Será que você está vivendo?



Será que você está vivendo?

   Se as pessoas soubessem como viver a vida, garanto que a vida seria tão leve, tão simples e tão... Esplêndida. Passamos a vida inteira buscando algo chamado satisfação ou realização, isso eu nunca consigo entender, pois quando mais penso sobre o ser humano mais percebo que a nossa espécie é insaciável, ao menos é o que sinto ao observar os animais, de fato os animais sentem tristeza assim como nós, mas insatisfação talvez só nós temos a capacidade de sentir pelo fato de termos algo chamado racionalidade.
  Vemos a racionalidade como o marco do homem civilizado ao menos foi o que eu sempre ouvi a vida inteira nas aulas, que devemos ser seres racionais e escuto ao prestar atenção na explicação de alguns amigos, mas percebo que a racionalidade não só nos trouxe inteligência mas também nos trouxe controle de emoções qual muitas vezes faz com que guardemos rancor. Já que não podemos “expor” nossas emoções o tempo todo, pois a sociedade ver como um ato de burrice aquele ser que se mostra como emocional, e cada vez mais as pessoas tem problemas emocionais, recorrem a psicólogos alegando estarem infelizes mas se quer sabem o que lhes deixam infelizes ou então ficam vivendo em uma vida como se estivessem a deriva. É como se em seus corpos não tivesse uma alma que animem esse corpo, alguns parecem zumbis, não reconhecem a essência da vida e se quer sabem admirar coisas simples.
  Um dia desses eu estava em meu quarto analisando alguns textos para mais um relatório, e como sempre correndo contra o tempo, ate que eu abaixei a cabeça pois estava cansada e era uma tarde mais ou menos umas 13 horas, eu estava em casa pois nesse dia não tive aula. Então quando abaixei a cabeça, no vidro da mesa estava refletindo as nuvens já que a janela estava aberta, quando eu vi aquelas nuvens tão belas se movendo, eu pensei como tudo isso é tão lindo. Fazia tanto tempo que eu não parava e ficava perdendo alguns segundos olhando as nuvens enfim essas coisas simples. Passei quase 2 minutos olhando as nuvens pelo reflexo do vidro então eu pensei: “E eu aqui me mantando enquanto lá fora simplesmente o mundo não para, a natureza continua bela independente do meu dia cansativo e muitas vezes frustrados”.
    Se fomos analisar as nossas vidas,  apenas fazemos duas coisas que é ficar correndo atrás do que tanto queremos, lutando para conquistar bens materiais, e realizar desejos meramente sociais e outra coisa que vivemos fazendo: é reclamando, é impressionante como reclamamos de tanta besteira. Então percebo como somos pessoas frustradas, pois isso não é viver e sim está num mundo para sobreviver.
  Alguns dias eu fui numa palestra, que eram dicas de como passar em concursos, vestibulares e provas, então eu pensei todos que estamos aqui queremos satisfação material afinal quem não quer um bom emprego? Então passamos a vida toda nesse ciclo vicioso, estudamos ate entrar em uma universidade, depois estudamos muito para conseguir a profissionalização, depois estudamos mais ainda para conseguirmos a qualificação ate que conseguimos um bom emprego, enquanto isso de fato conseguimos conciliar lazer com as obrigações (nem todos alguns não sabem o que é lazer há um bom tempo) mas querendo ou não perdermos nossa essência, somos naturalmente competidores. Estamos competido desde a época que éramos sêmen, mas isso simplesmente é tão fugaz pois ficamos preocupados com tanta bobagem e se quer paramos para prestar atenção em coisas simples, se você analisar são poucas pessoas que escutam música prestando atenção na letra.
  Quando eu quero relaxar simplesmente me recolho em meu quarto e coloco músicas que eu gosto mas fico apenas prestando atenção na letra, pois música é algo tão pessoal. Uma vez eu conversa com um de meus amigos já que ficamos indicando musicas um para o outro, e comentávamos sobre as nossas play list e eu dizia que não gostava que as pessoas mexessem na play list seja do celular, do computador ou de qualquer outro music player pois ao menos minha  playlist é tão minha (com exceção da playlist do blog), é tão pessoal, é o que sou verdadeiramente, pois música boa é aquela que diz o que sentimos ou então quando refleti o nosso estado de espírito naquele momento.
