Resenha do livro Classes Hospitalares – O Espaço Pedagógico nas Unidades de Saúde





Resenha do livro Classes Hospitalares – O Espaço Pedagógico nas Unidades de Saúde

Eu faço parte de um projeto que tem por objetivo principal levar a escolarização para as crianças hospitalizadas e um livro que muito me auxiliou a entender sobre a rotina hospitalar, seus pacientes e desafios, foi o livro Classes Hospitalares – O Espaço Pedagógico nas Unidades de Saúde.

 Esse livro nasceu da experiência do referido projeto que existe desde o ano de 2001, na UFPB (Universidade Federal da Paraíba) no Centro de Educação, por meio da prof. Drª Janine Marta Coelho Rodrigues, durante todo esse tempo atendeu centenas de crianças e jovens, amenizando o processo de hospitalização, promovendo conhecimento aos pacientes que ali estão. Além de não permitir que o desejo pelo saber seja rompido com o tempo de hospitalização.

Esse livro é uma ótima dica para os que estudam sobre processos educativos no contexto hospitalar. É poder vivenciar na pratica o real conceito de humanização, pois cada gesto, cada olhar desses jovens tornam a nossa vida mais significativa. A cada dia que vou ao hospital fazer atendimento Psicopedagógico sinto que minha vida tem mais significo, que cada olhar dessas crianças e jovens me ensinam novas lições, seja de perseverança, de paz e amor.



“A Pedagogia Hospitalar proporciona a criança e aos adolescentes hospitalizados uma recuperação mais aliviada, por meio de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. Além, disso, previne o fracasso escolar, que, nesses casos, é gerado pelo afastamento da sala de aula onde originariamente estuda. [...] A Classe Hospitalar foi criada com o objetivo de assegurar às crianças e aos adolescentes hospitalizados a continuidade dos conteúdos regulares, possibilitando um retorno após a alta sem prejuízos à sua formação escolar” (p. 42)





Essa postagem é para mostrar que no meio da rotina desgastante dos Hospitais existem belos trabalhos preocupados em levar não só o saber e garantir a escolarização, mas levar também amor e humanização. Além de que trago uma dica de um excelente livro para ampliarmos o conhecimento e discussões sobre A escolarização em contexto hospitalar e a existência de Classes Hospitalares no Brasil, pois é um direito dos jovens e adolescentes, mesmo em período de internação, eles não podem ser privados do direito ao saber, ao conhecimento e ao aprender.



Maiores Informações sobre o livro

Autor: Janine Marta Coelho Rodrigues
Editora: Wak
Página: 140
Preço: R$ 28,00


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!