A PAZ COM O CORPO


   
         

         A PAZ COM O CORPO


A PALAVRA USADA PELOS ESSÊNIOS PARA INDICAR O CORPO FÍSICO, TANTO EM ARAMAICO QUANTO EM HABRAICO, SIGNIFICAVA A FUNÇÃO DO CORPO, AGIR, MOVER-SE.
ESTE DIFERE MUITÍSSIMO DE OUTROS CONCEITOS. OS GREGOS, POR EXEMPLO, EXALTAVAM O CORPO PELAS SUAS QUALIDADES ESTÉTICAS, SUAS PROPORÇÕES E BELEZA, E NÃO TINHAM CONSCIÊNCIA DE NENHUM PROPÓSITO MAIS PROFUNDO. OS ROMANOS OLHAVAM PARA O CORPO SIMPLESMENTE COMO UM INSTRUMENTO DE FORÇA E PODER PARA CONQUISTAR OUTRAS NAÇÕES E PLANTAR A ÁGUIA ROMANA EM TERRAS DISTANTES. OS CRISTÃOS, NA IDADE MÉDIA, DESPREZAVAM O CORPO COMO ORIGEM DE TODAS AS DIFICULDADES DO HOMEM, UMA BARREIRA ERGUIDA ENTRE O HOMEM E DEUS.
OS ESSÊNIOS TINHAM UMA COMPREENSÃO MUITO MAIS PROFUNDA DO QUE QUALQUER UMA DESSAS. ELES SABIAM QUE NO CORPO ATIVO, QUE EVOLUÍRA NO CORRER DE CENTENAS DE MILHARES DE ANOS, MANIFESTAM-SE TODAS AS LEIS DA VIDA E DO COSMO; NELE SE ENCONTRA A CHAVE DE TODO O UNIVERSO.
ELES ESTUDARAM-NO EM RELAÇÃO AO PAPEL PLENO DO HOMEM NO UNIVERSO, E O CONCEITO DELES A RESPEITO DESSE PAPEL ERA MAIOR DO QUE QUALQUER OUTRO JÁ ADOTADO ATÉ ENTÃO. NO SEU PARECER, O HOMEM TINHA TRÊS PAPÉIS: O DA EVOLUÇÃO INDIVIDUAL, O DA FUNÇÃO RELATIVA AO PLANETA EM QUE VIVE E O DO PROPÓSITO DE UMA UNIDADE DO COSMO.
O CORPO ATIVO DESEMPENHA A SUA PARTE NOS TRÊS PAPÉIS. É UM PRODUTO DIVINO, CRIADO PELA LEI PARA OS DESÍGNIOS DO CRIADOR, DE MANEIRA NENHUMA INFERIOR A QUALQUER OUTRO INSTRUMENTO DO HOMEM, NEM A QUALQUER OUTRA EXISTENTE NO UNIVERSO, NA ESPERANÇA DE QUE O HOMEM UTILIZE CONSCIENTEMENTE SUAS ENERGIAS TERRESTRES E ESPIRITUAIS.
OS ESSÊNIOS SABIAM QUE O HOMEM NÃO É UM SER ISOLADO E SÓ NO UNIVERSO, MAS UM ENTRE OUTROS SERES NA TERRA E NOS DEMAIS PLANETAS, TODOS OS QUAIS TÊM CORPOS ATIVOS EM PLENA EVOLUÇÃO SEMELHANTE À EVOLUÇÃO DO HOMEM. TODOS ESSES CORPOS ATIVOS, PORTANTO, RELACIONAM-SE UNS COM OS OUTROS E SE AFETAM MUTUAMENTE.
A SAÚDE FÍSICA E A VITALIDADE DE CADA INDIVÍDUO, POR CONSEGUINTE, É DA MÁXIMA IMPORTÂNCIA, NÃO SÓ PARA SI MAS TAMBÉM PARA TODOS OS OUTROS SERES QUE EXISTEM NA TERRA E NOS OUTROS PLANETAS.
