AMAR TUDO


                                  

       AMAR TUDO


POIS, SE O NOSSO CORAÇÃO NOS ACUSAR, CERTAMENTE DEUS É MAIOR DO QUE O NOSSO CORAÇÃO, E CONHECE TODAS AS COISAS.
                                                          I JOÃO, 3:20



SEMPRE PODEMOS CONFIAR NA INSPIRAÇÃO DO CORAÇÃO, CERTOS DE QUE AS QUALIDADES BOAS ALI ESTÃO ARMAZENADAS COMO SENDO ALGO DO CÉU EM NÓS. TODAVIA, DEUS DOTOU-NOS DE RAZÃO PARA COMPLEMENTAR AS QUALIDADES DO CORAÇÃO. AS DUAS FORÇAS, DA RAZÃO E DO CORAÇÃO, EM PLENO VIGOR, CONDICIONAM AO ESPÍRITO UMA VIDA DEFINIDA DE CERTEZA, DE ALEGRIA E DE AMOR.
PODEREMOS COMPARAR RAZÃO E CORAÇÃO, COMO SE A PRIMEIRA FOSSE A CIÊNCIA E O SEGUNDO A FILOSOFIA RELIGIOSA. CADA UM TEM SEU LUGAR DE DESTAQUE NO MUNDO ÍNTIMO DA ALMA, SEM QUE UM POSSA FAZER O SERVIÇO DO OUTRO. E PARA QUE POSSAMOS TER MAIOR UTILIDADE NA EXISTÊNCIA, ESSAS DUAS ÁREAS DE VIDA, POR NECESSIDADE DA PRÓPRIA VIDA, TÊM DE SE IRMANAREM, UMA DISCIPLINANDO A OUTRA, SEM CRIAREM CONFLITOS.
TEMOS ASSISTÊNCIA PERMANENTE DE MUNDO ESPIRITUAL, SEJAMOS ENCARNADOS OU DESENCARNADOS. HÁ UMA PERMUTA DE VALORES DOS ANIMAIS AOS ANJOS E, PARTINDO DESSA VERDADE, É QUE ESTAMOS SEMPRE ACOMPANHADOS POR IRMÃOS MENORES E MAIORES A NOS AJUDAR, A NOS ESPREITAR, A NOS ADVERTIR. E A FORÇA QUE MOVE TUDO ISSO É DEUS; PORTANTO, QUANDO CARECERMOS DE DISPLINA, DEUS ENCONTRARÁ OS MEIOS DE NOS CORRIGIR PELO CORAÇÃO: USA DA CONSCIÊNCIA, TRIBUNAL DOTADO DE MÉTODOS, TANTO QUANTOAS NOSSAS NECESSIDADES DE CORRIGENDA. E QUANDO O CAMPO DA CONSCIÊNCIA, PRODUTO DA RAZÃO, NÃO FUNCIONA COMO A DO CORAÇÃO, ÁREA DOS SENTIMENTOS, SEREMOS JOGUETES DOS INSTINTOS, QUASE SEM NENHUMA LIVRE DETERMINAÇÃO.
A LIBERDADE DA ALMA SE INICIA COM O DESENVOLVIMENTO DOS SENTIMENTOS E O CRESCIMENTO DA RAZÃO. OS CAMINHOS A PERCORRER SÃO BASTANTE LONGOS, DA MESMA MANEIRA QUE A FASE INSTINTIVA DO ANIMAL NÃO SERÁ MENOS CURTA. O HOMEM É UM SER EVOLUÍDO E O ANIMAL É UM SER EM FORMAÇÃO, SEMPRE UM DEPENDENDO DO OUTRO PARA QUE POSSAMOS CRESCER E PROGREDIR.
O PRIMEIRO MANDAMENTO DOS CÉUS A MOISÉS FOI AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS. NÃO QUE O PAI CELESTIAL PRECISE DO NOSSO AMOR PARA VIVER, POIS ASSIM NÃO SERIA DEUS. REPRESENTA ISTO UMA INICIAÇÃO DA ALMA DENTRO DA CRIAÇÃO, E AINDA MAIS, AMAR E EMITIR VIBRAÇÕES DE UM CERTO TEOR DE SENTIMENTOS. COMO A LEI DO PRÓPRIO DEUS GARANTE QUE O SEMELHANTE ATRAI O SEMELHANTE, QUEM COMEÇA A AMAR, CRIA EM TORNO DE SI, UMA ATMOSFERA DE PAZ, DE ALEGRIA E DE AMOR, NA QUAL PODE VIVER E SER FELIZ. NO CASO, QUAL O MAIS BENEFICIADO? CERTAMENTE, QUEM AMA. DEUS, PELAS LEIS CRIADAS DESDE O PRINCÍPIO, SE ASSIM PODEMOS DIZER, ORGANIZOU FORÇAS DE ALTA SENSIBILIDADE, DE MANEIRA A DAR RESSONÂNCIA A TUDO, COM O DOBRO DA COTA DAQUILO QUE DAMOS À  VIDA.
