UM CARTEIRO EXCEPCIONAL


               

   UM CARTEIRO EXCEPCIONAL


A VIDA DE GEMMA GALGANI É UM DOS MAIS CLAROS EXEMPLOS DA AJUDA E DA ASSISTÊNCIA DO PROTETOR INVISÍVEL. A SANTA DIZIA QUE O TINHA SEMPRE JUNTO DE SI E QUE ELE LHE PRESTAVA SERVIÇOS INCRÍVEIS. MAS GOSTARÍAMOS DE CITAR O QUE SE LÊ EM SUA BIOGRAFIA, ESCRITA POR MADRE GESUALDA ( EDIÇÕES PAULINAS, 1982):
“ ASSIM COMO SANTA FRANCESCA ROMANA, ELA VIA CONTINUAMENTE A SEU LADO ESSE BOM ANJO E TRATAVA-O COMO AMIGO E IRMÃO.
CERTA VEZ, TENDO IDO VISITAR AS MANTELLATE, UMA DESSAS FREIRAS DISSE A ELA:’ GEMMA, ESTÁ SOZINHA?’ ‘NÃO, TENHO COMIGO MINHA IRMÃZINHA... E TAMBÉM UMA OUTRA PESSOA.’ ‘QUEM?’ ‘ O ANJO DA GUARDA.’’ MAS EU NÃO O VEJO.’
‘ ESTÁ AQUI PERTO DE MIM E EU O VEJO’, RESPONDEU GEMMA. ASSIM PODERIA TER DITO A QUALQUER HORA DO DIA E DA NOITE: ‘ MEU ANJO ESTÁ SEMPRE COMIGO:  EU O VEJO, OUÇO O QUE ELE DIZ, AMO-O, SIGO OS SEUS PASSOS, OBEDEÇO-LHE, VENERO-O.’
NA VERDADE, ELE NUNCA A ABANDONAVA: QUER ESTIVESSE REZANDO, TRABALHANDO, QUER ESTIVESSE SE DEDICANDO AOS OUTROS.
SE COMETIA UMA FALTA, O ANJO, CUJO OLHAR SEMPRE FIXO NA SANTIDADE DE DEUS FICA OFUSCADO POR QUALQUER ÁTOMO DE POEIRA, CENSURAVA-A SEVERAMENTE E TÃO SEVERAMENTE  QUE GEMMA RECEAVA QUE OS OUTROS TAMBÉM PUDESSEM EXPERIMENTAR UMA SENSAÇÃO DE TERROR, SE O VISSEM.
PARA GEMMA, COMO ALIÁS DEVERIA SER PARA TODOS, O ANJO DA GUARDA NÃO ESTÁ AO NOSSO LADO, EMBORA INVISÍVEL, APENAS PARA NOS DEFENDER DOS PERIGOS, MAS TAMBÉM PARA NOS AJUDAR EM TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES, GUIAR-NOS PARA DEUS, INSPIRAR-NOS O BEM, COADJUVAR-NOS NELE, FAZER CRESCER EM NÓS A GRAÇA E CONDUZIR-NOS AO PARAÍSO. ELE É PARA NÓS A PONTE ENTRE A TERRA E O CÉU; ENTRE O NATURAL E O SOBRENATURAL.
ORA, PARA GEMMA, QUE NA CASA DO PAI CELESTE SE SENTIA QUASE UMA MENINA, E COMO TAL TUDO JULGAVA SER POSSÍVEL, TUDO PERMITIDO, TUDO  DESEJÁVEL, ERA EXTREMA A CONFIANÇA NO ANJO DA GUARDA. DESDE O BERÇO, DEUS O COLOCARA AO SEU LADO; ELE NÃO A DEIXAVA NUNCA, NEM DE DIA, NEM DE NOITE; ERA, PORTANTO, SEU AMIGO, SEU CONFIDENTE, SEU MENSAGEIRO... A ELE, COM GRANDE SIMPLINCIDADE, ÀS VEZES CONFIAVA AS CARTAS ENDEREÇADAS AO SEU DIRETOR ESPIRITUAL, ESPECIALMENTE QUANDO NÃO TINHA MEIO DE PÔ-LAS NO CORREIO, OU QUANDO, POR JUSTOS MOTIVOS, QUERIA FAZÊ-LO SEM QUE NINGUÉM SOUBESSE.
