AS EMOÇÕES


                 

          AS EMOÇÕES


NOSSA TENDÊNCIA A TUDO SISTEMATIZAR FREQÜENTEMENTE PROVOCA CONFUSÃO, AO FALARMOS DE EMOÇÃO. ESSA TENDÊNCIA NOS CONDUZ A CRER QUE,SE AS EMOÇÕES NOS PERTUBAM E NOS MANIPULAM, PARA NÃO MAIS SERMOS SUBMETIDOS AO SEU JUGO, TODO TRABALHO EMPREENDIDO DEVE IMPLICAR QUE TODAS SEJAM BANIDAS. O BUDISMO É O CAMINHO DO MEIO. CAMINHO FEITO DE NUANÇAS. CERTAS EMOÇÕES PERMANECEM E SÃO NECESSÁRIAS AOS ESTÁGIOS DE PERCEPÇÃO DO BUDISMO. A COMPAIXÃO É UMA DELAS. É CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL AO ESPÍRITO, AO MESMO TEMPO SEMENTE E HÚMUS QUE LHE PERMITEM REALIZAR A NATUREZA FUNDAMENTAL, INCLUINDO NESSA REALIZAÇÃO A DE OUTROS SERES.
TARA, DIVINDADE FEMININA, SIMBOLIZA, NO BUDISMO TIBETANO, O PODER DA COMPAIXÃO E SUA FORÇA INDESTRUTÍVEL. ENERGIA ATUANTE, MÃE PROTETORA, INVOCÁ-LA,  INVOCÁ-LA EM CASO DE DIFICULDADE, É SUFICIENTE PARA NOS IMPELIR AO CERNE DE SUA MANDALA, O UNIVERSO DENTRO DO QUAL NOS CERCA E PROTEGE TODOS NÓS. ELA É A MÃE UNIVERSAL, SÍMBOLO PODEROSO, RECONHECIDO POR TODOS OS CREDOS. NO OCIDENTE, A VIRGEM MARIA OCUPA ESTE MESMO ESPAÇO E PAPEL.
TARA,”A PROTETORA”,” A CONSOLADORA” QUE TRAZ SOCORRO AOS SOFRIMENTOS DA HUMANIDADE, CARACTERÍSTICA EXOTÉRICA QUE NÃO DEVE OCULTAR UMA OUTRA DECRIPTAÇÃO MAIS ESOTÉRICA E INTERIOR. TARA É CONSIDERADA TAMBÉM COMO UMA APRESENTAÇÃO DO ESPÍRITO, ENCARNANDO UMA DE SUAS POSSÍVEIS MANIFESTAÇÕES. OS LIMITES DO PENSAMENTO CONCEITUAL ENGEDRARAM AS DIVINDADES. PARA ALÉM DAS PALAVRAS QUE RESTRINGEM, APRISIONAM E FALSEIAM A REALIDADE,AS REPRESENTAÇÕES VISUAIS E SONORAS QUE AS ESPECIFICAM DIRIGEM-SE DIRETAMENTE AOS NÍVEIS SUTIS DO SER.
A DESIGUALDADE DOS SEXOS, PELO MENOS EM TEORIA, NÃO EXISTE NO BUDISMO, E TARA, DEUSA, É TÃO IMPORTANTE QUANTO UM DEUS DE REPRESENTAÇÃO MASCULINA. TARA TEM UMA HISTÓRIA, UMA GÊNESE, POIS OS TIBETANOS, COMO TODOS OS SERES HUMANOS, GOSTAM DE VINCULAR SEUS SÍMBOLOS A UMA ORIGEM. MÍTICA, IMAGINÁRIA, ELE TORNA-SE REAL E ACESSÍVEL, EXATAMENTE POR TER NASCIDO DE UMA CAUSA.AVALOKITESCHVARA, O BUDA DA COMPAIXÃO, É A CAUSA A QUE ESTAMOS NOS REFERINDO.EM UM ESFORÇO EXTREMO, VENCEU O COMBATE PARA SALVAR OS SERES DO SOFRIMENTO. MAS, AO ABRIR DE NOVO OS OLHOS SOBRE AQUELE UNIVERSO QUE ACABARA DE  AJUDAR, CONSTATOU QUE O SOFRIMENTO VOLTAVA UMA VEZ MAIS. LÁGRIMAS DE TRISTEZA E DE DESÂNIMO CORRERAM SOBRE SUA FACE. DUAS RAINHAS SE EMOCINARAM COM AQUELAS LÁGRIMAS QUE, NAQUELE MOMENTO, FIZERAM REVELAR SEUS PODERES DE PROTETORAS E CONSOLADORAS. DESDE ENTÃO, GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO, FORAM CHAMADAS DE TARA VERDE E TARA BRANCA, OU SIMPLESMENTE TARA, POIS SE FUNDIRAM EM UMA ÚNICA DIVINDADE. TARA É A MÃE DE TODOS OS BUDAS.



FONTE: LIVRO SÁBIAS PALAVRAS DO DALAI-LAMA
CATHERINE BARRY
BERTRAND BRASIL

Deixe sua opinião

Obrigado por comentar!
Tenha um dia abençoado e que as bênçãos de Deus sejam sempre frequentes em sua vida! Amém.

 
© Copyright - Mariely Abreu - Design e Codificação - Todos os direitos reservados Voltar ao Topo!