HOMENAGEM AOS POETAS E A POESIA



HOMENAGEM AOS POETAS E A POESIA

O dia 21 de março, comemorado em mais de cem países, é a data promulgada pela UNESCO para ser celebrada como Dia Mundial da Poesia.
Grandes poetas brasileiros fazem parte da nossa história poética de todos os tempos. Adélia Prado, Álvares de Azevedo, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Cecília Meirelles, Cora Coralina, Ferreira Gullar, Gregório de Matos, Machado de Assis, Manuel Bandeira, Mario Quintana, Olavo Bilac, Mário de Andrade, Murilo Mendes, Paulo Mendes Campos e Vinícius de Moraes são apenas alguns de nossos melhores.
Poesia - manifestação literária que se diferencia da prosa, na forma e no conteúdo.
A palavra poesia é herdada do grego, "poíesis", "ação de fazer algo", pelo latim - "poese", + "-ia" que significa"criação".

Entre os maiores poetas da humanidade estão o italiano Dante Alighiere, autor da obra "Divina Comédia", o português Luís de Camões, autor do célebre poema épico "Os Lusíadas" e o brasileiro Olavo Bilac, autor de "O Pássaro Cativo".



O QUE É POESIA ?




A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, pela qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos, ou seja, ela retrata algo que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor como a do leitor. "Poesia, segundo o modo de falar comum, quer dizer duas coisas. A arte, que a ensina, e a obra feita com a arte; a arte é a poesia, a obra poema, o poeta o artífice." O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético. A poesia compreende aspectos metafísicos (no sentido de sua imaterialidade) e da possibilidade de esses elementos transcenderem ao mundo fático. Esse é o terreno que compete verdadeiramente ao poeta.



Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, verbal).


A HISTÓRIA DA POESIA...


A poesia como uma forma de arte pode ser anterior à escrita.Muitas obras antigas, desde os vedas indianos (1700-1200 a.C.) e os Gathas de Zoroastro (1200-900 aC), até a Odisseia (800 - 675 a.C.), parecem ter sido compostas em forma poética para ajudar a memorização e a transmissão oral nas sociedades pré-históricas e antigas.A poesia aparece entre os primeiros registros da maioria das culturas letradas, com fragmentos poéticos encontrados em antigos monolitospedras rúnicas eestelas.
O poema épico mais antigo sobrevivente é a Epopeia de Gilgamesh, originado no terceiro milênio a.C. na Suméria (na Mesopotâmia, atual Iraque), que foi escrito em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, papiro. Outras antigaspoesias épicas incluem os épicos gregos Ilíada. e Odisseia, os livros iranianos antigos Gathas Avesta e Yasna, o épico nacional romano Eneida, de Virgílio, e os épicos indianos Ramayana e Mahabharata.
Os esforços dos pensadores antigos em determinar o que faz a poesia uma forma distinta, e o que distingue a poesia boa da má, resultou na "poética", o estudo da estética da poesia. Algumas sociedades antigas, como a chinesa através do Shi Jing, um dos Cinco Clássicos do confucionismo, desenvolveu cânones de obras poéticas que tinham ritual bem como importância estética. Mais recentemente, estudiosos têm se esforçado para encontrar uma definição que possa abranger diferenças formais tão grandes como aquelas entre The Canterbury Tales de Geoffrey Chaucer e Oku no Hosomichi de Matsuo Basho, bem como as diferenças no contexto que abrangem a poesia religiosa Tanakhpoesia romântica e rap.
O contexto pode ser essencial para a poética e para o desenvolvimento do gênero e da forma poética. Poesias que registram os eventos históricos em termos épicos, como Gilgamesh ou o Shahnameh, de Ferdusi,serão necessariamente longas enarrativas, enquanto a poesia usada para propósitos litúrgicos (hinossalmossuras e hadiths) é suscetível de ter um tom de inspiração, enquanto que elegia e tragédia são destinadas a invocar respostas emocionais profundas. Outros contextos incluem cantos gregorianos, o discurso formal ou diplomático, retórica e invectiva políticas,cantigas de roda alegres e versos fantásticos, e até mesmo textos médicos.
O historiador polonês de estética Władysław Tatarkiewicz, em um trabalho acadêmico sobre "O Conceito de Poesia", traça a evolução do que são na verdade dois conceitos de poesia. Tatarkiewicz assinala que o termo é aplicado a duas coisas distintas que, como o poeta Paul Valéry observou, "em um certo ponto encontram união. [...] A poesia é uma arte baseada na linguagem. Mas a poesia também tem um significado mais geral [...] que é difícil de definir, porque é menos determinado: a poesia expressa um certo estado da mente.
GÊNEROS POÉTICOS...

Permitem uma classificação dos poemas conforme suas características. Por exemplo, o poema épico é, geralmente, narrativo, de longa extensão, eloquente, abordando temas como a guerra ou outras situações extremas. Dentro do genéro épico, destaca-se a epopéia. Já o poema lírico pode ser muito curto, podendo querer apenas retratar um momento, um flash da vida, um instante emocional. Poesia é a expressão de um sentimento, como por exemplo o amor. Vários poemas falam de amor. O poema, é o seu sentimento expressado em belas palavras, palavras que tocam a alma. Poesia é diferente de poema. o Poema é a forma que se está escrito e a poesia é o que dá a emoção ao texto.


LICENÇA POÉTICA...


