Resenha do livro Os búzios da Santeria



Eu sou apaixonada pela cultura afro, principalmente o jogo de búzios. É realmente um dom divino, pois não é simples jogar  búzios. Eu não sabia que em Cuba os búzios eram tão valorizados, ate mesmo quanto ciência.



Para quem não sabe, eu sou apaixonada por Cuba e tenho pretensão de ir visitar Cuba, pena que não poderei morar lá pois o governo Cubano prefere que a gente ajude Cuba de longe, ao nos empenhar para construir nosso país. Tenho amigos que se formaram em Cuba, que terminaram Medicina lá e os relatos que eles me contam é lindo de se ver e de se ouvir. Sei que em Cuba eles valorizam muito as terapias alternativas, então é comum o médico ter um trabalho interdisciplinar com as benzedeiras e com os santeiros (jogadores de búzios). Então uma pessoa vai a um santeiro, na consulta se ele percebe que a paciente não está bem, ele próprio encaminha ao médico e nisso o médico e o santeiro chega a realizar uma ação interdisciplinar, pois por meio da consulta com os búzios consegue ter acesso a personalidade e ter um contato mais sensível com o paciente. Isso  é muito lindo. Me pergunto quando o Brasil também será assim?



Outra curiosidade, bem antigamente os búzios eram moeda de troca na costa de Guiné na África. No livro Os Búzios da Santeria ensina como jogar os búzios, na verdade para jogar é ate fácil, a parte complicada é entender o significado, porém no livro explica bem direitinho, ele mescla a interpretação na linguagem brasileira e na linguagem afro. Em cada interpretação, tem mantras e provérbios, além de uma explicação linda sobre o que cada búzio significa (o modo como cai e suas combinações), o lindo é que ele contextualiza as significações com características da cultura afro-cubana. A palavra que decifra a minha sensação ao termino da leitura, é ENCANTADA!


Informações do livro
Editora: Madras
Autor: Fernadez Portugal Filho
Páginas: 184                 
Preço: R$ 29,90
Maiores Informações: Site Da Madras


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!