A CORAGEM DE CONTINUAR


       

      A CORAGEM DE CONTINUAR


FRANZ ROSENZWEIG, ESCRITOR ALEMÃO, QUE A PAR DE SUAS INCURSÕES PELOS DOMÍNIOS DA FILOSOFIA, TRADUZIU PARA A LÍNGUA PÁTRIA A BÍBLIA, SOFRIA DE UM TERRÍVEL MAL: UMA ESCLEROSE AMIOTRÓFICA LATERAL, QUE  PROVOCOU A PROGRESSIVA PARALISAÇÃO DE SEUS MÚSCULOS.
NOS ÚLTIMOS ANOS DE EXISTÊNCIA ELE PASSAVA OS DIAS RECLINADO NUMA CADEIRA DE BRAÇOS, A CABEÇA SUSTENTADA POR UMA ALÇA. SEU CORPO ESTAVA TOTALMENTE IMOBILIZADO. OS ÚNICOS MÚSCULOS QUE  CONSEGUIA MOVIMENTAR POR COMANDO DA VONTADE ERAM OS DOS OLHOS E SOMENTE ATRAVÉS DESTES PODIA ESTABELECER CONTATO COM O MUNDO EXTERIOR.
UMA MÁQUINA DE ESCREVER FOI CONSTRUÍDA ESPECIALMENTE PARA ELE. A PARTICULARIDADE ERA O ENORME TECLADO, COM TECLAS BEM ESPAÇADAS. SEU MEIO DE COMUNICAR-SE ERA FIXAR OS OLHOS SOBRE A LETRA DESEJADA QUE, EM SEGUIDA, ERA APERTADA POR SUA ESPOSA. ASSIM “ FALAVA; ASSIM ESCREVIA A TRADUÇÃO DA BÍBLIA E CULTIVAVA ENORME CORRESPONDÊNCIA.
DIANTE DE TÃO GRANDE LIMITAÇÃO, A TENDÊNCIA DO INDIVÍDUO COMUM SERIA ENTREGAR-SE A UMA EXISTÊNCIA VEGETATIVA, MARCADA PELO DESESPERO E PELA FRUSTRAÇÃO.
SERIA FRANZ ROSENZWEIG UM SUPER- HOMEM? NÃO! ELE SE DESTACOU PELA CORAGEM DE ENFRENTAR A  PROVAÇÃO. RECUSANDO A CONDIÇÃO DE INDIGENTE, SOUBE SUPERAR A DEFICIÊNCIA FÍSICA COM ADMIRÁVEL FORÇA DE VONTADE E SEGUIU ADIANTE EM SUAS ATIVIDADES, OFERECENDO EXEMPLO MARCANTE DE AUTODETERMINAÇÃO.
SÃO INIMAGINÁVEIS AS POTENCIALIDADES QUE DORMITAM NA PERSONALIDADE HUMANA. SOMOS FILHOS DE DEUS, E O PODER CRIADOR QUE CARACTERIZA NOSSA CONDIÇÃO EMANA DO ESPÍRITO E NÃO DO CORPO. POR ISSO, AINDA QUE O CORPO, INSTRUMENTO DE NOSSA MANIFESTAÇÃO NO PLANO FÍSICO, OFEREÇA LIMITAÇÕES, NEM ASSIM COM AS MÃOS, COM OS PÉS, COM A PALAVRA, COM OS OLHOS, COM O PENSAMENTO.
DEFRONTAMO-NOS  COM UM GRANDE DILEMA, NO ATUAL ESTÁGIO EVOLUTIVO. DE ONDE VIEMOS? DA IRRACIONALIDADE, DAS MANIFESTAÇÕES PRIMITIVAS... MAS HÁ UMA DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE NÓS E OS IRRACIONAIS. ELES TÊM VIDA PURAMENTE INSTINTIVA E SÃO CONDUZIDOS PELAS FORÇAS DA CRIAÇÃO. NÓS TEMOS VIDA MENTAL- O DOM DE PENSAR. PORTANTO, DEVEMOS CAMINHAR COM NOSSOS PRÓPRIOS ESFORÇOS.
O DILEMA É ESTE: CHAMADOS AO USO DA RAZÃO, DEVENDO EXERCITAR A CAPACIDADE CRIADORA, TEIMAMOS NA INSTINTIVIDADE, ONDE ESTÃO AUSENTES OS VALORES MAIS NOBRES.
NO ANIMAL A AÇÃO PURAMENTE INSTINTIVA- COMER, DORMIR, PROCRIAR – É NORMAL, PORQUANTO SEU HORIZONTE É A VIDA MATERIAL, À QUAL ESTARÁ PRESO POR MILÊNIOS, NA LENTA ELABORAÇÃO DA PERSONALIDADE ESPIRITUAL.
MAS NO HOMEM ESSA TENDÊNCIA, HERDADA DE ESTÁGIOS INFERIORES, TEM DE SER SUPERADA, POIS O SEU HORIZONTE É A VIDA ESPIRITUAL, QUE DEVE ALCANÇAR, LIBERTANDO-SE DO LONGO CICLO DE REENCARNAÇÕES, QUE TENDEM A SER  MAIS DIFÍCEIS E DOLOROSAS, NA MEDIDA EM QUE, DESENVOLVENDO A CAPACIDADE DE RACIOCÍNIO, INSISTIR EM PERMANECER NA INÉRCIA QUE CARACTERIZA A IRRACIONALIDADE ONTEM NORMAL, MAS HOJE, UM ENTRAVE AO SEU PROGRESSO.
É PRECISO RECONHECER SEMPRE QUE A FACULDADE DE PENSAR – A RAZÃO – E A FACULDADE DE ESCOLHER – O LIVRE-ARBÍTRIO – QUE NOS DISTINGUEM DOS BRUTOS, SITUANDO-NOS NA VANGUARDA DA EVOLUÇÃO NA TERRA, IMPLICAM NO DEVER DE BUSCAR O MELHOR, DE LUTAR PELA PLENA REALIZAÇÃO DE NOSSO ESPÍRITO EM SUA GLORIOSA DESTINAÇÃO.
A EXPERIÊNCIA DE FRANZ ROSENZWEIG FALA BEM ALTO QUE NÃO HÁ OBSTÁCULOS INTRANSPONÍVEIS PARA QUEM QUER CAMINHAR.
A GRANDE BARREIRA ESTÁ DENTRO DE NÓS MESMOS. ANTE O CONVITE DA VIDA PARA QUE  MOBILIZEMOS NOSSAS FORÇAS CRIADORAS, MUITOS DIZEM:
“ NÃO POSSO, ESTOU PERTURBADO; NÃO POSSO, ESTOU INFELIZ; NÃO POSSO, ESTOU DESANIMADO.”
TODAVIA, SEMELHANTES ESTADOS DE ÂNIMO NÃO FAZEM PARTE DAS PROVAÇÕES HUMANAS. SÃO APENAS MIASMAS, MALES QUE PROLIFERAM NAS ÁGUAS TURVAS DA INDIFERENÇA, DA PREGUIÇA, DA MÁ-VONTADE...
OS QUE CULTIVAM UM IDEAL; OS QUE LUTAM POR RENOVAR-SE MORAL E INTELECTUALMENTE JAMAIS ESTACIONAM EM SEMELHANTES INIBIÇÕES, POIS ESTÃO EXERCITANDO SUAS POTENCIALIDADES CRIADORAS, APROVEITANDO AS BÊNÇÃOS DA EXISTÊNCIA E CAMINHANDO SEMPRE.
NESSE EMPENHO, TODAS AS ATIVIDADES QUE REPRESENTEM AQUISIÇÃO MORAL E INTELECTUAL, AFASTANDO-NOS DA INÉRCIA, DEVEM MERECER NOSSO INTERESSE. A ESCOLA SUPERIOR, O CURSO INTENSIVO, A LEITURA SADIA, O CULTIVO DA ARTE, O GESTO DE BONDADE, O INTERESSE PELO SEMELHANTE, A PARTICIPAÇÃO EM OBRAS DE BENEMERÊNCIA SOCIAL, SÃO CONVITES PERMANENTES DA VIDA PARA QUE BUSQUEMOS A ALEGRIA DE VIVER INTENSAMENTE, COM PLENO APROVEITAMENTO DAS HORAS.
E AINDA QUE INUNDEMOS NOSSA EXISTÊNCIA COM REALIZAÇÕES GRANDIOSAS, NÃO TEREMOS UTILIZADO SENÃO PEQUENA FRAÇÃO DE NOSSAS POSSIBILIDADES CRIADORAS.
MAS SEJA QUAL FOR A ATIVIDADE A QUE NOS ENTREGUEMOS  NO CAMPO DO BEM, DEVEMOS ESTAR CERTOS DE QUE O SUCESSO DE NOSSAS INICIATIVAS NÃO ESTARÁ CONDICIONADO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS DA TERRA OU AOS FAVORES DO CÉU E, SIM, AO NOSSO EMPENHO, MARCADO PELA CONFIANÇA EM DEUS E EM NÓS MESMOS. É EXATAMENTE ISSO QUE DIZ AMADO NERVO, NO FAMOSO POEMA
“ A VITÓRIA NA VIDA”:


