O HOMEM DE BEM


                

          O HOMEM DE BEM
                   CAPÍTULO 17 ( SEDE PERFEITOS)-3.


O VERDADEIRO HOMEM DE BEM É AQUELE QUE PRÁTICA A LEI DE JUSTIÇA, DE AMOR E DE CARIDADE, NA SUA MAIOR PUREZA. QUESTIONA SUA CONSCIÊNCIA SOBRE SEUS PRÓPRIOS ATOS, PERGUNTARÁ SE NÃO VIOLOU ESSA LEI, SE NÃO FEZ O MAL, SE FEZ TODO O BEM QUE PODIA, SE NEGLIGENCIOU VOLUNTARIAMENTE UMA OCASIÃO DE SER ÚTIL, SE NINGUÉM TEM QUEIXA DELE, ENFIM, SE FEZ AOS OUTROS TUDO O QUE GOSTARIA QUE LHES FIZESSEM.
TEM FÉ NO FUTURO; POR ISSO COLOCA OS BENS ESPIRITUAIS ACIMA DOS BENS TEMPORAIS.
SABE QUE TODAS AS ALTERNATIVAS DA VIDA, TODAS AS DORES, TODAS AS DECEPÇÕES SÃO PROVAS OU EXPIAÇÕES, E  AS ACEITA SEM LAMENTAÇÕES.
O HOMEM DE BEM QUE TEM O SENTIMENTO DE CARIDADE E DE AMOR AO PRÓXIMO FAZ O BEM PELO BEM, SEM ESPERAR RETORNO, RETRIBUI O MAL COM O BEM, TOMA A DEFESA DO FRACO CONTRA O FORTE E SEMPRE SACRIFICA SEUS INTERESSES À JUSTIÇA.
ENCONTRA SATISFAÇÃO NOS BENEFÍCIOS QUE RETRIBUI, NOS SERVIÇOS QUE PRESTA, NAS ALEGRIAS QUE PROPORCIONA AOS SEUS SEMELHANTES, NAS LÁGRIMAS QUE SECA, NAS CONSOLAÇÕES QUE LEVA AOS AFLITOS. SEU PRIMEIRO IMPULSO É O DE PENSAR NOS OUTROS ANTES DE SI, ACUDIR AOS INTERESSES DOS OUTROS ANTES DE PROCURAR OS SEUS. O EGOÍSTA, AO CONTRÁRIO, CALCULA OS GANHOS E AS PERDAS DE TODA AÇÃO GENEROSA.
É BOM, HUMANO E BENEVOLENTE PARA COM TODOS, SEM DISTINÇÃO DE RAÇAS NEM DE CRENÇAS, POIS VÊ IRMÃOS EM TODOS OS HOMENS.
RESPEITA  NOS OUTROS TODAS AS CONVICÇÕES SINCERAS E NÃO AMALDIÇOA QUEM NÃO PENSA COMO ELE.
EM TODOS OS MOMENTOS, A CARIDADE É O SEU GUIA; TENDO COMO CERTO QUE AQUELE QUE PREJUDICA OS OUTROS COM PALAVRAS MALDOSAS, QUE AGRIDE OS SENTIMENTOS DE ALGUÉM COM SEU ORGULHO E SEU DESDÉM, QUE NÃO RECUA PERANTE A IDÉIA DE CAUSAR UM SOFRIMENTO, UMA  CONTRARIEDADE, AINDA QUE LIGEIRA, QUANDO PODERIA EVITÁ-LA, FALTA AO DEVER DO AMOR AO PRÓXIMO E NÃO MERECE A CLEMÊNCIA DO SENHOR.
NÃO TEM NEM ÓDIO, NEM RANCOR, NEM DESEJOS DE VINGANÇA; A EXEMPLO DE JESUS, PERDOA E ESQUECE AS OFENSAS E APENAS SE RECORDA DOS BENEFÍCIOS, POIS SABE QUE SERÁ PERDOADO CONFORME PERDOOU.
É INDULGENTE PARA COM AS FRAQUEZAS DOS OUTROS, PORQUE SABE QUE ELE MESMO PRECISA DE INDULGÊNCIA, E SE RECORDA DAS PALAVRAS DO CRISTO: QUE AQUELE QUE ESTIVER SEM PECADO LHE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.
NÃO SE SATISFAZ EM PROCURAR DEFEITOS NOS OUTROS, NEM COLOCÁ-LOS EM EVIDÊNCIA. SE A NECESSIDADE O OBRIGA A FAZER ISSO, PROCURA SEMPRE O BEM QUE POSSA ATENUAR O MAL.
ESTUDA SUAS PRÓPRIAS IMPERFEIÇÕES E TRABALHA SEM CESSAR PARA COMBATÊ-LAS. EMPREGA TODOS OS SEUS ESFORÇOS PARA PODER DIZER NO DIA SEGUINTE QUE HÁ NELE ALGO DE MELHOR DO QUE NO DIA ANTERIOR.
NÃO SE EXALTA A SI MESMO NEM SEUS TALENTOS À CUSTA DE OUTREM, AO CONTRÁRIO, APROVEITA TODAS AS OCASIÕES PARA RESSALTAR AS QUALIDADES DOS OUTROS.
NÃO SE ENVAIDECE DE SUA RIQUEZA, NEM DE SUAS VANTAGENS PESSOAIS, POIS SABE QUE TUDO O QUE LHE FOI DADO  PODE SER TIRADO.
USA, SEM EXAGERO, DOS BENS QUE LHE SÃO CONCEDIDOS, POIS SABE QUE SE TRATA DE UM DEPÓSITO DO QUAL DEVERÁ PRESTAR CONTAS, E QUE O EMPREGO, QUE RESULTARIA MAIS PREJUDICIAL PARA SI MESMO, SERIA O DE FAZÊ-LOS SERVIR À SATISFAÇÃO DE SUAS PAIXÕES.
SE, NA ORDEM SOCIAL, ALGUNS HOMENS ESTÃO SOB SEU MANDO,DEPENDEM DELE, TRATA-OS COM BONDADE E BENEVOLÊNCIA, POIS SÃO SEUS SEMELHANTES PERANTE DEUS; USA DA SUA AUTORIDADE PARA ERGUER-LHES O MORAL, E NÃO PARA ESMAGÁ-LOS COM SEU ORGULHO; EVITA TUDO O QUE PODERIA DIFICULTAR-LHES A POSIÇÃO SUBALTERNA.
O SUBORDINADO, POR SUA VEZ, COMPREENDE OS DEVERES DE SUA POSIÇÃO E SE EMPENHA EM CUMPRI-LOS CONSCIENTEMENTE. ( VEJA CAP.17:9.)
FINALMENTE, O HOMEM DE BEM RESPEITA TODOS OS DIREITOS QUE AS LEIS DA NATUREZA DÃO AOS SEUS SEMELHANTES, COMO GOSTA QUE OS SEUS SEJAM RESPEITADOS.
ESTA  NÃO É A RELAÇÃO COMPLETA DE TODAS AS QUALIDADES QUE DISTINGUEM O HOMEM DE BEM, MAS QUEM QUER SE ESFORCE PARA POSSUÍ-LAS ESTÁ NO CAMINHO QUE CONDUZ A TODAS AS OUTRAS.


FONTE: LIVRO O EVAGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
ALLAN KARDEC
PETIT EDITORA





Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!