Vamos falar de soja?



 

Vamos falar de soja?

De uns tempos para cá, tenho buscado um estilo mais Zen de se viver. Tenho refletido mais, lido e ate meditado mais. Tenho lido muito sobre holisticismo e esoterismo, escutado musicas mais calmas e nutrido um forte amor por um estilo de vida mais saudável, com mais aroma, mais cores, mais alegria, mais poesia e nutrido o sonho de uma casa com mais natureza e com um pé no hippie (cheia de mandadas, incensos, flores, ervas e muito cheiro de natureza).

Eu sou muito idealista, tenho feito de meu quarto um templo onde eu realmente possa ser feliz, com mais detalhes que me deixam feliz. Minha estante está do jeito que eu gosto, tenho ascendido mais incensos de rosas brancas, me vestido mais feliz e confortavelmente - porém meu hábito alimentar continuava não tão feliz.

Eu acredito muito no Destino, em conspiração do Universo ou propósitos diferenciados de Deus. Então, nos livros que eu estava lendo, do nada falava em estilo mais natural, vegetarianismo e veganismo. A própria internet, do nada aparecia postagens sobre veganismo e vegetarianismo no meu feed de notícias seja do Facebook ou do Twitter, e ate nas conversas aleatórias na universidade sempre terminava em veganismo.

Estava numa reunião de grupo de pesquisa e do nada começamos a falar sobre veganismo, em outro dia na hora do almoço com meus amigos, esse assunto voltou à tona. Depois de uma reunião saímos para jantar com outro grupo de amigos e novamente falamos de veganismo. E ate em alguns poucos dias atrás, eu e meus outros amigos estávamos falando da reforma agrária no país e analisávamos sobre o MST e toda luta desse movimento e do nada começamos a falar da “cultura da carne” e de veganismo. E no mesmo dia, cheguei tarde em casa porque estava em reunião, então quando entro na internet, a primeira coisa que vejo é link sobre veganismo. Fiz o que tinha para fazer: ler e-mails, conversar com uma amiga que estava em viagem, postar relatoria de reunião e depois dormir. No outro dia, acordei pensando sobre vegetarianismo e veganismo, fui para o Hospital fazer atendimento psicopedagógico na classe hospitalar, lá conversei com minha orientadora sobre veganismo, vim para casa e assim que entro na internet novamente aparece postagem sobre veganismo. Então decidi ser vegetariana.

Eu já tinha ficado 1 ano e meio sem comer carne vermelha, comia carne branca, depois voltei a comer carne vermelha ate que estava me sentindo mal em ter que comer carne. Geralmente as pessoas param de comer carne depois de assistir a documentários que mostram como os animais sofrem antes de morrer. No meu caso, foi meio que uma conspiração do universo.

O engraçado é que a soja é infinitamente mais barata que a carne e mais saudável também. O preço da soja varia dos 3 reais ate os 5 reais, já a carne é sempre acima de 10, 15, 20 reais. É mais fácil preparar soja do que carne e é mais rápido também.

As pessoas falam que soja tem agrotóxico, mas a carne também tem gorduras que super faz mal a nossa saúde, sem falar que a ração do animal também tem agrotóxico, além dos tratamentos que os animais recebem para engordar. Então a meu ver, a soja ainda é menos prejudicial.

Essa semana fui ao supermercado e tive que passar pela seção de frios, tive ânsia de vômito pois tem muitas carnes com sangue. Em minha casa, quem prepara a comida é minha mãe, então faz tempo que eu não via como as carnes vêem com sangue. Mesmo estagiando no ambiente hospitalar e vendo sangue frequentemente, é outro contexto e não me causa  tanta aflição quanto no supermercado. O que eu pude observar da soja é que ela dá muita saciedade, eu almoço e demoro um tempão para sentir fome novamente.

Durante dois dias eu preparei a soja, ficou ate boa de se alimentar, só que minha mãe cozinha infinitamente melhor. Eu estou na fase de estudo dos temperos da soja, minha mãe vai me ensinar como fazer, apesar que ela também estar na fase dos testes *mas ela cozinha hiper bem*. Quando eu fiz a carne de soja, ela ainda ficou com um pouco do gosto da soja, dava para perceber que é uma proteína da soja, já minha mãe prepara de uma forma que você não percebe que é carne de soja, a única diferença é a textura, pois a carne da soja é infinitamente mais macia e leve.

Eu não vou fazer apologia de “Coma carne de soja e salve a mãe natureza”, mas vez ou outra irei fazer alguma postagem sobre vegetarianismo, pois a comida mais natural trás mais saciedade e melhora a digestão. A primeira coisa que eu fiz foi contar aos meus amigos, pois como a gente sai muito e eles não são vegetarianos, na hora de pedir algo para comer vai rolar uma inclusão alimentar, ao pedir pratos que também sejam para vegetarianos.

Eu não virei vegana, talvez futuramente sim, ainda estou me adaptando ao vegetarianismo a exemplo de aprender a cozinhar. Eu não virei vegana porque infelizmente ainda vivemos numa cultura muita carnívora, a começar pelos produtos que se é vendido na universidade. Tem dias que eu chego na universidade às 7 horas da manhã e só saiu de lá as 22 horas, lá tem saladas de frutas, mas uma coisa me chama atenção são os ditos sanduíches naturais que sempre vem lotado de muito frango e requeijão light, ou seja é um “pseudonatural”, pois tem poucos vegetais dentro do sanduíche.

Nos dias que eu ficar o dia inteiro na universidade, eu levarei sanduiche de soja, ou me contentarei com as saladas de frutas da universidade que por sinal são ótimas. Outra questão, que eu ainda não virei vegana é em relação ao chocolate, pois eu sinto vontade de comer chocolate quando estou na TPM e ate então não encontrei chocolate de soja para vender. Tudo tem muito leite de origem animal, mas minha meta é me adaptar o máximo que eu puder para ser vegana. Apesar que eu estou amando a experiência de tomar leite de soja. Eu brinco com meus amigos, que, quando eu chegar ao Nirvana, me tornarei vegana.

*Veganos não comem nada de origem animal e nem usam/ vestem nada de origem animal. A exemplo, de parar de mascar chiclete, usar bolsa ou sapato de couro, não usar cosméticos que são testados em animais e etc. Acho que o pior do que deixar de comer chocolate é quando você olha para o seu lado e ver quantas coisas são de origem animal, quantos hábitos precisamos mudar, como somos alienados por um sistema que explora e a gente pouco percebe. 

Eu digo isso, e é porque eu sou uma dessas que super criticam o sistema, por ser ativista e por estarmos em luta o tempo todo, me sinto menos manipulada, porém quando paro e analiso o quanto que o nosso consumo vem de tamanha exploração, eis que questiono o quanto que nós passamos anos sem perceber certos detalhes. 

PS: Segue um link de um relato sobre vegetarianismo, vale a pena a leitura!


Receitas Vegetariana e Vegana: http://www.cantinhovegetariano.com.br/

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!