A poesia pode fazer uso da chamada licença poética, que é a permissão para extrapolar o uso da norma culta da língua, tomando a liberdade necessária para recorrer a recursos como o uso de palavras de baixo-calão, desvios da norma ortográfica que se aproximam mais da linguagem falada ou a utilização de figuras de estilo como a hipérbole ou outras que assumem o carácter "fingidor" da poesia, de acordo com a conhecida fórmula de Fernando Pessoa ("O poeta é um fingidor").
A matéria-prima do poeta é a palavra e, assim como o escultor extrai a forma de um bloco, o escritor tem toda a liberdade para manipular as palavras, mesmo que isso implique romper com as normas tradicionais da gramática. Limitar a poética às tradições de uma língua é não reconhecer, também, a volatilidade das falas.
FONTE:WIKIPÉDIA
POESIA...
                                                                         VOCÊ É A POESIA
 
Marcial Salaverry
 

Você é a poesia,
como de há muito não se escrevia...
Pura intuição,
chamado da emoção...
Você é a poesia,
coisa igual não se via...
Poeta de verdade,
tem sempre a qualidade,
de escrever quando vem a inspiração...
Quando manda o coração...
Você é a poesia,
escrevendo quando podia...
A qualquer hora ou momento,
não precisa ter lamento,
nem mesmo uma grande saudade,
ou mesmo felicidade...
Basta vir o repente,
chama o talento, simplesmente...
Seja no ônibus , ou no banheiro...
basta vir o "escrivinhadeiro"...
Seja como for a circunstancia...
Você é a poesia...
Pra que falar de amor...
Seja ele como for...
Escrever só o que sentia...
Afinal, você é a poesia...



TODO DIA,É DIA DE POESIA...
Comemora-se a data, tendo que um dia especificar.
Mas, seu dia é todos os dias,enquanto vida houver.
Enquanto o sol nascer e se por...é uma poesia....
Nos dias chuvosos no seu terminar..surge um belo Arco-Íris..
Para nossos olhos embelezar...suas cores em matizes diversas...
Suavizar nossa alma .. o nosso viver reanimar.
43
Enquanto existir a Dor, o Sofrer, o Amar...sempre haverá algo a falar,
A sentir, a chorar, e a escrever.. aliviando o peito do tanto sofrer..
E, também enchendo de alegria as linhas do amor sentido.
O descer aos infernos e gloriosamente subir aos céus...é uma poesia sem igual.
43
O nascer, o morrer, e o viver é uma gloriosa demonstração da poesia feita,
Pelo Criador...ao criar a luz, trevas, flores, animais....tudo aos olhos do
Poeta se transforma em poesia....e seu peito é só Amor e Gratidão...
Ao sentir que foi criado a Imagem e Semelhança do Poeta Divino...NOSSO PAI DO CÉU
Eu...LOURDES LEITE.
15/03/2005

 O QUE É SER POETA?




SER POETA


Marcial Salaverry

Ser poeta é poder o amor descrever...
Ser poeta é sobre as belezas da Natureza escrever...
Ser poeta é ver a vida com os olhos da alma,
Ser poeta é saber como o chorar acalma...
Ser poeta é a fantasia da vida sentir...
Ser poeta é a vida saber colorir,
com as cores da fantasia.
Ser poeta, enfim, é ter a sensibilidade,
de saber ver a felicidade,
que vemos no desabrochar de uma flor,
ou quando recebemos um beijo de amor...
ser poeta, é saber ver da vida a beleza,
tendo sempre a certeza
de que é lindo viver em paz,
e disso ser capaz...
de que é lindo podermos o amor desfrutar,
e ter a capacidade de amar...
Ser poeta, enfim,
É saber agradecer a Deus cada dia que começa,
saber agradecer a inspiração poetal,
que lhe enriquece a alma...
saber agradecer a capacidade
de amar sem restrições a bondade,
a beleza da sinceridade...
Saber amar a vida, enfim...








ENTÃO SOU POETA?

Vera Fiuza
 

Meu dia tornou-se poesia,
quando senti amar a vida,
ao viver amando o amor...
seja da forma que for...

A vida tornou-se poesia,
poesia todos os dias...
sentindo a beleza da vida,
o quanto deve ser vivida...

Sou simplesmente poesia...
letras que bailam com brilho,
aguardando o teu olhar...
...desejando te encantar,
tua alegria desabrochar!

Sou simplesmente poesia...
a emoção em canção,
bailando em teu coração,
despertando em ti a beleza
de saber amar a vida,
com muito mais poesia...

14/03/2005




POESIA É VIDA...




 À POESIA, NO SEU DIA

 Marlene A A Reis
 


Li há poucos dias que “os sonhos têm um pouco
de intuição, de restos do coração e uma mistura
de poesia e canção”.
43
Tem a poesia inúmeras definições.
É certo que conta sonhos,
que trazem músicas ao coração. 
43
Poesias políticas, sociais, universais,
sensuais, eróticas, sempre narram desejos.
Merece esse dia comemoração.
43
É preciso muito amor,
muita dedicação dos poetas,
para as nobres causas, defenderem com emoção.
43
Sendo tema preferido o amor,
é o sentimento maior, pois sem ele
não é possível alguma satisfação.
43
Dizem os entendidos que são necessárias
neste mundo catastrófico, a suavidade e a ternura.
E onde a encontramos?
43
Dia Universal da Poesia!
Comemoremos com ardor, nós poetas,
mensageiros do bem, que vem do coração.

 Marlene A A Reis





FONTE:
http://www.contos.poesias.nom.br/diainternacionaldapoesia/diainternacionaldapoesia.htm


Dia Mundial da Poesia em Almada





Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!