DE BEM COM O DINHEIRO


           

      DE BEM COM O DINHEIRO


A IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO VAI MUITO ALÉM DO QUE ELE PODE COMPRAR. ELE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS MOMENTOS DE NOSSA VIDA E ENVOLVE EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, SAÚDE, GOVERNO, TRABALHO E AINDA INFLUI FORTEMENTE EM NOSSAS RELAÇÕES. QUEM NUNCA OUVIU FALAR DE CASAMENTOS E AMIZADES ABALADOS POR CRISES FINANCEIRAS?
“ PARA QUALQUER PESSOA QUE DESEJA ENTENDER O SIGNIFICADO DE SUA PRÓPRIA VIDA, É IMPERATIVO COMPREENDER O DINHEIRO COMO UMA ENERGIA. ELE É UM ESPELHO QUE REFLETE A NÓS MESMOS. EM OUTRAS ÉPOCAS, NEM TODO MUNDO DESEJAVA DINHEIRO ACIMA DE QUALQUER COISA. AS PESSOAS ANSIAVAM POR SALVAÇÃO, BELEZA, PODER, FORÇA, PRAZER, PROPRIEDADE, COMIDA, AVENTURA, CONQUISTA, CONFORTO. MAS, NESSE EXATO MOMENTO NO TEMPO E NO ESPAÇO, O DINHEIRO(...) É O QUE TODO MUNDO DESEJA”, AFIRMA JACOB NEEDLEMAN, PROFESSOR DE FILOSOFIA E RELIGIÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SAN FRANCISCO, CALIFÓRNIA, AUTOR DO LIVRO O DINHEIRO E O SIGNIFICADO DA VIDA ( ED. BEST SELLER).
INDEPENDENTEMENTE DE TER OU NÃO UMA CONTA BANCÁRIA BEM RECHEADA, A FORMA DE LIDAR COM O DINHEIRO PODE DIZER MUITO SOBRE SEU JEITO DE SER E OS VALORES QUE NORTEIAM SUA VIDA, E, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, AÍ SE REFLETEM SUAS EMOÇÕES: “ DINHEIRO E AFETO ESTÃO INTIMAMENTE LIGADOS, POIS A PRIMEIRA COISA PARA SE  DAR BEM COM O DINHEIRO É PERCEBER QUE ELE É UMA ENERGIA DE TROCA. ASSIM COMO AS RELAÇÕES AFETIVAS, EXIJE EQUILÍBRIO NO FLUXO DE DAR E RECEBER. QUEM TEM PROBLEMAS FINANCEIROS CERTAMENTE TEM DIFICULDADES AFETIVAS, POIS ISSO DEMONSTRA QUE AS TROCAS ESTÃO DESCOMPENSADAS”, DIZ A PAULISTA GLÓRIA MARIA GARCIA PEREIRA, SOCIÓLOGA E CONSULTORA DE EMPRESAS, AUTORA DO LIVRO A ENERGIA DO DINHEIRO ( ED. GENTE).
SEGUNDO ELA, NÃO É O TRABALHO OU A HERANÇA QUE GERAM RIQUEZA E SIM OS PENSAMENTOS QUE TEMOS A RESPEITO DO DINHEIRO ( VEJA BOXE ABAIXO). POR EXEMPLO, SE ESTAMOS FIXADOS NA IDÉIA DE QUE O DINHEIRO É MUITO DIFÍCIL DE GANHAR E SÓ VEM COMO RESULTADO DE MUITO ESFORÇO E SOFRIMENTO, ASSIM SERÁ.

BOX
                 CRENÇAS QUE ATRAPALHAM
OS PENSAMENTOS QUE MAIS EMPERRAM O FLUXO DO DINHEIRO E ESTÃO ARRAIGADOS NA CULTURA DE 80% DOS BRASILEIROS ADULTOS SÃO:


- O DINHEIRO É DIFÍCIL DE GANHAR.

- PRECISA-SE TRABALHAR MUITO PARA GANHAR DINHEIRO.

- DINHEIRO É PARA ECONOMIZAR PARA DOENÇAS, VELHICE,            DESEMPREGO. ASSIM SE POUPA O PESADELO, NÃO PARA OS SONHOS.

- QUEM TEM MUITO TEM QUE DAR TUDO PARA QUEM NÃO TEM.

- DINHEIRO É SUJO E QUEM É RICO VAI PARA O INFERNO.



“ O ÚNICO JEITO DE SE LIBERTAR DESSAS CRENÇAS É ESTAR CONSCIÊNTE DE QUE QUAL DELAS É SEU OBSTÁCULOS. TAMBÉM AJUDA DESCOBRIR EM QUE MOMENTO AFETIVO DE SUA VIDA ESSAS AFIRMAÇÕES LIMITANTES FORAM REGISTRADAS. GERALMENTE, ISSO ACONTECE NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA E TEM MUITO A VER COM AS RELAÇÕES DE TROCA ESTABELECIDAS COM A MÃE”, EXPLICA A SOCIÓLOGA GLÓRIA PEREIRA”.