SE DISTRIBUÍMOS O MAL, VEM AO NOSSO ENCONTRO O MAL. SE DISTRIBUÍMOS O BEM, APROXIMA-SE DE NÓS, POR LEI DIVINA, O BEM. PORVENTURA O QUE EXISTE QUE NÃO FOI FEITO POR DEUS,? NÃO É OBRA SUA. ENTÃO, BUSQUEMOS AMAR A TUDO, QUE CERTAMENTE SEREMOS CORRESPONDIDOS. QUANDO FALAMOS DE AMOR, VEM LOGO EM NOSSA MENTE O CORAÇÃO, SIMBOLIZANDO ESSA VIRTUDE POR EXCELÊNCIA, POIS É ELE UM ÓRGÃO FÍSICO, SERVINDO DE CORPO A UM SER ESPIRITUAL, PELO QUAL FILTRA A ESSÊNCIA PARA QUE POSSAMOS VIVER.
VEJAMOS O QUE O EVANGELHO NOS DIZ A ESSE RESPEITO: POIS, SE O NOSSO CORAÇÃO NOS ACUSAR, CERTAMENTE DEUS É MAIOR QUE O NOSSO CORAÇÃO, E CONHECE TODAS AS COISAS. QUANDO, POR ACASO, OS NOSSOS SENTIMENTOS DESAPROVAREM OS NOSSOS ATOS OU ACUSAREM ALGUNS DOS NOSSOS FEITOS, E QUE A ACUSAÇÃO ULTRAPASSAR AS EXIGÊNCIAS DA DISCIPLINA, DEUS, SENDO A ETERNA BONDADE, A GRANDE JUSTIÇA E O AMOR VERDADEIRO E PURO, E MUITO MAIOR DO QUE O NOSSO CORAÇÃO, INTERVIRÁ NO CASO, USANDO DOS RECURSOS QUE LHE SÃO PECULIARES, PARA NOS ASSISTIR ATRAVÉS DOS GUIAS ESPIRITUAIS, EM SE FAZENDO PRESENTE PELA RAZÃO, PELOS AMIGOS NOSSOS, PELOS FATOS E PELA PRÓPRIA NATUREZA. ENFIM, SÃO USADOS OS RECURSOS QUE LHE CONVÉM, SENDO RESTABELECIDO EM NÓS O PERMITIDO POR LEI, QUE GARANTE A CADA UM SEGUNDO SUAS OBRAS.
AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, DE TODA ALMA, DE TODO NOSSO SENTIMENTO, REPRESENTA TODA LEI E OS PROFETAS, PORQUANTO AÍ ESTÁ ENCERRADO TUDO NA VIDA, DAÍ É QUE DEDUZIMOS O QUE DEVEMOS FAZER. COMO AMAMOS A DEUS SEM AMAR TUDO, DE TODA ALMA, DENTRO DO ENTENDIMENTO ALCANÇADO POR NÓS. O PAI NÃO NOS PEDE MAIS. DEPOIS RECEBEREMOS O AMOR DA PRÓPRIA VIDA.
TRABALHEMOS, POIS, PORQUE O TRABALHO GERA A SOLIDARIEDADE, A SOLIDARIEDADE GERA A TOLERÂNCIA, A TOLERÂNCIA GERA A CARIDADE E A CARIDADE GERA O AMOR, A NOS INDICAR QUE FORA DELE NÃO HÁ SALVAÇÃO. E, SE AINDA TEMEMOS SER MAL INTERPRETADOS PELO CORAÇÃO, CONFIEMOS EM DEUS, QUE É O MAIOR E CONHECE TODAS AS COISAS.

POIS, SE O NOSSO CORAÇÃO NOS ACUSAR, CERTAMENTE DEUS É MAIOR DO QUE NOSSO CORAÇÃO, E CONHECE TODAS AS COISAS.


FONTE: LIVRO O CRISTO EM NÓS
MIRAMEZ  E O EVANGELHO
POR JOÃO NUNES MAIA
EDITORA: ESPÍRITA FONTE VIVA

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!