Série: Como ser íntegro 6-) Fazeis emudecer a ignorância dos insensatos



Série: Como ser íntegro

6-) Fazeis emudecer a ignorância dos insensatos


  Como bem diz o versículo de Pedro 2, 15-16: “Fazeis amadurecer a ignorância dos insensatos”, isso me faz lembrar de críticas. Quando alguém tece um comentário negativo referente a você, não deves rebater esse comentário, apenas calar afinal muitas vezes tentar expor uma justificativa não solucionará. Algumas pessoas não irão acreditar no que você diz, não adianta tentar provar que essas críticas são calúnias ate porque elas tem todo o direito de desacreditar em você.

  Quando você escolhe silenciar invés de tentar justificar as críticas, simplesmente você age brandamente, com fé e amor - você tem a missão de instruir, invés de confrontar. Deus quer que você leve amor as pessoas invés de truculência. Ate porque já estamos esgotados de ver tantas maledicências, queremos boas novas, ansiamos por demonstrações de amor e palavras de conforto. Se quisermos violência basta ler ou assistir um “correio de má notícia”, por isso vamos refletir mais, se você não está apto para dar palavras de conforto como resposta a crítica então opte pelo silêncio, afinal o silenciar é uma prece.

 As pessoas não precisam ter uma opinião positiva sobre você, nem lhe conhecer e nem muito menos lhe valorizar - elas não são perfeitas. Muitos se quer sabem se valorizar ou se conhecer, é notório que a obrigação delas é sobre si mesmo, afinal são 7 bilhões de pessoas para eles “darem conta”. O seu único dever é valorizar a vida, a sua e a de seu próximo pois todos são filhos de Deus e por conseguinte irmãos, com isso mais um forte motivo para você se valorizar e obviamente valorizar o seu semelhante não importa se terá reciprocidade ou não.


  Não alimente a ignorância, nem se deixe entristecer por ela mas almeje combatê-la nem que seja fazendo bom uso do silêncio. Se você não pode decretar uma bela carta de amor, então ao menos fique em silêncio e evite guerras e maiores ferimentos. Algumas vezes pensamos que nossas palavras vão magoar quem nos muito magoou mas depois percebemos que nossas palavras não serviram para dar um basta, mas serviram apenas como armas para ferir a nós mesmos. Quando você tece uma crítica com intuito de ferir alguém lembre-se você não está ferindo ao seu próximo mas a si mesmo.

  Busque a cura para seus ferimentos invés de propagar mais ainda essa dor. Pague o mal com o bem, o ódio com amor, a inveja com compreensão, a cobiça com humildade, pois é assim que Deus quer que agimos. Deus não apela para a revolta, Deus sempre irá apelar pelo amor e pela compreensão. Veja o exemplo de Cristo que em nenhum momento optou por enfrentar quem tecia críticas contra a sua pessoa. Cristo continuava a pagar a revolta que os outros sentiam por seus ensinamentos, com amor, pois ele sabe que as criticas que tecerem a Ele não estavam ferindo ao nosso Jesus Salvador, mas se feriu alguém foi a quem gastava as energias em destilar críticas de forma venenosa e ríspida. Jesus silenciava, amava e operava curas não importa a quem fosse, pois isso é a mais bela demonstração de amor.

  Deus não quer competidores de argumentos. Deus não quer “troca de farpas”, ele quer troca de princípios, de amor, de caridade, de paz e principalmente de oração.

  Deus ama, e nos ensinou a amar, e uma das formas de amar é pelo silêncio afinal é melhor optar pelo recolhimento e pelo silêncio do que optar pela guerra e confronto.

Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!