A ORAÇÃO INCESSANTE


                           

  A ORAÇÃO INCESSANTE


QUANDO O ESPÍRITO PASSA A HABITAR EM ALGUÉM, ESSA PESSOA NÃO PODE DEIXAR DE ORAR; POIS O ESPÍRITO ORA SEM CESSAR DENTRO DELA.
NÃO IMPORTA SE ESTIVER DORMINDO OU ACORDADA, A ORAÇÃO ESTÁ SENDO FEITA EM SEU CORAÇÃO O TEMPO TODO. ELA PODE ESTAR COMENDO OU BEBENDO, PODE ESTAR DESCANSANDO OU TRABALHANDO – O INCENSO DA ORAÇÃO ASCENDERÁ ESPONTANEAMENTE DO SEU CORAÇÃO. O MENOR MOVIMENTO DO SEU CORAÇÃO É COMO UMA VOZ QUE CANTA EM SILÊNCIO E EM SEGREDO AO INVISÍVEL – ISAQUE, O SÍRIO




QUERO FALAR-LHE SOBRE UMA MARAVILHOSA MANEIRA DE VIVER SEMPRE NA PRESENÇA DE DEUS, NÃO POSSO AFIRMAR TER ADENTRADO PLENAMENTE ESTA VIDA DE COMUNHÃO PERPÉTUA COM O PAI, MAS JÁ A VISLUMBREI O SUFICIENTE PARA SABER QUE ELA É O MELHOR, O MAIS PURO, O MAIS PLENO MODO DE VIVER.
AS PESSOAS COMUNS ATRAVÉS DOS TEMPOS NOS DIZEM SER ELA POSSÍVEL. O IRMÃO LAWRENCE CONTA SIMPLESMENTE: “ NÃO EXISTE UM MODO DE VIDA NO MUNDO MAIS AGRADÁVEL E MAIS CHEIO DE DELEITE DO QUE A CONVERSAÇÃO CONTÍNUA COM DEUS.”  SÃO JOÃO DA ESCADA ACONSELHA: “ DEIXE QUE A LEMBRANÇA DE JESUS SE MISTURE COM SUA RESPIRAÇÃO.”  JULIANA DE NORWICH DIZ FRANCAMENTE: “ A ORAÇÃO  UNE A ALMA A DEUS.” KALLISTOS, UM ESCRITOR ESPIRITUAL BIZANTINO, ENSINA: “ A ORAÇÃO INCESSANTE CONSISTE NUMA INCESSANTE INVOCAÇÃO DO NOME DE DEUS.” DIZIA-SE  DE  SÃO  FRANCISCO QUE ELE
“ PARECIA MENOS UM HOMEM ORANDO DO QUE A PRÓPRIA ORAÇÃO EM FORMA DE HOMEM.” E FRANK LAUBACH RELATA: “ OH, ESTE NEGÓCIO DE MANTER-ME EM CONTATO CONSTANTE COM DEUS, DE FAZER DELE O OBJETO DOS MEUS PENSAMENTOS E O COMPANHEIRO DAS MINHAS CONVERSAS, É A COISA MAIS ESPANTOSA COM QUE JAMAIS ME DEPAREI.”
TALVEZ ISSO LHE SOE IMPOSSÍVEL, INDESEJÁVEL MESMO. HÁ HORAS EM QUE SINTO O MESMO. A VIDA É SUFICIENTEMENTE COMPLICADA COMO É. POR QUE DEVERÍAMOS ACRESCENTAR MAIS UM DEVER RELIGIOSO A UMA AGENDA JÁ SUPERLOTADA? ADEMAIS, ISSO PARECE INCRIVELMENTE DIFÍCIL. NINGUÉM PODE PENSAR EM DEUS O TEMPO TODO. QUEM JAMAIS IRIA DESEJAR FAZER ISSO?
SE VOCÊ SE IDENTIFICA DE ALGUMA FORMA COM ESSES SENTIMENTOS, QUERO ENCORAJÁ-LO. DEUS NÃO ESPERA QUE VOCÊ MERGULHE IMEDIATAMENTE NO OCEANO DA COMUNHÃO CONSTANTE E NADE DE UM CONTINENTE A OUTRO. PASSAMOS A ESSE MODO DE VIDA ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE VIDA EXERCITADA QUE É TANTO COMPREENSÍVEL QUANTO PRÁTICA. E, CONQUANTO ESTA “ PRÁTICA DA PRESENÇA DE DEUS”  SEJA EXAUSTIVA, TUDO O MAIS CESSA DE SÊ-LO. TORNAMO-NOS CADA VEZ MAIS FOCALIZADOS, CADA VEZ MAIS CENTRALIZADOS, CADA VEZ MAIS E MAIS DESCOBRIMO-NOS ATRAVESSANDO AS TENSÕES E EXIGÊNCIAS DA ATIVIDADE DIÁRIA COM UMA FACILIDADE E SERENIDADE QUE ESPANTA ATÉ  A NÓS MESMOS... ESPECIALMENTE A NÓS.
ADEMAIS, A COMUNHÃO CONSTANTE, FIEL, É DE CERTA FORMA MAIS FÁCIL DO QUE NOSSO MODO NORMAL DE ORAR. É MAIS DIFÍCIL ORAR INCONSTANTEMENTE DO QUE CONSTANTEMENTE, DO MESMO MODO QUE É MAIS DIFÍCIL JOGAR UMA BOA PARTIDA DE TÊNIS QUANDO TREINAMOS APENAS DE VEZ EM QUANDO. SERÁ QUE REALMENTE ACHAMOS QUE PODEMOS EXPERIMENTAR INTEGRAÇÃO DE CORAÇÃO E MENTE E ESPÍRITO COM UMA VIDA ERRÁTICA DE ORAÇÃO? CREMOS REALMENTE QUE PODEMOS, COMO MOISÉS, “ FALAR FACE A FACE” COM DEUS, COMO ALGUÉM FALARIA COM UM AMIGO ATRAVÉS DE NOSSAS ORAÇÕES IMPREVISÍVEIS? NÃO, DESENVOLVEMOS FACILIDADE TAMBÉM. POR QUE FACILIDADE?  PORQUE ESTAMOS FORMANDO HÁBITOS FIXOS DE RETIDÃO. COM O TEMPO, ESSES “ HÁBITOS SANTOS”  FARÃOA SUA OBRA DE INTEGRAÇÃO, DE MODO QUE ORAR SE TORNA A COISA FÁCIL, A COISA NATURAL, A COISA ESPONTÂNEA – DIFÍCIL SERÁ DEIXAR DE ORAR.

