PARA PENSAR: A CAMA


PARA PENSAR: A CAMA

Havia dois homens muito doentes, que ocupavam o mesmo quarto em um hospital. Um podia sentar na cama todas as tardes durante uma hora para ajudar a drenar o líquido de seus pulmões. Sua cama dava para a única janela do quarto.

O outro homem tinha que ficar o tempo todo de barriga para cima. Os dois conversavam durante horas. Falavam de suas mulheres e suas famílias seus lares, seus trabalhos, sua passagem pelo serviço militar, onde haviam passado as férias... Todas as tardes, quando o homem da cama junto à janela podia se sentar, passava o tempo descrevendo a seu vizinho todas as coisas que podia ver do lado e fora. O homem da outra cama começou a desejar que chegassem essas horas em que seu mundo se alargava e ganhava vida com todas as atividades e cores do mundo exterior.

A janela dava para um parque com um lindo lago; patos e cisnes brincavam nele. Tão logo julgou apropriado, depois do falecimento de seu colega de quarto que tão belos relatos do mundo lhe fazia todas as tardes, o outro homem pediu para ser transferido para a cama ao lado da janela. A enfermeira o transferiu com prazer e, após se assegurar de que estava confortável, saiu o quarto.

Lentamente, com dificuldade, o homem se ergueu sobre os cotovelos para dar sua primeira olhada no mundo exterior; por fim teria a alegria de vê-lo por si mesmo. Esforçou-se para girar o corpo e olhar pela janela ao lado da cama... e encontrou uma parede branca.

O homem perguntou à enfermeira o que poderia ter motivado seu colega a descrever coisas tão maravilhosas olhando pela janela. A enfermeira lhe disse que o homem era cego e que não poderia ter visto nem a parede:
“ Talvez só quisesse animar você”.

A dor dividida é metade de um sofrimento, mas a felicidade, quando compartilhada, se multiplica.

Autor desconhecido.


FONTE: LIVRO A SOLIDARIEDADE
JORGE MARIO BERGOGLIO
PAPA FRANCISCO
ABRAHAM SKORKA E MARCELO FIGUEROA

EDITORA: BENVIRÁ

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!