Que a
leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual isso todos nós já
sabemos, porém o que muitos desconhecem qual é o livro certo para cada idade,
por isso as dicas abaixo são para poder orientar aos pais e educadores
referente sobre a leitura e suas respectivas faixas etária.
De 1 a 2
anos:
As
histórias devem ser rápidas e curtas, com uma gravura em cada página quais
possam fazer uso da simplicidade e atrair pelas cores diversificadas. Você pode
optar pelos livros de pano, madeira, plástico ou outros materiais atrativos. É
recomendável também fazer uso do lúdico, por meio de fantoches que podem ser
customizados pelos próprios pais em torno da família.
O ideal é
que a leitura seja um momento de entretenimento não só para os filhos, mas para
os pais também, pois nesse momento ira estabelecer relações duradouras de
afetividade, confiança, amizade e etc.
De 2 a 3
anos:
A
história deve ser rápida, com textos curtos e que se aproximem da realidade da
criança mas a escolha dessa narrativa deve ser feita em comum acordo com os
pais ou educadores, pois sabemos que contos de fadas fogem de nossa realidade e
mesmo assim desempenha papel importante na construção da fantasia e o amor pela
leitura. Além de que é fundamental que o livro contenha imagens ilustrativas, ou
ate mesmo, imagens quais possam promover a interação da criança, um exemplo são
os livros pop-up.
Pode-se fazer uso de fantoches e música para ajudar a
promover um maior envolvimento e dinamicidade na leitura.
De 3 a 6
anos:
Os livros
devem conter fatores da realidade, pois nessa fase começa a construção de
gênero frente a sociedade. Nessa idade a criança começa a compreender o porquê
dos pais e qual papel deles para sua vida. Nessa fase ainda faz-se uso predomínio
da imagem e com textos curtos. Os pais podem fazer uso de recursos
alternativos, como por exemplo, vestir-se para encenar determinado personagem.
A partir
de 6 anos:
Nessa
fase costuma-se a trabalhar com maior variedade, por exemplo, os educadores
costumam usar textos que trabalhem a variação linguística, dessa forma
explorando o som das palavras. Também buscam textos que trabalham mais os
personagens, trazendo uma maior complexidade na construção e papel desse
personagem, que favorece a socialização, pois é quando começa a explorar o que
chamamos de “moral da história”, as narrativas não vem com o intuito de apenas
entreter ou instruir no aspecto linguístico, mas é contribuinte importante para
valores que irão fundamentar a personalidade dessa criança.
Os livros
possui uma variação, imagens podem vir integradas ao texto, mas essa fase é
marcada por começar a fazer uso e valorização do texto, porém os livros podem
trabalhar com letras diferenciadas, abordando assim e chamando atenção para a
construção linguística pois o foco sai das imagens e das cores e começa a
valorizar o texto.
O
educador ou pai pode trabalhar esse texto de forma brilhante como, por exemplo,
pedir para a criança desenhar o lugar que passa a história, o modelar com
massinha o personagem principal, podem fazer uso de instrumentos musicais
trabalhando situações de diversão e suspense que são apresentadas no decorrer
da história, ou então começar a fazer uso de tintas seja para pintar uma
pequena tela ou tinta guache, qual pode pedir para a criança desenhar qual
parte do livro que ela mais gostou.
Nessa
fase, a criança começa a exercer sua complexidade intelectual e os educadores e
familiares podem aproveitar essa fase para trabalhar cada vez mais a
criatividade, raciocínio logico e outras habilidades.
Jéssica Cavalcante
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