                    
                           COMUNHÃO ININTERRUPTA

OS ESCRITORES BÍBLICOS NÃO SE CALAM SOBRE AS POSSIBILIDADES DE ORAÇÃO INCESSANTE. “ ORAI SEM CESSAR”, PRESCREVE O APÓSTOLO PAULO ( 1 TS 5:17). AOS ROMANOS, ELE DIZ: “ ALEGRAI-VOS NA ESPERANÇA, SEDE PACIENTES NA TRIBULAÇÃO, PERSEVERAI NA ORAÇÃO” ( RM 12:12 ). AOS EFÉSIOS: “ ORAI EM TODO O TEMPO COM TODA A ORAÇÃO E SÚPLICA NO ESPÍRITO” ( EF 6:18). AOS COLOSSENSES: “ PERSEVERAI NA ORAÇÃO, VELANDO NELA COM AÇÕES DE GRAÇAS” ( CL 4:2). E AOS FILIPENSES: “ NÃO ANDEIS ANSIOSOS POR COISA ALGUMA, MAS EM TUDO, PELA ORAÇÃO E PELA SÚPLICA, COM AÇÕES DE GRAÇAS, SEJAM AS VOSSAS PETIÇÕES CONHECIDAS DIANTE DE DEUS” ( FP 4:6).
O ESCRITOR DE HEBREUS INSTA CONOSCO A OFERECER “ SEMPRE POR MEIO DELE A DEUS SACRIFÍCIO DE LOUVOR, QUE É O FRUTO DE LÁBIOS QUE CONFESSAM O SEU NOME” ( HB 13:15). JESUS NOS DEIXOU SUAS PARÁBOLAS SOBRE ORAÇÃO PARA MOSTRAR NOSSO “ DEVER DE ORAR SEMPRE, SEM JAMAIS ESMORECER” ( LC 18:1). ELE NOS DEMONSTROU A REALIDADE DA COMUNHÃO PERPÉTUA COM O PAI. “ O FILHO POR SI MESMO NÃO PODE FAZER COISA ALGUMA; ELE SÓ PODE FAZER O QUE VÊ O PAI FAZENDO, PORQUE TUDO O QUE O PAI FAZ, O FILHO O FAZ IGUALMENTE” ( JO 5:19); “ EU NÃO POSSO FAZER NADA DE MIM MESMO; COMO OUÇO, ASSIM JULGO” ( JO 5:30); “ ESTOU NO PAI E O PAI  ESTÁ EM MIM” ( JO 14:11). QUANDO JESUS DISSE À SEUS DISCÍPULOS QUE PERMANECESSEM NELE COMO UM GALHO PERMANECE NA VIDEIRA, ELES COM-PREENDERAM IMEDIATAMENTE O QUE O MESTRE QUERIA DIZER, POIS TINHAM OBSERVADO POR ANOS COMO ELE PERMANECIA NO PAI ( JO 15:1-11).


FONTE: LIVRO ORAÇÃO O REFÚGIO DA ALMA
RICHARD J. FOSTER
UNITED PRESS


Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!