Série: Como ser íntegro - 4- Retidão







Série: Como ser íntegro
4- Retidão

Sabe aquele ditado que diz: “O que eu não quero para mim não devo desejar para o meu próximo” ? Essa é a melhor definição do que é retidão, afinal retidão significa justiça. Ser uma pessoa justa, equilibrada e altruísta.

  Uma pessoa integra ( exemplo clássico da retidão) ela é altruísta, pois ela se coloca no lugar de seu próximo, o compreende e por isso que ela é justa pois não deseja o pior para o seu semelhante - já que ela não almeja o negativismo para a sua vida.

  Ser justo não é só dizer: “Que a justiça seja feita” mas é agir conforme os princípios da justiça, a igualdade, não causar danos maiores e etc. Ou seja não adianta ter um discurso justo - tem que viver sobre atitudes justas.

  Na bíblia tem diversos exemplos de homens justos, um deles foi Jó. Ele sempre foi justo, esteve sobre retidão e com o coração puro. Quando você compreende que uma das qualidades do cristão é a retidão, que Deus gosta de pessoas justas e honestas você perceberá que suas atitudes irão delimitar o tipo de cristão que você é. Deus não gosta de atitudes corruptas, desonestas e maquiavélicas. Deus se entristece quando ver pessoas agindo desonestamente e prejudicando os seus filhos.

  Ser integro para Deus é agir com justa, é compartilhar com as pessoas os princípios dessa justiça. Você não pode exigir dos outros um exemplo digno se você próprio ainda não aprendeu como ter atitudes dignas. Sempre vejo nos jornais notícias sobre corrupção e comissão parlamentar de inquérito, onde representantes de nosso estado acusa uns aos outros. Tudo isso faz parte das leis que rege o nosso estado mas na lei de Deus você só pode exigir do outro se você é integro. Como posso exigir honestidade se eu também sou um corrupto?

  Como dizem: “Deus não pune ninguém” afinal somos livres para agirmos conforme a nossa vontade, então vamos fazer bom uso dessa liberdade e agir de forma integra e justa. Agir honestamente, ajudar ao nosso semelhante mas sem “passar na cara” o quão legal e caridoso você é. Deus sabe quem faz caridade com amor e quem faz caridade por obrigação, você não precisa ficar lembrando as pessoas das vezes que você as ajudou. Ate porque as pessoas tem todo o direito de se esquecerem, afinal isso também se configura com o livre-arbítrio delas. E mesmo que alguém não tenha merecimento para receber um auxílio, mesmo assim, ajude, afinal o que importa é a caridade. Você não tem que se responsabilizar pelas ações alheias, se importe com sua ação pois  Deus ‘avalia’ cada um pelas ações exercidas... E não pelas ações de nossos pais, amigos ou colegas.

Se você quer um mundo justo e integro, então primeiramente coloque os princípios de justiça em seu mundo interior, afinal eu não posso exigir o que eu não tenho.

  Não é nada fácil seguir os princípios divino, mas também não é impossível, o importante é aprender com os erros e principalmente se conscientizar para não retornar a cometê-los. Não dar para controlar o destino e nem como as coisas acontecem mas podemos nos moldar para se adequar a cada situação.

  Deixe Deus moldar você diariamente tenha anseio para aprender com Deus. Deixe Ele te ensinar como ser justo, integro e altruísta. Se inspire nos homens que Deus tanto auxiliou, aprenda com os erros deles e se inspirem em suas vitórias. Deus tem muitos planos para você, um deles é lhe tornar uma pessoa sábia e altruísta, afinal somos a imagem e semelhança de Deus mas para isso temos que nos moldar sobre seus princípios.
  Você é um exemplo vivo do poder de Deus, nunca esqueça disso.


Jéssica Cavalcante

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!