Enfrentando os desafios das relações humanas


Enfrentando os desafios das relações humanas

   Onde existe um grupo de mais de duas pessoas sempre existirá relações humanas, quanto maior o grupo de pessoas maior será a problemática do convívio dessas relações humanas.
  O fato de diariamente conviver com as mesmas pessoas, por um extenso período de tempo agrava mais ainda o conflito comuns dessas relações, e como bem diz a frase “se você não pode vencer o inimigo alie-se a ele”. No convívio com as pessoas em nosso dia-a-dia felizmente ou infelizmente temos que agir com muita diplomacia, mas por que felizmente ou infelizmente? Felizmente, pois a diplomacia é apaziguadora e infelizmente porque muitos dizem que diplomacia nada mais é que falsidade, mas uma falsidade digamos bem elaborada. Se fomos pensar que diplomacia é uma falsidade bem elaborada e ate disfarçada, então chegaremos a uma conclusão, que o mundo está mergulhado em uma grande marasmo, o da falsidade, afinal todos os países mesmo que tenham divergências tem que ter diplomacia, pois se não tiverem a espécie humana já teria se acabado. Eu não estaria agora escrevendo e nem você estaria lendo esse conjunto de palavras que aglomerados forma ou tenta forma uma idéia, pois por qualquer discussão ou discordância por pequena que fosse os países iriam entrar em guerra.

   Então imagine uma guerra entre a U.S.A, Rússia, Coréia e Alemanha já que ambas possuem ou dizem possuir um “acervo atômico”, e como bem dizem as ‘más línguas’, se esses países resolvem ‘colocar a roupa de casa para lavar’ a Terra certamente corre ate o risco de sair de órbita, e nós morreríamos já que as forças exercidas são extremamente importantes. Você deve está pensando, “sim e daí, o que tem a ver a Coréia com os conflitos que enfrento com meus ‘mui amigos’ do trabalho?”. Eu te respondo, tudo a ver, pois não podemos ficar de mal humor à toa, não podemos entrar em conflitos com nossos companheiros sejam de trabalho, de lar, ou de estudos por qualquer motivo seja ele forte ou corriqueiro.
  Todos nós possuímos defeitos, e com a convivência diária os nossos defeitos se tornam mais evidentes, ao menos no ponto de vista das pessoas, e mesmo que você não tenha tantos defeitos, se acostume pois as pessoas encontram seus defeitos por mais escondidos que estejam, algumas ate criam defeitos para a gente, todos nós brincamos de caça-palavras em nosso dia-a-dia mas invés de caçar- palavras caçamos defeitos, não em nós mas nas pessoas. Muitas vezes nem conhecemos as pessoas, mal a vemos  mas já a rotulamos como chatas, arrogantes e muitas outras características negativas. E quando realmente temos a oportunidade de melhor conhecer essas pessoas simplesmente, nos decepcionamos e ate ficamos com a consciência pesada, pois é aí, que percebemos como somos fúteis já que só olhamos para o estereótipo, a imagem externa, julgamos a primeira vista e não busca analisar os fatos e acontecimentos que envolvem determinadas pessoas, analisamos só aquilo que os nossos ‘ignorantes’ olhos conseguem enxergar. Erramos feiamente quando permitimos que os nossos olhos formulem conceitos, pois para formular conceitos é responsabilidade total e exclusiva de nossa razão, pelo qual ela faz uma análise criteriosa abordando todos os aspectos, enquanto os olhos ele negativisa o que não agrada a primeira vista ou impressão, e positivisa aquilo é prazeroso ao primeiro olhar, com isso nos decepcionamos pois confiamos e julgamos pelo olhar, onde o correto é pela razão.
   Conflitos entre pessoas, são essenciais para um relação interpessoal saudável, pois defeitos e qualidades constituem personalidades e são essas personalidades que nos encantam ou nos assustam. Diplomacia é essencial para ter uma convivência saudável, infelizmente é necessário “engolir sapos” pois é questão de sobrevivência, temos que ‘engolir sapos’ no trânsito, no trabalho, nos relacionamentos, na convivência familiar pois quando deixamos nossa emoção falar, não somos fracos mas fortes já que a emoção muitas das vezes, em sua maioria ela vem agressiva e sabemos bem, que agressividade atualmente é vista como um atraso mental, ignorância, e ate burrice.
  A vida nas inter-relações nada mais é que uma constante negociação, diplomacia nada mais é que “engolir sapos”, compreender, aceitar, respeitar, relevar. Esses são os itens básicos para a sobrevivência onde ocorra uma relação de mais de duas pessoas, principalmente no ritmo frenético do desenvolvimento avassalador das cidades.

Jéssica S. Cavalcante


1 comentários:

  1. Géssica, têm um carinho para vc no meu blog, está em "13 meses no ar". Vc vai descendo, que encontra uma homenagem a vc.

    Beijos, flor.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!