“ POBRE DE TI, SE PENSAS SER VENCIDO:
TUA DERROTA E CASO DECIDIDO.
QUERES VENCER, MAS COMO EM TI NÃO CRÊS,
TUA DESCRENÇA ESMAGA-TE DE VEZ.

SE IMAGINAS PERDER, PERDIDO ESTÁS.
QUEM NÃO CONFIA EM SI, MARCHA PARA TRÁS.
A FORÇA QUE TE IMPELE PARA A FRENTE
É A DECISÃO FIRMADA EM TUA MENTE!

MUITA EMPRESA ESBOROA-SE EM FRACASSO,
INDA ANTES DI PRIMEIRO PASSO.
MUITO COVARDE TEM CAPITULADO,
ANTES DE HAVER A LUTA COMEÇADO.

 PENSA EM GRANDE, E OS TEUS FEITOS CRESCERÃO...
PENSA EM PEQUENO E TRÁS DEPRESSA AO CHÃO.
O QUERER É O PODER ARQUIPOTENTE.
É A DECISÃO FIRMADA EM TUA MENTE!

FRACO É AQUELE QUE FRACO SE IMAGINA.
OLHA O ALTO O QUE AO ALTO SE DESTINA.
A CONFIANÇA EM TI MESMO É A TRAJETÓRIA
QUE TE LEVARÁ AOS ALTOS CIMOS DA VITÓRIA.

NEM SEMPRE O QUE MAIS CORRE A META ALCANÇA,
NEM MAIS LONGE, O MAIS FORTE O DISCO LANÇA,
MAS O QUE, CERTO EM SI, VAI FIRME E EM FRENTE,
COM A DECISÃO FIRMADA EM SUA MENTE!”


FONTE: LIVRO TEMAS DE HOJE PROBLEMAS DE SEMPRE
RICHARD SIMONETTI
EDITORA: ESPÍRITA CORREIO FRATERNO DO ABC

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!