TUDO QUESTÃO DE CONFIANÇA, DE HUMILDADE E DE AMOR.
POBRE, NUMA CASA HOSPITALEIRA, PRIVADA DE QUALQUER LIBERDADE, DESEJOSA DE NÃO INCOMODAR A NINGUÉM, NA IMPOSSIBILIDAR DE CONSEGUIR POR SI O SELO, NECESSITADA DE LUZ E DE AJUDA EM COISAS PARA ELA IMPORTANTÍSSIMAS, E ISSO COM MUITA FREQÜÊNCIA, PEDIU UM DIA, COM SUA ENCANTADORA SIMPLICIDADE, AO ANJO DA GUARDA DO PADRE GERMANO QUE SE ENCARREGASSE DA CARTA POR ELA ESCRITA A ESSE SACERDOTE. INVOCOU-O,OROU E COLOCOU A CARTA EM SUAS MÃOS, SEM DÚVIDAS E SEM INCERTEZAS. E PARA QUE TÊ-LAS? NÃO SÃO OS ANJOS MENSAGEIROS DE BONDADE, DE PAZ E DE ALEGRIA? E A CARTA FOI ENTREGUE.
A SRA.CECÍLIA RECEAVA TRATAR-SE DE OBRA DIABÓLICA; O MESMO ACONTECEU COM MONSENHOR TEI, QUE SUGERIU A GEMMA QUE SE ABSTIVESSE DE FAZÊ-LO, ENQUANTO NÃO TIVESSE A CLARA CERTEZA DE QUE ISSO ERA VONTADE E OBRA DE DEUS.
‘ MAS SE É O DEMÔNIO, O SENHOR DEVE TÊ-LO CONHECIDO’, ESCREVE GEMMA AO PADRE GERMANO.’ DIGA-ME SE É ELE, POIS ENTÃO NÃO AS MANDAREI MAIS.’
POR SUA VEZ, A SRA. CECÍLIA ESCREVEU-LHE: ‘ PARECE QUE ESTOU SONHANDO: O MESMO ACHA O MONSENHOR. MAS DEUS PODE TUDO!’
ESTE RECURSO DE GEMMA NÃO ERA CONTÍNUO; MAS NENHUMA DAS CARTAS CONFIANTEMENTE ENTREGUES AO ANJO, E CHAMADAS DE CARTAS ANGÉLICAS PELO PADRE GERMANO, FOI PERDIDA.
ANTES DE CHAMÁ-LAS DE CARTAS ANGÉLICAS, O PADRE PENSOU MUITO, HESITOU MUITO E OROU. A PRINCÍPIO, ELE TAMBÉM JULGOU VER NESSE FATO INSÓLITO A INTERVENÇÃO DE SATANÁS. RECOMENDOU, PORTANTO, A GEMMA QUE ENTREGASSE FECHADAS À SRA. CECÉLIA AS CARTAS QUE DESEJAVA LHE CHEGASSEM PELAS MÃOS DO ANJO, DIZENDO DEPOIS A ELA QUE AS MANTIVESSE BEM GUARDADAS E ESCONDIDAS, SEM QUE GEMMA SOUBESSE, POIS SE O SENHOR QUISESSE REALIZAR O PRODÍGIO, ESTE SERIA REALIZADO. E, ASSIM, TEVE INÍCIO A SÉRIE DE PROVAS INCONTESTÁVEIS, DAS QUAIS CITAREMOS APENAS DUAS.
EM 12 DE JUNHO DE 1901, GEMMA, EXTREMAMENTE OBEDIENTE, ENTREGOU A CARTA À SRA. CECÍLIA. EM SEGREDO, ESTA A CONFIOU A DOM LORENZO A AGRIMONTI, QUE A FECHOU A CHAVE EM UM BAÚ NO SEU QUARTO, PONDO A CHAVE NO BOLSO. NO DIA SEGUINTE, À TARDE, GEMMA ESTAVA NA HORTA, COM A CRIANÇA MAIS NOVA NOS BRAÇOS, QUANDO CHAMOU A SRA.CECÍLIA E DISSE A ELA QUE VIRA O ANJO COM A CARTA NA MÃO.FORAM OLHAR NO BAÚ... A CARTA HAVIA REALMENTE DESAPARECIDO. SOUBE-SE, MAIS TARDE, QUE CHEGARA CORRETAMENTE A SEU DESTINO.
