Compreenda a ingratidão



Se tem algo que nos decepciona é a ingratidão; aquela sensação ruim que sentimos quando ajudamos alguma pessoa, criamos expectativas, achando que essa pessoa iria nos respeitar ou dar a mesma importância que damos a elas. E então nos deparamos com uma total desigualdade de sentimentos e dedicação. Quem nunca terminou um relacionamento com a sensação que amava de modo desigual, ou que estava se dedicando mais ? Se tem uma coisa que eu aprendi na vida é que decepção não fica só no planos dos relacionamentos amorosos. Ela acontece quando criamos expectativas em relação absolutamente tudo, inclusive até sobre coisas materiais.

Lembro-me que na época da escola, nas aulas de literatura quando ia estudar aquelas poesias cujo autor sofria tanto que se tornava arte, eu sempre associava o sofrimento ao ato de amar. E entendia porque muitas pessoas fogem de relacionamentos, até eu começar a quebrar a cara com pessoas que eu não tinha um envolvimento afetivo. Decepção com professores, com amigos; com expectativas que criei em relação ao um projeto, ou um trabalho e até mesmo sobre objetos. Que nunca se decepcionou com algo que comprou? Que inventa de quebrar na hora que você mais precisa. É ai que você aprende que sofrimento não é só causado pelo amor não  correspondido.

Um dia você vai analisar as decepções que você já sofreu na sua vida e vai ver que muitas delas foram causadas por ingratidão. E a gente sempre se pergunta:  - “ Onde nós erramos ? ” -  ou então vem aquela sensação de ter sido enganados, que se aproveitaram de sua bondade. Você começa a se culpar, se sente ingênua (o), jura a si mesmo que vai deixar de ser “boazinha/bonzinho”, que agora tudo vai ser diferente. Até que algum tempo depois, mais uma decepção, novamente, você continua sendo uma boa pessoa e alguém infelizmente vai se aproveitar disso. É nessas horas que a gente pergunta a Deus o motivo pelo qual pessoas boas sofrem tanto. Alguns se revoltam e se afastam de Deus, deixam de crer e abandonam a esperança que dias melhores virão.  A melhor maneira de lidar com a ingratidão e as decepções é sendo bom. Você se tornar uma pessoa ruim não vai ensinar lição a ninguém, não vai mudar o que já aconteceu e nem muito menos vai apagar as noites que você ficou acordada (o) chorando.

Pagar o mal com o bem, ainda é um dos maiores ensinamentos que o evangelho de Cristo nos deixou. Não é só porque você é altruísta e quer o bem a outra pessoa, mas é porque você quer o bem a si mesmo. Quando a gente fere outra pessoa, acredite, quem sairá mais machucado no final de tudo isso é você. Ingratidão se paga com gratidão, não deixe de ser bom porque alguém te fez chorar, ao contrário, converta suas lágrimas em risos, faça outra pessoa rir, seja a boa notícia no dia de alguém. Se toda vez que a gente se machucasse, mandássemos uma mensagem de afeto e positividade para qualquer outra pessoa, o mundo seria bem melhor.

Se você acordou e alguém lhe decepcionou, não vá fazer das redes sociais o muro das lamentações, se é para chorar, que você chore no colo de Deus. Conte a Deus tudo que você sente e desabafe enquanto você hora, após isso, mande mensagem para algum amigo, ou poste em suas redes sociais algo positivo. Reclamar da vida não vai mudar nada, se lastimar, também não mudará seu destino. É preciso ter perseverança, acreditar que tudo irá mudar, além de lhe fazer melhor prova a sua fé. É fácil crer em Deus e ter comunhão com ele quando não temos desafios a serem superados, um verdadeiro ato de amor é quando você continua em comunhão com Deus mesmo estando imerso a decepções e sofrimentos.

Infelizmente na vida a gente irá se decepcionar milhares de vezes, não só com pessoas, mas com coisas e ate lugares. É preciso esperar menos do mundo e confiar mais em Deus. Não crie expectativas sobre coisas mudanas, crie confiança apenas em Deus. E tenha certeza que continuar fazendo o bem é uma busca para agradar a Deus, não faça o bem só porque é socialmente aceito, faça o bem porque isso te aproxima mais de Deus. E lembre-se é preciso esquecer quando alguém foi ingrato conosco, se perdoar, porque você sofreu por isso e depois perdoar essa pessoa. Apenas siga sua vida, tudo muda, os instantes nunca são os mesmos e nem você é a mesma pessoa. Que a cada dia você se torne uma pessoa melhor, mais forte e mais grata a Deus pela oportunidade de viver.



Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!