   O que falta em nossas vidas é prestar atenção em mais detalhes e esquecer por apenas cinco minutos os números do tão sonhado contracheque, pegue uma música que você gosta e preste atenção nela, e pense o por quê que você gosta dessa música.
  Se tem uma música que eu amo, gosto muito, logicamente essa é uma das que eu tenho em minha playlist, já que amo MPB e outros gêneros. Uma musica que eu gosto de ouvir se chama Certas Coisas(colocarei ela no vídeo abaixo da postagem), pois é quando eu penso que tudo nessa vida é tão necessário ate a escuridão, o silêncio e que na vida tudo é tão dependente e entrelaçados ou interligado.
  A cada dia que passa percebo que é impossível as coisas serem isoladas, uma teoria que eu amo é o Paradigma científico de Thomas Kuhn logicamente essa teoria remete ao cientificismo mas se jogar ela em nossas vidas, percebo que a vida é interdisciplinar, há sempre um modelo a ser seguido porém esse modelo nos inspira questionamentos e se ate na ciência é necessário a interdisciplinaridade entre as próprias ciências para que nasçam novas teses o mesmo ocorre em nossas vidas, necessitamos do outro, dos erros, defeitos, qualidades e acertos não só nosso mas também do mundo. Há casos de pessoas que conseguem viver isoladas, mas aquele que se isola mesmo vivendo em uma sociedade repleta de pessoas, desculpa dizer, pois essa pessoa é egoísta... É muito fácil viver sem cometer erros, afinal errar duplamente é mais perigoso do que errar sozinho. Aquelas pessoas que economizam palavras, evitam o envolvimento com outras pessoas ela pode ter medo de se decepcionar ou de errar mas antes disso ela tem medo de viver.
  O meu maior medo, é de estar em uma vida e não souber aproveitá-la, uma vez conversando com o mesmo amigo que eu citei acima, dessa vez falávamos de morte e como na vida tudo passa tão rápido, ele disse a seguinte frase que é uma recopilação de Renato Russo e ela dizia mais ou menos assim: “Os bons morrem jovens”, e eu disse então se é para morrer jovem então eu prefiro não ser tão boa mas para ter o direito de viver um pouquinho a mais, pois amo viver, a morte é algo biológico temos que morrer para dar a vez a outros mas é tão bom viver.
  Ninguém quer morrer, nem eu que estou no auge de minha vida, numa idade excelente a minha única preocupação é não ser uma pessoa frustrada no futuro, dogmaticamente se tiver que morrer foi por que Deus quis (tem alguns casos de pessoas que buscam a morte ao se arriscarem) mas com toda certeza olharia para Deus e diria “justo agora Deus, bem que você poderia ter esperado mais um tempinho tava tão bom lá em baixo hehehehe”.
   Nessa semana eu conversava com meu professor e comentávamos dos amigos que morreram jovens e chegamos a seguinte conclusão que a morte de um jovem soa como algo tão ruim e triste porque é como se fosse uma vida de desperdiçada, depois rimos e falamos agora estamos com o preconceito com a morte, seria muito bom se apenas as pessoas morressem de velhice, a nossa justiça não é igualitária mas ao menos a morte é.
  O que quero dizer com tudo isso é que simplesmente viva, não se preocupe tanto com as contas a pagar ou com o fato de querer engordar a sua conta bancária, mas reserve um tempo para você afinal de contas a morte é igualitária ela não vai esperar você envelhecer para lhe convidar a se retirar da vida, ninguém quer morrer eu mesma não faço a mínima questão de conhecer o além mas ninguém sabe quando iremos a única coisa que sabemos que hoje, é o presente. Então para quê ficar tentando adivinhar o futuro? Esqueça o passado e apenas respire o presente.
  Ah... Escute sua música preferida mas preste atenção na letra, pois toda música tem uma história por trás de simples versos, é que nem livros. Eu sou apaixonada por livros e principalmente teorias pois a cada teoria que nasce tem uma pitadinha de vida, de história e ate sentimentos por mais cientificista que seja.


Jéssica Cavalcante

1 comentários:

  1. Boa tarde! Que lhe seja leve e iluminada!
    Amei,amei, amei muito este post! Ele é..Na medida sabe, na pinta!
    A DO RO!!!!
    Bjins molhados de luz pra vc!

    Zezezen24

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!