terça-feira,
fev
28,

VÁ DEVAGAR COM AS VITAMINAS




VÁ DEVAGAR COM AS VITAMINAS


Se vitaminas são benéficas, então quanto mais vitaminas ingerimos melhor, certo? As coisas não funcionam bem assim.
Em alguns casos a dosagem recomendada de uma vitamina já é a quantidade máxima que o nosso corpo é capaz de processar. Em outros, tomar uma dose maior do que nosso corpo é capaz de processar. Em outros, tomar uma dose maior do que a indicada pode ser prejudicial. Você deve se certificar de que seu corpo recebe as vitaminas e os sais minerais de que os seres humanos necessitam, mas deve resistir aos apelos que levam ao consumo excessivo de  “supervitaminas”.

“ Tomar uma quantidade excessiva de uma vitamina ou de um sal mineral pode ser tão perigoso como se privar totalmente desses nutrientes”, diz a Dra. Beverly McCabe-Sellers, professora de nutrição na Escola de Medicina da Universidade de Arkansas. Ela chama a atenção para a importância do mais recente alerta lançado pelo Instituto de Medicina, uma organização sem fins lucrativos associada à Academia Nacional de Ciências , que há décadas tem sido a referência nas discussões  sobre a quantidade de cada nutrientes de que uma pessoa realmente precisa. “ No último de uma série de relatórios  atualizando informações sobre o valor dos nutrientes para os seres humanos, o instituto estabelece os limites – as quantidades máximas que um indivíduo pode ingerir sem o risco de sérios danos à sua saúde –para substâncias como vitamina A, cobre, ferro, manganês e zinco”, Observa a Dra. McCabe- Sellers.
Ela acredita que o relatório precisa ser plenamente difundido entre os consumidores, porque já se cansou de testemunhar casos de vítimas de “ superdosagens” de suplementos vitamínicos que tomaram cinco ou até dez vezes mais do que a quantidade recomendada para determinado nutriente.
“ Embora os homens necessitem de novecentos microgramas de vitamina A por dia, e as mulheres, de setecentos microgramas, alguns suplementos oferecem  até sete mil e quinhentos microgramas numa única dose. Isso é mais do que o dobro do índice que a Academia Nacional de Ciências considera uma perigosa superdosagem.”
A Dra. McCabe-Sellers acrescenta: “ Definitivamente, essa é uma das situações em que o excesso de uma coisa boa se torna prejudicial.”

Médicos do Instituto Dana-Farber de Câncer , em Boston, chegaram à conclusão de que as pessoas que sofrem de câncer e vão além da dosagem diária recomendada de vitaminas e sais minerais podem agravar os efeitos da doença e ver reduzida a eficiência das terapias convencionais de combate ao câncer.



Fonte: Livro Os 100 Segredos das Pessoas Saudáveis
Descobertas simples e úteis dos estudos sobre a saúde
David Niven, Ph.D.
Editora:  SEXTANTE
 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!