quinta-feira, julho 15, 2010

UMA SOCIEDADE COM SOBRECARGA


      

UMA SOCIEDADE COM SOBRECARGA



ALGUM TEMPO ATRÁS, EU ME DEPAREI COM UM ARTIGO INTERESSANTE EM UM CADERNO ESPECIAL DO JORNAL LOS ANGELES TIMES. A COLUNISTA ARIANNA HUFFINGTON ESCREVEU A RESPEITO DE MULTITAREFAS. ESSA É UMA PALAVRA QUE SE REFERE A TRABALHAR EM VÁRIAS ATIVIDADES AO MESMO TEMPO. CADA VEZ MAIS NOS ENCONTRAMOS ENVOLVIDOS EM MULTITAREFAS EM NOSSA VIDA COTIDIANA. TENTAMOS FAZER DUAS OU TRÊS COISAS AO MESMO TEMPO. ABRIMOS A CORRESPONDÊNCIA E CONVERSAMOS COM OS FILHOS DE UMA SÓ VEZ. TENTAMOS DESENVOLVER DIALÓGOS DURANTE O JANTAR, ENQUANTO ASSISTIMOS AO JORNAL NA TELEVISÃO. ABRIMOS O ÚLTIMO E-MAIL AO MESMO TEMPO EM QUE FALAMOS COM UM AMIGO PELO TELEFONE E ACOMPANHAMOS O PROGRESSO DE NOSSO TIME FAVORITO. TOMAMOS O DESJEJUM NO CARRO, A CAMINHO PARA O TRABALHO, ENQUANTO OUVIMOS O RÁDIO E TENTAMOS CONVERSAR COM O CÔNJUGE AO TELEFONE. ALGUMAS PESSOAS CHEGAM A SE VICIAR EM MULTITAREFAS. ARIANNA ESCREVE:” ALGUNS DE MEUS AMIGOS MAIS QUERIDOS SÓ SE SENTEM VIVOS QUANDO ESTÃO VIVENDO NO LIMITE, LIDANDO COM MEIA DÚZIA DE CRISES, SE AFUNDANDO NO DRAMA DE TODAS ELAS E TENDO QUE SE MEDICAR ANTES DE DORMIR.”ADICIONE A ESSE RITMO FRENÉTICO O ESTRESSE QUE MUITAS PESSOAS SENTEM DEVIDO AO TRABALHO, E O RESULTADO SERÁ UM ATAQUE CARDÍACO.
EM UM ESTUDO REALIZADO NO ANO DE 1985 PELO CENTRO NACIONAL DE ESTATÍSTICA DA SAÚDE, NOS ESTADOS UNIDOS, 50% DOS QUARENTA MIL TRABALHADORES PESQUISADOS RELATARAM TER PASSADO POR ESTRESSE DE MODERADO A INTENSO NAS DUAS SEMANAS ANTERIORES. OUTRA PESQUISA CONDUZIDA PELA RENOMADA FIRMA D’ ARCY,MASIUS, BENTON & BOWLES REVELA QUE TRÊS QUARTOS DOS  TRABALHADORES NORTE-AMERICANOS INDICAM QUE SEU TRABALHO PROVOCA ESTRESSE. O PREÇO A PAGAR POR TODA ESSA QUANTIDADE DE ESTRESSE É ENORME. A CADA ANO, MAIS DE 1,2 MILHÃO DE PESSOAS SOFREM ATAQUE CARDÍACO OU ANGINA SEVERA NOS ESTADOS UNIDOS. DESSE GRUPO, MAIS DE 450 MIL MORREM. AS DOENÇAS DO CORAÇÃO CONTINUAM SENDO A PRIMEIRA CAUSA DE  MORTE NO PAÍS.
UMA DAS PRINCIPAIS RAZÕES PARA A MORTE POR DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA É O ESTRESSE EMOCIONAL. AS PESSOAS QUE ESTÃO CONSTANTEMENTE APRESSADAS E SÃO MUITO IMPACIENTES, INTRANSIGENTES E COMPETITIVAS CONSTITUEM VÍTIMAS PROVÁVEIS DE ATAQUES DO CORAÇÃO. OS DOUTORESRAY H.ROSENMAN E MEYER FRIEDMAN ESTUDARAM PESSOAS COM ESSE PERFIL E CRIARAM A EXPRESSÃO “ PERSONALIDADE TIPO A”.O INDIVÍDUO QUE POSSUI ESSE TIPO DE PERSONALIDADE TENDE A SER CONTROLADO PELA AMBIÇÃO. OBCECADO COM A URGÊNCIA DO TEMPO, SEMPRE SE ENCONTRA SOB PRESSÃO PARA REALIZAR COISAS. É ALTAMENTE COMPETITIVO, NUNCA ESTÁ SATISFEITO E PERMANECE SOB ESTRESSE CONTÍNUO. OS ESTUDOS DE ROSENMAN E FRIEDMAN INDICARAM QUE 90% DOS HOMENS COM MENOS DE 60 ANOS QUE SOFRERAM ATAQUES CARDÍACOS PERTENCIAM À CATEGORIA DE COMPORTAMENTO TIPO A.
EM UMA REPORTAGEM MÉDICA ESPECIAL DA MSNBC NO DIA 7 DE JANEIRO DE 2008, PESQUISADORES RELATARAM QUE “ A ANSIEDADE CRÔNICA PODE AUMENTAR SIGNIFICAMENTE O RISCO DE ATAQUES CARDÍACOS, PELO MENOS NOS HOMENS”. “EXISTE UMA CONEXÃO ENTRE O CORAÇÃO E A MENTE”,  AFIRMOU A Dra.NIECA GOLDBERG, DA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE NOVA YORK. EM SEGUIDA, ELA ACRESCENTOU AS SÁBIAS PALAVRAS: “ OS MÉDICOS PRECISAM SER MAIS AGRESSIVOS E PARAR DE TOMAR CONTA APENAS DOS FATORES TRADICIONAIS DE RISCO.[...] ELES PRECISAM ATINGIR A MENTE DOS PACIENTES.”O Dr. BIING-JIUN SHEN, DA UNIVERSIDADE DO SUL DA CALIFÓRNIA, DISSE, NUM RELATÓRIO DE PESQUISA SOBRE ENVELHECIMENTO E SAÚDE DO CORAÇÃO, QUE HOMENS “ CRONICAMENTE ANSIOSOS MOSTRARAM UMA PROBABILIDADE DE 30 A 40% MAIOR DE TER UM ATAQUE CARDÍACO DO QUE AQUELES MAIS DESPREUCUPADOS”.

FONTE: LIVRO TEMPO DE ESPERANÇA
MARK FINLEY
EDITORA: ABDR AFILIADA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.