Resenha do livro ‘Cansei de ser Boazinha’






Resenha do livro ‘Cansei de ser Boazinha’


O livro Cansei de ser Boazinha é um projeto muito inovador da escritora Sueli Zanquim. Eu acompanho há um tempão o trabalho da Sueli, passei minha adolescência vendo minha mãe ler os livros dela, depois eu também iniciei lendo seus livros e de seu esposo Carlos Torres. Além de ser hiper admiradora do trabalho deles, também me inspiro no estilo de vida deles pois eles sempre valorizam muito a espiritualidade, confesso que aprendi muito com eles, seja por meio dos livros ou acompanhando suas vidas pelas redes sociais.  



O livro Cansei de ser Boazinha é um diálogo franco com nós, mulheres, mas eu não me limitaria só as mulheres, porque o comportamento citado por Sueli em tal livro muitos homens também tem. É quando a gente diz mais SIM do que NÃO. Sabe quando as pessoas humilham você e você simplesmente aceita, com a desculpa que você é superior e que não vai discutir, que você releva? Pois é, isso é a síndrome de ser boazinha, que por sinal eu também tenho isso.

O interessante é que antes da leitura do livro Cansei de ser Boazinha, eu pensava que eu fosse mais segura de mim, ate que descobri que cometo tais erros. Minha mãe diz que eu não posso aceitar tudo que me dizem, que eu tenho que também colocar um limite. Tenho tentado, tenho colocado tais limites sugeridos por minha mãe, mesmo seguindo o conselho dela, depois me pego questionando e ate com pena da pessoa que age de forma ríspida. Sempre me pego pensando: “Ah, mas se fulano agiu assim é porque vai saber a história de vida dele”. Então minha mãe argumenta, dizendo que por mais que uma pessoa tenha tido uma vida muito ruim, isso não é desculpa para ser traíra e invejoso. Sim, eu convivo com pessoas que infelizmente estão esperando a primeira oportunidade para puxar seu tapete.



No livro, Cansei de ser Boazinha, Sueli argumenta que nós mulheres temos que repensar a nossa essência - que com a modernidade nós conseguimos cargos importantes, mas estamos esquecendo a beleza que é ser mulher. E realmente confesso que esqueci da beleza que é ser mulher. Minha mãe teve a mim e ao meu irmão, por meio de parto cirúrgico, aquele que a mulher é anestesiada e fica 30 dias de repouso. Essa semana eu estava lendo sobre o parto humanizado feito no lar, confesso que algo tão lindo de ser ver. Assisti alguns vídeos do parto humanizado, a interação do pai com a mãe, a gestante caminha pela casa antes de dar a luz e enquanto isso ela relata toda a sensação de seu corpo, sentindo o alargamento da bacia para poder dar passagem para o bebê nascer, ate que ela se deita numa banheira e o bebê nasce na água. Enfim, durante o vídeo, você senti a emoção, dar uma vontade de chorar e quando o bebê finalmente nasce, é de uma alegria indescritível. 

Eu nunca tinha parado para pensar sobre a beleza que é dar a vida ao ser humano, sinto que  com a modernidade estamos perdendo um pouco da condição materna. Primeiro, a gente adia quando queremos engravidar e depois recorremos a blocos cirúrgicos para ter o bebê de forma mais rápida possível e mais fria também. Se eu fosse dar a luz hoje, escolheria o parto humanizado, para poder realmente vivenciar a questão da maternidade de forma mais natural possível.

Outro dia assisti a uma palestra na universidade e dizia que de tanto a gente ter que ter uma postura determinadora na profissão, acabamos agindo de forma machista, esquecendo a nossa sensibilidade de ser mulher. Nós, mulheres devemos lutar sim contra a violência de gênero mas sem esquecer de como é belo ter a sensibilidade feminina, o amor materno e a nossa real essência. E é sobre a essência feminina que o livro Cansei de ser boazinha aborda brilhantemente.



Eu achei lindo Sueli, ter escrito no livro Cansei de ser boazinha, que devemos valorizar a nossa essência feminina, pois querendo ou não estamos deixando essa essência se esconder.  No início do livro, Sueli, explica sobre como o sistema financeiro e a modernidade tem afetado em nossa condição de ser mulher, depois ela trás praticas espiritualistas para avivar a nossa essência feminina, a exemplo de palavras de afirmação (pensamentos positivos e mantras), técnicas de reflexão (meditação). Além de muitos aconselhamentos sobre como devemos refletir sobre a nossa condição feminina, no trabalho, como sentimos, amamos, questões referentes ao cuidado do corpo e a sexualidade e etc.

Cansei de ser boazinha é um ótimo livro e uma excelente leitura para repensarmos nossa própria essência e comportamentos.


Informações do livro:

Editora: Madras

Autora: Sueli Zanquim

Páginas: 144

Preço: R$ 19,90

Maiores Informações: Site da MADRAS

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!