UMA MUDANÇA NESSE PADRÃO DE PENSAMENTO É FUNDAMENTAL PARA ENCONTRAR NO FLUXO DA ABUNDÂNCIA E  TER MAIS PRAZER COM O QUE GANHA E COMO O QUE SE GASTA. ISSO ACONTECEU  COM A BANCÁRIA APOSENTADA KEIKO TANAKA, 50 ANOS, DE SÃO PAULO: “ COSTUMAVA PENSAR NA PRESTAÇÃO DA CASA PRÓPRIA COMO UMA DÍVIDA PESADA E NÃO COMO UM INVESTIMENTO NO MEU BEM-ESTAR. COM ESSA UNVERSÃO DE PENSAMENTO. PASSEI A CURTIR MAIS A CASA E NÃO DEIXEI QUE ESSA PREOCUPAÇÃO CORTASSE MEU PRAZER DE ESTAR ALI”.GASTOS, CONTAS NO FINAL DO MÊS. INCERTEZA SOBRE O FUTURO SÃO PREOCUPAÇÕES PERMANENTES DA MAIORIA DOS ADULTOS E ESCONDEM QUESTÕES MUITO MAIS PROFUNDAS. “ ELAS NADA MAIS SÃO DO QUE O REFLEXO DA ANGÚSTIA QUE SENTIMOS EM RELAÇÃO A NÓS MESMOS: QUEM SOMOS? O QUE SOMOS? O QUE REALMENTE FAZ SENTIDO EM NOSSAS VIDAS?(...) PARA RESPONDER A ISSO, TEMOS DE CULTIVAR OS VALORES DO CONTATO HUMANO, A FONTE  MAIOR DA NOSSA FELICIDADE. MUITO SUPERIOR ÀS POSSES MATERIAIS”,DIZ O FILÓSOFO NEEDLEMAN EM ENTREVISTA À REVISTA MEU DINHEIRO ( ED. ABRIL). ESSE QUESTIONAMENTO É TÃO ÍNTIMO QUANTO OS DADOS A RESPEITO DO SALDO BANCÁRIO OU O VALOR DA RENDA MENSAL, QUE GERALMENTE  MANTEMOS EM SIGILO. E AÍ ESTÁ MAIS UM FATOR QUE APROXIMA O DINHEIRO DO PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO. SÓ VOCÊ PODE DECIDIR SOBRE ESSES CAMPOS FUNDAMENTAIS DA VIDA. OU SEJA, TANTO QUANTO OS SENTIMENTOS, O DINHEIRO NOS REMETE A NÓS MESMOS E A NOSSA AÇÃO NO MUNDO.


SÁBIAS LEIS

                 O SUCESSO FINANCEIRO, SEGUNDO GLÓRIA. OBEDECE A CINCO LEIS, AÇÕES, FUNDAMENTAIS:

1 – GANHAR;

2 – GASTAR OU NEGOCIAR;

3 – FAZER CIRCULAR OU MULTIPLICAR;

4 – POUPAR PARA REALIZAR SONHOS;

5 – INVESTIR,ISTO É, ARRISCAR UM POUQUINHO DE CADA GANHO
(NUNCA TUDO) EM NOVOS INVESTIMENTOS, MESMO QUE HAJA ALGUM RISCO DE PERDER.

MAS, SE É TÃO SIMPLES ASSIM, PORQUE TANTA GENTE TEM DIFICULDADE EM LIDAR COM O DINHEIRO? “ NOSSA CULTURA NOS INCUTIU A CRENÇA DE QUE O DINHEIRO É SUJO, QUE CONTÉM IMPUREZAS. POIS, SE UM É RICO, ISSO SIGNIFICA QUE EXISTEM MILHARES DE POBRES. ENTÃO, SE EU TENHO E O OUTRO NÃO, HÁ ALGO DE ERRADO NISSO. POR ISSO, DOAR E CONTRIBUIR COM BENS COLETIVOS – COMO A CONSERVAÇÃO DE UMA PRAÇA, UMA CRECHE, UMA ESCOLA – É TÃO IMPORTANTE PARA MANTER O BOM FLUXO DO DINHEIRO. DESSA FORMA, ESTAMOS RECONHECENDO QUE ELE NÃO GERA APENAS BEM INDIVIDUAIS MAS COLETIVOS, E PODE SERVIR A TODOS”. ENSINA O RABINO CARIOCA NILTON BONDER, AUTOR DO LIVRO A CABALA DO DINHEIRO ( ED.IMAGO). NESSA OBRA, ELE REÚNE VÁRIAS PEQUENAS HISTÓRIAS QUE ENSINAM A NÃO CAIR EM ARMADILHAS EMPOBRECEDORAS.

QUESTÃO DE SORTE

OS ESPECIALISTAS SÃO UNÂNIMES: O DINHEIRO TAMBÉM É QUESTÃO DE SORTE. PORÉM O RABINO CARIOCA NILTON BONDER FAZ UM LEMBRETE:” A SORTE NÃO É DE QUEM TEM SORTE NEM DURA PARA SEMPRE. É UM DOM DIVINO AO QUAL NÃO PODEMOS NOS APEGAR. TEMOS DE ESTAR BEM CONSCIENTES DE QUE, SE HOJE TENHO SORTE, DEVO APROVEITAR O MOMENTO, POIS ELE NÃO É ETERNO. ESSE SENTIMENTO DESPERTA A COMPAIXÃO E A SOLIDARIEDADE, POIS, QUANDO ENCONTRAMOS ALGUÉM DESAFORTUNADO, TEREMOS VONTADE DE AJUDAR, JÁ QUE AMANHA PODE SER A NOSSA VEZ. E VICE-VERSA”.



FONTE: REVISTA  BONS FLUIDOS
TEXTO DE LILIANE ORAGGIO
EDITORA; ABRIL

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!