O DEVER


                               

                                                       O DEVER

O DEVER É A OBRIGAÇÃO MORAL, DIANTE DE SI MESMO PRIMEIRO, E DOS OUTROS EM SEGUIDA. O DEVER É A LEI DA VIDA; ELES SE ENCONTRA NOS MAIS INFIMOS DETALHES, ASSIM COMO NOS ATOS ELEVADOS. NÃO QUERO FALAR AQUI SENÃO DO DEVER MORAL, E NÃO DAQUELE QUE AS PROFISSÕES IMPOEM.
NA ORDEM DOS SENTIMENTOS, O DEVER É MUITO DIFICIL DE SER CUMPRIDO, PORQUE SE ACHA EM ANTAGONISMO COM AS SEDUÇÕES DO INTERESSE E DO CORAÇÃO; SUAS VITÓRIAS NÃO TÊM TESTEMUNHOS, E SUAS DERROTAS NÃO TÊM REPRESSÃO. O DEVER ÍNTIMO DO HOMEM ESTÁ ENTREGUE AO SEU LIVRE ARBÍTRIO: O AGUILHÃO DA CONSCIÊNCIA, ESSE GUARDIÃO DA PROBIDADE INTERIOR, O ADVERTE E O SUSTENTA, MAS PERMANECE, FREQÜENTEMENTE,IMPOTENTE DIANTE DOS SOFISMAS DA PAIXÃO. O DEVER DO CORAÇÃO, FIELMENTE OBSERVADO, ELEVA O HOMEM; MAS, ESSE DEVER, COMO PRECISÁ-LO? ONDE COMEÇA ELE? ONDE SE DETÉM? O A FELICIDADE OU A TRANQÜILIDADE DO VOSSO PRÓXIMO; TERRMINA NO LIMITE QUE NÃO GOSTARÍES DE VER ULTRAPASSADO EM RELAÇÃO A VÓS MESMOS.
DEUS CRIOU TODOS OS HOMENS IGUAIS PARA A DOR; PEQUENOS OU GRANDES, IGNORANTES OU ESCLARECIDOS, SOFREM PELAS MESMAS CAUSAS, A FIM DE QUE CADA UM JULGUES JUDICIOSAMENTE O MAL QUE PODE FAZER.O MESMO CRITÉRIO NÃO EXISTE PARA O BEM,INFINITAMENTE MAIS VARIADO EM SUAS EXPRESSÕES.A IGUALDADE DIANTE DA DOR É UMA SUBLIME PREVIDÊNCIA COMUM, NÃO COMETAM O MAL ARGUMENTANDO COM A IGNORÂNCIA DOS SEUS EFEITOS.
O DEVER É O RESUMO PRÁTICO DE TODAS AS ESPECULAÇÕES MORAIS; É UMA BRAVURA DA ALMA QUE AFRONTA AS ANGÚSTIAS DA LUTA; É  AUSTERO E FLEXÍVEL; PRONTO A DOBRAR-SE ÀS DIVERSAS COMPLICAÇÕES,PERMANECE INFLEXÍ –VEL DIANTE DE SUAS TENTAÇÕES. O HOMEM QUE CUMPRE O SEU DEVER AMA A DEUS MAIS QUE AS CRIATURAS, E AS CRIATURAS MAIS DO QUE A SI MESMO; ELE É, AO MESMO TEMPO, JUIZ E ESCRAVO EM SUA PRÓPRIA CAUSA.
O DEVER É O MAIS BELO LAUREL DA RAZÃO; DEPENDE DELA COMO O FILHO DEPENDE DE SUA MÃE. O HOMEM DEVE AMAR O DEVER, NÃO PORQUE O PRESERVE DOS MALES DA VIDA, AOS QUAIS A HUMANIDADE NÃO PODE SE SUBTRAIR, MAS PORQUE DÁ À ALMA O VIGOR NECESSÁRIO AO SEU DESENVOLVIMENTO.
O DEVER CRESCE E IRRADIA SOB MAIS ELEVADA FORMA EM CADA UMA DAS ETAPAS SUPERIORES DA HUMANIDADE; A OBRIGAÇÃO MORAL NÃO CESSA JAMAIS, DA CRIATURA PARA COM DEUS; ELA DEVE REFLETIR AS VIRTUDES DO ETERNO QUE NÃO ACEITA UM ESBOÇO IMPERFEITO,PORQUE QUER QUE A BELEZA DA SUA OBRA RESPLANDEÇA DIANTE DELE.( LAZARO, PARIS, 1863).

FONTE: O EVANGHELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
ALLAN KARDEC
EDITORA: IDE ESPIRITA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!