiro, pergunte quanto que ele gastou, olhe os objetos de seu filho e se possível cheire ate as roupas, obviamente tudo isso escondido das vistas desse jovem. Eu digo isso, porque ate hoje, eu em quase meus 20 anos de idade meus pais fazem isso comigo, como muitos sabem eu estudo em uma universidade pública, onde lá não existe o boletim de notas, e mesmo que existisse meus pais não pagam meus estudos, mas mesmo assim eles fazem questão de saber cada nota que eu tiro, e como diz a frase “ai se eu mentir”, que realmente é um mico minha mãe ir na universidade querer ver minhas notas, mas essa é a única maneira do filho obedecer, cobrando deles.
  Falo isso por ser jovem, talvez se um jovem ler isso vai dizer que eu sou louca, pois muitos associam ao fato de ser jovem com o fato de ser irresponsável, mas é esse fator de exigência de meus pais, fazem com que eu me comporte bem, respeitando as ordens impostas por eles. É muito triste chegar em casa e ver seu amigo no jornal, sendo acusado por crimes terríveis e mais triste ainda é ver seu amigo morto em uma casa, menor do que o próprio quarto dele! Com toda certeza, ele jogou a vida dele no lixo, pois hoje eu disse a minha mãe, que tantas pessoas querem estudar e acabam desistindo por falta de oportunidade, enquanto ele desistiu dos estudos não por falta de oportunidade mas pelo desejo de desmoralizar os pais, mostrar que dinheiro não vale nada, que nome no final de tudo só servi para uma coisa, ser difamado, mostrou que sim, os pais podem salvar e evitar que os filhos entrem nos caminhos conflituosos.
 Por isso que eu digo, prefira exigir de seu filho e ser tida como chata do que permitir tudo, e tê-lo morto! A lição de vida que eu tirei é, quando eu era mais jovem eu pensava no dia que eu tiver filho eu irei permitir ele fazer tudo que quiser, para que ele aproveite tudo que eu não pude aproveitar, afinal eu tinha que estudar, como até hoje, que continuo estudando, mas hoje eu vejo, que no dia que eu tiver filho darei a ele a mesma educação qual eu tive, pois ao meu ver é a única forma de evitar e prevenir esses acontecimentos que destroem tantas famílias.
  Muitos dizem que o jovem se droga porque não tem oportunidade, ou por não ter uma melhor condição financeira, isso é mentira os motivos que levam ao jovem a inserir nas drogas são diversos mas dinheiro não salva um jovem de entrar nas drogas, ao contrário muitas vezes estimula porque pelo fato de se ter dinheiro é mais fácil tanto de se obter esses entorpecentes quanto de contratar um bom advogado e conseguir o recurso de “salvo conduta”.
  É muito fácil dizer que se deve se ter amigos que apenas sejam “certinhos”, o drogado ele não passa 24 horas de seu dia alucinado, o problema que a droga trás é a abstinência, ou seja o vício, pois para manter esse vício o ser humano vai a conseqüências máximas, perdendo literalmente a razão.
  Prevenir o uso da droga não é só dizer “a droga mata”, mas é fazer um trabalho conjunto com principalmente os pais, depois todo o contexto escolar e após isso, os jovens. Os pais para que saibam serem pais, impondo limites e amigos ao impor confiança, com os professores para que os professores não seja só o mestre mais o amigo também do jovem, um amigo ate mesmo conselheiro, e com o jovem mostrando o mal que a droga trás. Essa é minha visão de como evitar esse mal terrível!
  As pessoas não entram na droga por medo de seus malefícios mas elas não entram pois sabem e conhecem os limites quais receberam, tanto é que ate hoje eu penso “não irei fazer isso porque meus pais não deixam”, impor limite é essencial, vital e também um ato de amor. Os pais não podem ser tiranos mas líderes, não é usar da ideologia de um déspota mas usar, que na vida tudo se há um limite, e que tudo deve possuir uma organização, de preferência com REGRAS.
  Expus o fato de ter convivido com colegas em minha fase escolar, que utilizavam drogas e ate vendiam, essa realidade qual eu expus não é diferente da de seu filho, sempre pensamos que drogas se resumi apenas a colégios públicos mas engana-se, pois sempre estudei em colégios particulares, quais possuíam mensalidade altas, sendo referências em prêmios de qualidade e excelência. Hoje estudo em uma instituição pública, e nesse convívio pude constatar que mesmo estudando em um ambiente tão amplo nunca ouvi de nenhum de meus novos amigos e nem colegas que eles fazem ou já fizeram uso de entorpecentes, então necessitamos acabar com a idéia que traficante de drogas é apenas quem veio de lugares violentos, precisamos parar de estereotipar as pessoas, hoje convivo em uma maior diversidade se for comparar da época que tinha aulas particulares, mas hoje eu vejo como é bom essa diversidade, que a imagem de alguém não significa nada, mas o caráter dela é realmente o que ela é e representa ser!
 
Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!