AS PRÁTICAS DIÁRIAS DOS ESSÊNIOS DERIVAVAM DESSE CONCEITO DINÂMICO QUE ABRANGE TODOS OS ASPECTOS DO CORPO ATIVO COMO PARTE INTEGRANTE DE TODO O UNIVERSO, E SUA SAÚDE E VITALIDADE EXTRAORDINÁRIAS RESULTAVAM DISSO.
OS QUE INGRESSAVAM NAS IRMANDADES ERAM TREINADOS PARA APERFEIÇOAR O CORPO ATIVO NOS TRÊS PAPÉIS, E APRENDIAM A AJUSTÁ-LO AO CAMPO DE FORÇAS, EM CONSTANTE MUTAÇÃO, EM QUE ELE VIVE E SE MOVE.
OS ESSÊNIOS FICARAM CONHECENDO OS EFEITOS DE DIFERENTES ALIMENTOS E AS DIFERENTES FORÇAS NATURAIS DA TERRA, DO SOL, DO AR E DA ÁGUA SOBRE O ORGANISMO. FOI-LHES ORDENADO QUE SEGUISSEM CERTOS RITUAIS NA UTILIZAÇÃO DESSAS FORÇAS, TAIS COMO COMEÇAR TODOS OS DIAS COM UMA ABLUÇÃO DE ÁGUA FRIA E UMA EXPOSIÇÃO DO CORPO, UMA VEZ POR DIA, AOS RAIOS SOLARES.MERCÊ DA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, VIERAM ELES A CONHECER O PODER VITALIZADOR DO TRABALHO NOS CAMPOS, NOS POMARES E NOS JARDINS.
APRENDERAM QUE A DOENÇA É CRIADA PELOS AFASTAMENTOS DA LEI E COMO CURAR AS MOLÉSTIAS RESULTANTES DOS MENCIONADOS AFASTAMENTOS. FORAM-LHES EXPLICADAS AS QUALIDADES E PODERES CURATIVOS DE DIFERENTES ERVAS E PLANTAS, DA HELIOTERAPIA E DA HIDROTERAPIA, E A DIETA APROPRIADA A CADA UM DOS MALES QUE AFETAM OS HOMENS. RECEBERAM INSTRUÇÕES SOBRE O MODO CORRETO DE RESPIRAR E O PODER QUE EXERCE O PENSAMENTO SOBRE O CORPO ATIVO.
APRENDERAM A RECONHECER O VALOR MATERIAL E ESPIRITUAL DA MODERAÇÃO EM TODAS AS COISAS, E APRENDERAM QUE O JEJUM ERA UMA FORMA DE REGENERAR O CORPO E DESENVOLVER A VONTADE E, DESSA MANEIRA, AUMENTAR O PODER ESPIRITUAL.
 ESSAS PRÁTICAS TROUXERAM PAZ E HARMONIA AO CORPO ATIVO.
NUNCA, PORÉM, SE ATRIBUIU AO CORPO UMA IMPORTÂNCIA INDEVIDA.
A CONSIDERAÇÃO E O ZELO QUE LHE DISPENSAVAM DESTINAVAM-SE UNICAMENTE A CONSERVÁ-LO COM BOA SAÚDE, COMO UM INSTRUMENTO ATRAVÉS DO QUAL OS ESSÊNIOS PODIAM REALIZAR ATOS DE SABEDORIA E AMOR EM BENEFÍCIO DOS SEMELHANTES. DESSA MANEIRA, O CORPO ATIVO PARTICIPAVA DA EVOLUÇÃO DO INDIVÍDUO, DO PLANETA E DO COSMO, O QUE FACULTAVA AO INDIVÍDUO TORNAR-SE UM CO-CRIADOR COM A LEI E COM DEUS.
ESSA ERA A PRIMEIRA PAZ PRATICADA PELOS ESSÊNIOS: A PAZ COM O CORPO.


FONTE: LIVRO OS ENSINAMENTOS DOS ESSÊNIOS
EDMOND BORDEAUX SZEKELY
EDITORA: PENSAMENTO


1 comentários:

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!