PADRE GERMANO, CADA VEZ MAIS PERPLEXO, PEDIU AO SENHOR, COM FÉ E HUMILDADE, UMA ÚNICA VEZ, UM SINAL QUE PUDESSE TIRAR-LHE TODAS AS SUAS PERPLEXIDADES. E O SINAL ERA O SEGUINTE: QUE O SEU BOM ANJO, UMA VEZ LHE ENTREGASSE A CARTA DE GEMMA POR VIA EXTRAORDINÁRIA, NÃO PELA VIA COMUM.
POIS BEM, EM 22 DE JUNHO DE 1901, GEMMA JUNTOU EM UM MESMO ENVELOPE, PARA CONFIÁ-LAS AO ANJO DA GUARDA, DUAS CARTAS: UMA PARA O PADRE GERMANO, A OUTRA PARA A MADRE GIUSEPPA, PASSIONISTA DE TARQUÍNIA. MAS SEGUNDO A ORDEM RECEBIDA, ENTREGOU-AS À SRA. CECÍLIA. SEM QUE  GEMMA SOUBESSE, DONA CECÍLIA, COADJUVADA POR DOM LORENZO, ESCONDEU-AS MUITO BEM NO QUARTO DELE, O LUGAR MAIS IMPENETRÁVEL DA CASA, COLOCANDO-AS, ALÉM DO MAIS, ENTRE DUAS IMAGENS, UMA DE SÃO GABRIEL, A OUTRA DE SÃO PAULO DA CRUZ. NO DIA SEGUINTE, POR VOLTA DAS DUAS HORAS, ENQUANTO A SRA. CECÍLIA FALAVA COM SEU SOBRINHO MAIS VELHO NA SALA DE JANTAR E GEMMA ESTAVA SENTADA NO SOFÁ DO QUARTO AO LADO, GEMMA CHAMOU ANSIOSA A SRA,CECÍLIA PARA DIZER-LHE QUE A CARTA ESTAVA SENDO ENTEGUE. ELA A VIRA NA MÃO DO ANJO.
COMO DE COSTUME, A SRA. CECÍLIA MOSTROU-SE DESINTERESSADA E INDIFERENTE, MAS, APÓS CHAMAR DOM LORENZO E DEPOIS DE TER IDO COM ELE PROCURAR A CARTA, SÓ ENCONTROU AS IMAGENS: A CARTA DESAPARECERA. OS DOIS CHORARAM DE COMOÇÃO.
A CARTA CHEGOU E, DESTA VEZ, O PADRE GERMANO, COMO DURANTE TANTO TEMPO PEDIRA, RECEBEU-A DA MÃO DO ANJO. E ESCREVEU PARA MADRE GIUSEPPA: ‘ AMBAS ( AS CARTAS), A SUA E A MINHA, FORAM-ME TRAZIDAS PELO ANJO DA GUARDA.’
COMO? O PADRE GERMANO, EXTREMAMENTE ANCIOSO QUANTO AO QUE LHE DIZIA RESPEITO, JAMAIS O DISSE. FALOU-SE EM UMA CARTA QUE ELE OUVIRA CAIR SOBRE A ESCRIVANINHA, NESSA NOITE, POR VOLTA DA MEIA-NOITE, ENQUANTO DE SUA CAMA HUMILDE SE UNIA EM ESPÍRITO AOS IRMÃOS QUE, EM CORO, RECITAVAM AS MATINAS.
MAS O SUPERIOR DISSE QUE, JUSTAMENTE DURANTE AS ORAÇÕES DA MANHA, UM DESCONHECIDO TOCARA NA PORTARIA DO RETIRO DE TARQUÍNIA, ONDE NA ÉPOCA SE ENCONTRAVA O PADRE GERMANO, PEDINDO-LHE QUE O LEVASSE COM URGÊNCIA PARA A CELA DELE, POIS TINHA DE LHE ENTREGAR UM ENVELOPE.
O FATO É ESTE: A PARTIR DESSE DIA, O PADRE GERMANO NÃO DUVIDOU MAIS E DEU AMPLA LIBERDADE À SUA FILHA ESPIRITUAL PARA RECORRER AO SEU BOM ANJO”.


FONTE: LIVRO O PROTETOR INVISÍVEL
O GUIA QUE NOS AJUDA NOS MOMENTOS DIFÍCEIS DA VIDA
AMADEUS VOLDBEN
EDITORA: PENSAMENTO

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!