Resenha do livro As 4 nobres verdades do Budismo



Resenha do livro As 4 nobres verdades do Budismo

A verdade é que ando apaixonada pelo Budismo, queria ter vergonha na cara suficiente para ser realmente Budista. Digo isso porque sou muito imperfeita, tenho apego as coisas, as pessoas, morro de saudades de tudo, possuo uma alimentação desregrada, durmo muito tarde e acordo muito cedo, amo meditar mas também amo as batucadas do meio da rua. Enfim, não é  tão simples.

Ser budista é um estilo de vida, é não ter um sincope de tanta ansiedade, é não ter apego e evitar o sofrimento - só que é mais fácil sair por aí errando e fazendo um monte de besteira. Mas é bom conhecer o Budismo e entender que é uma luta diária evitar o sofrimento,  porque muitas vezes o sofrimento é praticamente automático - passamos a vida toda sendo condicionados a ter apego a tudo. Pode ter certeza que somos assim, ate mesmo o nosso sistema nos força a isso.

Ler o livro 4 nobres verdades do Budismo trouxe uma linda admiração ao Budismo, crença essa que eu sempre tive amor, pelo estilo de vida, pelo fato como os praticantes agem com sua própria vida - o lindo amor ao próximo, a humildade. Enfim, sério, eu quero ir morar no Tibet e virar budista, cansei dessa vida cheia de tantos apegos!

No livro a parte que mais me chama atenção é sobre o sofrimento (é eu tenho tendências niilistas), que o sofrimento pode ser causado pela doença ou por nossos desastres diários (logicamente o autor não usa essa linguagem, ele cita o apego e ansiedade que são sempre provocados por nós). Depois o autor prova a você como sua ansiedade deixa você neurótico, nesse momento você para e olha para o infinito e pergunta: “O que eu ainda estou fazendo aqui, meu Deus?". Depois você percebe que não está sozinho *e que tem pessoas bem piores que você*, após isso você aprende como sofrer menos (até ficar ansioso novamente e destruir todas as suas unhas) e assim continua sua vida.

EM SUMA: A vida é assim mesmo, ate os monges tem seus momentos de ansiedade, mas para isso o ser humano é livre, ele nasceu livre e essa liberdade alcançamos ao meditar - por isso que quando a gente medita, ficamos calmos e sem ansiedade porque nós estamos totalmente livres e em contato com a nossa real natureza.

O  livro 4 nobres verdades do Budismo é um livro lindo de se ler e de apaixonar, ele explica em uma linguagem bem simples os princípios do Budismo e o principal - ele nos ensina a colocar tais princípios em práticas. Enfim, estou apaixonada pelo budismo *Mãe acho que quando terminar a faculdade eu vou para o Tibet, largar tudo e ter uma vida em meditação, pois não aguento mais esse ciclo vicioso de tanto apego!*





Informações sobre o livro:
Editora: Cultrix
Autor: Chogyam Trungpa
Páginas: 192
Preço: R$25,60

Maiores Informações: SITE DO GRUPO PENSAMENTO


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!